TRANSPORTE SOBRE TRILHOS

China inaugura 20 linhas de metrô e VLT em fim de ano pandêmico

O país é uma potência em transporte público sobre trilhos - em duas décadas, construiu uma rede de 35 mil quilômetros que corta a China de ponta a ponta, de lado a lado

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Roberta Soares

Publicado em 05/01/2021 às 12:51 | Atualizado em 05/01/2021 às 13:26
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I-N-V-E-J-A. É preciso escrever a palavra inveja - sentimento nada nobre - em letras garrafais para dar essa notícia. É impossível não se render a ele. Seja quando olhamos o Brasil, ainda mais quando falamos de Pernambuco. A China inaugurou neste fim de ano pandêmico e assustador, e de uma só vez, 18 linhas de metrô e dois sistemas de VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos). Vale lembrar que o país é uma potência em transporte público sobre trilhos - em duas décadas, construiu uma rede de 35 mil quilômetros que corta a China de ponta a ponta, de lado a lado.

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Neste fim de ano, foram entregues à população 21,4 quilômetros de transporte sobre trilhos em onze cidades - o país tem mais de 30 com sistemas de metrô e trens. E, desta vez, quem puxou a ampliação metroferroviária - tradição nos últimos anos nos meses de dezembro e janeiro - foi Wuhan, a cidade conhecida pelos primeiros casos da covid-19. Wuhan ganhou dois eixos: uma extensão de 17,6 km e outra de 3,8 km.

Andy Leung/Pixabay
E, desta vez, quem puxou a ampliação metroferroviária - tradição nos últimos anos nos meses de dezembro e janeiro - foi Wuhan, a cidade conhecida pelos primeiros casos da covid-19 - Andy Leung/Pixabay


Os investimentos em transporte coletivo de alta capacidade são compreensíveis na China, além de serem um espetacular exemplo para o mundo. Isso porque o país asiático precisa garantir a mobilidade de quase dois bilhões de pessoas diariamente e viabilizá-la, principalmente, em metrópoles que chegam a ter mais de 20 bilhões de habitantes. Não à toa, a China investiu pesado nas últimas duas décadas na modernização de seus sistemas de transporte, incluindo aeroportos e trens de alta velocidade para deslocamento entre os centros urbanos e eficientes sistemas de ônibus e metrôs.

São mais de cem aeroportos e uma moderna rede de trens de alta velocidade - maior do que a soma do resto do mundo. Uma das linhas mais recentes liga Pequim e Zhangjiakou , um percurso de 170 quilômetros feito em apenas 45 minutos, com trens que desenvolvem 350 km/h.

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