COLUNAMOBILIDADE

ELEIÇÕES 2022: veja as cidades onde o transporte público será gratuito no primeiro turno

Número de cidades e sistemas têm aumentado. Rio de Janeiro e Curitiba estão entre elas. Recife e outras cidades da Região Metropolitana ficaram de fora

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 01/10/2022 às 14:01 | Atualizado em 01/10/2022 às 14:16
Notícia
X

Em pelo menos 24 cidades brasileiras, o eleitor poderá utilizar o transporte público por ônibus de graça para ir votar neste primeiro turno das Eleições 2022. Pelo menos esse é o cenário até este sábado (01/10), véspera da votação.

Em algumas cidades, o passageiro precisará mostrar o título de eleitor para ter direito à gratuidade. Mas na maioria a liberação será irrestrita, sem exigências. Nove capitais estão na lista: Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Salvador (BA), São Luís (MA), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e Manaus (AM).

ELEIÇÕES 2022: passagens de ônibus e BRTs serão gratuitas no primeiro turno. Confira em quais cidades

ELEIÇÕES 2022: vai usar o transporte público para votar? Planeje-se porque ônibus e metrô não terão reforços no Grande Recife

Recife e outras cidades da Região Metropolitana ficaram de fora. O levantamento é feito pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), que, ao lado de outras organizações, lançou uma campanha para pressionar mais prefeitos a adotarem o Passe Livre no dia das eleições. Confira AQUI. 

CONFIRA a lista completa das cidades:

Passe Livre nas Eleições 2022 by Roberta Soares on Scribd

O movimento começou com o Rio de Janeiro. O prefeito Eduardo Paes (PSD) anunciou em sua conta do Twitter, na quinta-feira (29/9) que iria liberar passagens gratuitas de ônibus e BRTs no Rio de Janeiro durante as eleições. A medida, segundo explicou o prefeito, é para permitir que os 4,9 milhões de eleitores da cidade possam ser estimulados a votar.

ACOMPANHE toda a cobertura das Eleições 2022 do SJCC

Segundo Eduardo Paes, um decreto será editado nesta sexta-feira (30) regulamentando a prática. “Vamos fortalecer a festa da democracia. No próximo domingo, entre 6h e 20h, o transporte por ônibus e BRT no Rio não será cobrado. Basta apresentar seu título de eleitor, embarcar e ir às urnas votar em seus candidatos. Vamos exercer nosso direito democrático, independente de quem você vota!”, ”, anunciou Paes, no Twitter.

Em Pernambuco, por exemplo, nenhum esquema foi montado e a operação tanto dos ônibus como do Metrô do Recife seria a mesma dos dias de domingo, que sofre uma redução na oferta de aproximadamente 40%.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
O levantamento é feito pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), que, ao lado de outras organizações, lançou uma campanha para pressionar mais prefeitos a adotarem o Passe Livre no dia das eleições - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Mas na tarde de quinta-feira (29/9), o Grande Recife Consórcio de Transportes Metropolitano (CTM) voltou atrás e anunciou que irá operar com a frota dos sábados no domingo de eleição. Serão 1.257 veículos operando 370 linhas. Na prática, são 300 ônibus a mais do que o total disponibilizado aos domingos e 1.059 a menos do que nos dias úteis, quando 2.316 coletivos estão em operação.

O anúncio do prefeito carioca foi feito depois que Porto Alegre anunciou que iria cortar o Passe Livre que a cidade instituiu para dias de eleição. A capital gaúcha está na lista das cidades que liberaram porque manteve a gratuidade para os passageiros que têm autodeclaração de baixa renda e apresentarem o título de eleitor.

Tags

Autor