COLUNA MOBILIDADE

Nova circulação na BR-101, em Dois Irmãos, no Recife, nem começou e já recebe críticas. CTTU confirma ganhos

As alterações de engenharia de tráfego passam a valer a partir deste sábado (27/11)

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 26/11/2021 às 18:09 | Atualizado em 26/11/2021 às 19:06
Notícia
X

As mudanças na circulação sob o viaduto da BR-101, no bairro de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, nem começaram oficialmente, mas já estão gerando questionamentos da população. Muitos dizem que as alterações promovidas pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) são muito pontuais e, por isso, não vão gerar impacto positivo nas retenções comuns ao trecho, reconhecido como um dos gargalos do trânsito da capital. E que foram feitas apenas para beneficiar a nova unidade do supermercado Atacarejo, instalada às margens da BR-101.

As alterações só passarão a valer a partir deste sábado (27/11) e, segundo a CTTU, provocarão, sim, ganhos para a circulação da região. A promessa, inclusive, é que haja um aumento de 47% na capacidade viária da área, beneficiando mais de 180 mil pessoas que passam no local diariamente, muitas delas nas linhas de ônibus que integram com os Terminais da Macaxeira e de Camaragibe, por exemplo. “Na minha opinião, está sendo feito um "um faz de conta" no local na ânsia de "agradar" e melhorar a fluidez para o acesso ao empreendimento, que não deveria estar naquele local pelo impacto viário que irá provocar. Na verdade, o poder público sabe disso e vem "empurrando" o problema há vários anos. Não sou engenheira de trânsito, mas acho que a intervenção proposta não vai "mitigar" nada”, afirmou Silvia Santos, moradora do bairro do Parnamirim, também na Zona Norte, e que passa no trecho quase diariamente porque trabalha em uma instituição localizada no Campus da UFPE há 21 anos.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, no entanto, garante que as alterações serão benéficas para a região e que a solução de engenharia de tráfego executada já tinha sido estudada antes mesmo da entrada da iniciativa privada com a ação mitigadora. “Nós temos ali uma interseção com limite de espaço e que hoje tem todos os movimentos permitidos, sem uma faixa de acomodação, como acontece com os giros à esquerda. Vamos arrumar isso. Não acabamos com os todos os giros porque não temos opções para fazer o giro de quadra devido à geometria da área. Mas estamos eliminando o terceiro tempo dos dois semafóros e deixando apenas dois giros. Assim, ampliamos a capacidade viária de 3.400 veiculos/hora para 5 mil veículos/hora. As pessoas podem ficar tranquilas que os benefícios serão sentidos. Os estudos mostraram isso”, explicou. Taciana Ferreira ainda lembra que as alterações também permitiram a implantação de mais travessias para o pedestre, ilhas de refúgio e até calçadas, o que não existia.

ARTES JC
Mudança circulação sob Viaduto de Dois Irmãos - ARTES JC

ENTENDA A MUDANÇA

Com a mudança, os condutores que trafegam pela BR-101 no sentido Iputinga-Macaxeira deverão realizar o desvio pela Rua Senzala e seguir pela Rua Dois Irmãos em direção à Avenida da Recuperação. Já os condutores que estiverem na BR-101 no mesmo sentido, mas quiserem acessar o bairro de Dois Irmãos, deverão girar à esquerda e se manter no contra fluxo, sob o Viaduto Dois Irmãos, para, então, seguir pela faixa da direita a partir do cruzamento com a Avenida da Recuperação.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Mudança de transito em Apipucos/Dois Irmãos - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Já aqueles condutores que vêm do bairro da Macaxeira poderão seguir pela Rua Dois Irmãos em direção ao Parque Estadual Dois Irmãos (Zoológico), em direção a Apipucos ou, ainda, retornar em direção à Macaxeira pela Avenida da Recuperação. Enquanto os motoristas que saem da Macaxeira e desejam seguir em direção ao bairro da Iputinga pela BR-101, deverão fazer o retorno pela Praça Dois Irmãos.

E aqueles que saem de Dois Irmãos e querem acessar a Avenida da Recuperação farão o giro à direita ou, ainda, poderão seguir em frente se tiverem como destino Apipucos e, à direita, para chegar à Macaxeira. O movimento de quem sai de Dois Irmãos para a Iputinga será mantido com o giro à direita.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Mudança de transito em Apipucos/Dois Irmãos - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Quem vem de Apipucos e deseja seguir em direção a Dois Irmãos deverá acessar o contra fluxo sob o Viaduto Dois Irmãos e voltar para faixa da direita após o cruzamento com a Avenida da Recuperação. Já os condutores que estiverem em Apipucos em direção à Iputinga deverão acessar o contra fluxo sob o Viaduto Dois Irmãos para entrar à esquerda na Avenida da Recuperação.

Tags

Autor