COLUNA MOBILIDADE

Nova circulação em Dois Irmãos, no Recife: dúvidas, elogios e ajustes marcam o primeiro dia das mudanças

Alterações começaram a valer no sábado (27) e envolvem uso de mão inglesa e giros livres à esquerda

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 29/11/2021 às 13:10 | Atualizado em 29/11/2021 às 13:31
Notícia
X

Dúvidas e a necessidade de pequenos ajustes marcaram o primeiro dia útil das mudanças na circulação sob o viaduto da BR-101, no bairro de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, implementadas desde o sábado (27/11) pela Prefeitura do Recife. A mão inglesa - ou mão invertida, quando os veículos circulam pelo lado esquerdo da via - exigida no tráfego em direção a Dois Irmãos e a Apipucos foi o que mais confundiu os condutores. Mas a fiscalização de trânsito acredita que as mudanças ficarão mais claras com o tempo.

Nova circulação na BR-101, em Dois Irmãos, no Recife, nem começou e já recebe críticas. CTTU confirma ganhos

Nova circulação na BR-101, em Dois Irmãos, no Recife, começa a valer sábado. Veja como será

Empreendimentos avançam na área central do Recife sem que planos de circulação sejam conhecidos

Soluções para a circulação no Centro do Recife

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Mudança, segundo CTTU, vai beneficiar mais de 180 mil pessoas que passam no local diariamente, muitas delas nas linhas de ônibus que integram com os Terminais da Macaxeira e de Camaragibe, por exemplo - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Os principais pontos questionados por especialistas de trânsito ouvidos pelo JC foram a necessidade de uma sinalização mais clara e evidente do trecho em mão inglesa (exatamente sob o viaduto da BR-101) e dos giros livres à esquerda no sentido Apipucos-BR-101 e da pista local da BR-101 (sentido Iputinga-Macaxeira) para Dois Irmãos. Os ajustes também se mostraram necessários no acesso à Rua Senzala, que virou rota de desvio para os veículos que trafegam pela BR-101 no sentido Iputinga-Macaxeira e querem acessar a via local da BR.

ARTES JC
Mudança circulação sob Viaduto de Dois Irmãos - ARTES JC

Com a mudança, o acesso direto foi proibido e os condutores jogados para a Rua Senzala para, em seguida, retornarem à Rua Dois Irmãos e pegarem à direita na via local da BR (Avenida da Recuperação). “Houve um afunilamento no fim da Rua Senzala porque ela sai de duas faixas para uma. Também tiveram que deixar um acesso ao Motel Senzala, instalado no local. E ainda existe o semáforo com a Rua Dois Irmãos, que tem um tempo menor para o tráfego que sai da Rua Senzala. Resultado, a retenção está chegando na BR”, pontuou o motorista Carlos Henrique Sobral, que fazia o percurso pela segunda vez desde que as mudanças começaram.

Já o motoboy Paulo Giovane, que passava pela área pela quinta vez nesta segunda-feira (29/11), aprovou as mudanças. Elogiou a mão inglesa e o giro livre à esquerda no sentido Apipucos-BR-101. “Estou achando ótimo. É uma questão de tempo, de costume. A primeira vez que passei aqui, ainda no sábado, fiquei confuso. Mas depois entendi a lógica e acho que vai dar certo”, afirmou.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Paulo Giovane, motoboy - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

ENTENDA A MUDANÇA

A promessa da CTTU é que as mudanças irão promover um aumento de 47% na capacidade viária da área, beneficiando mais de 180 mil pessoas que passam no local diariamente, muitas delas nas linhas de ônibus que integram com os Terminais da Macaxeira e de Camaragibe, por exemplo.
Com a mudança, os condutores que trafegam pela BR-101 no sentido Iputinga-Macaxeira deverão realizar o desvio pela Rua Senzala e seguir pela Rua Dois Irmãos em direção à Avenida da Recuperação. Já os condutores que estiverem na BR-101 no mesmo sentido, mas quiserem acessar o bairro de Dois Irmãos, deverão girar à esquerda e se manter no contra fluxo, sob o Viaduto Dois Irmãos, para, então, seguir pela faixa da direita a partir do cruzamento com a Avenida da Recuperação.

Já aqueles condutores que vêm do bairro da Macaxeira poderão seguir pela Rua Dois Irmãos em direção ao Parque Estadual Dois Irmãos (Zoológico), em direção a Apipucos ou, ainda, retornar em direção à Macaxeira pela Avenida da Recuperação. Enquanto os motoristas que saem da Macaxeira e desejam seguir em direção ao bairro da Iputinga pela BR-101, deverão fazer o retorno pela Praça Dois Irmãos.
E aqueles que saem de Dois Irmãos e querem acessar a Avenida da Recuperação farão o giro à direita ou, ainda, poderão seguir em frente se tiverem como destino Apipucos e, à direita, para chegar à Macaxeira. O movimento de quem sai de Dois Irmãos para a Iputinga será mantido com o giro à direita.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Mudança de trânsito em Apipucos/Dois irmãos - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Mudança de trânsito em Apipucos/Dois irmãos - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Mudança de trânsito em Apipucos/Dois irmãos - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Mudança de trânsito em Apipucos/Dois irmãos - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Quem vem de Apipucos e deseja seguir em direção a Dois Irmãos deverá acessar o contra fluxo sob o Viaduto Dois Irmãos e voltar para faixa da direita após o cruzamento com a Avenida da Recuperação. Já os condutores que estiverem em Apipucos em direção à Iputinga deverão acessar o contra fluxo sob o Viaduto Dois Irmãos para entrar à esquerda na Avenida da Recuperação. Os pedestres ganharam um pouco mais de segurança, passando de uma travessia para cinco na região.

Tags

Autor