China inaugura 20 linhas de metrô e VLT em fim de ano pandêmico
O país é uma potência em transporte público sobre trilhos - em duas décadas, construiu uma rede de 35 mil quilômetros que corta a China de ponta a ponta, de lado a lado
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I-N-V-E-J-A. É preciso escrever a palavra inveja - sentimento nada nobre - em letras garrafais para dar essa notícia. É impossível não se render a ele. Seja quando olhamos o Brasil, ainda mais quando falamos de Pernambuco. A China inaugurou neste fim de ano pandêmico e assustador, e de uma só vez, 18 linhas de metrô e dois sistemas de VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos). Vale lembrar que o país é uma potência em transporte público sobre trilhos - em duas décadas, construiu uma rede de 35 mil quilômetros que corta a China de ponta a ponta, de lado a lado.
Neste fim de ano, foram entregues à população 21,4 quilômetros de transporte sobre trilhos em onze cidades - o país tem mais de 30 com sistemas de metrô e trens. E, desta vez, quem puxou a ampliação metroferroviária - tradição nos últimos anos nos meses de dezembro e janeiro - foi Wuhan, a cidade conhecida pelos primeiros casos da covid-19. Wuhan ganhou dois eixos: uma extensão de 17,6 km e outra de 3,8 km.
Os investimentos em transporte coletivo de alta capacidade são compreensíveis na China, além de serem um espetacular exemplo para o mundo. Isso porque o país asiático precisa garantir a mobilidade de quase dois bilhões de pessoas diariamente e viabilizá-la, principalmente, em metrópoles que chegam a ter mais de 20 bilhões de habitantes. Não à toa, a China investiu pesado nas últimas duas décadas na modernização de seus sistemas de transporte, incluindo aeroportos e trens de alta velocidade para deslocamento entre os centros urbanos e eficientes sistemas de ônibus e metrôs.
São mais de cem aeroportos e uma moderna rede de trens de alta velocidade - maior do que a soma do resto do mundo. Uma das linhas mais recentes liga Pequim e Zhangjiakou , um percurso de 170 quilômetros feito em apenas 45 minutos, com trens que desenvolvem 350 km/h.
Jornalista setorizada em mobilidade urbana há 18 anos. Com 26 anos de redação, cobriu por quase dez anos o setor de segurança pública, atuando também nas editorias de Política, Brasil e Internacional.
Localidade:RecifeTelefone:8199537000Cargo:repórter sênior e colunistaCursoCurso de Fiscalização do Dinheiro Público Ministrado pelo Knight Center, 2020
Curso de Desenvolvimento Urbano para Jornalistas Ministrado pela Abraji e Instituto Linconl – São Paulo, 2014
Curso de Webvídeos em dispositivos móveis Ministrado pelo Jornal do Commercio, 2015
Curso de Webjornalismo Ministrado pelo professor Fábio Guerra, da VídeoRepórte, Recife, 2013
Curso de WebJornalismo Ministrado pelo Grupo Garapa, São Paulo, em 2012