É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
A busca para manter os motoristas parceiros e, assim, garantir a oferta e qualidade do serviço, segue sendo meta da Uber no Brasil. Agora, a plataforma lança uma linha de crédito pessoal destinada aos condutores e entregadores parceiros. O produto, anunciado na terça-feira (11/10), oferece empréstimos de R$ 1 mil a R$ 10 mil, com taxa de juros a partir de 2,99% ao mês e até 18 meses para que o pagamento seja realizado.
Mas a linha de crédito não estará disponível para todos. Há critérios. Será destinado apenas aos selecionados pelo próprio app de transporte e, pelo menos por enquanto, limitados aos motoristas das categorias Diamante e Platina do Uber Pro. Após o período de teste, a companhia avaliará a possibilidade de expansão para todos os usuários da conta digital.
O “Uber Conta Crédito Pessoal”, como é chamada a linha de crédito, poderá ser pago por meio de débito direto na conta do usuário, sendo abatido nos repasses dos ganhos depositados logo após a realização de uma viagem ou entrega, até completar o valor da parcela mensal.
Os descontos iniciarão 28 dias antes do vencimento de cada parcela, com carência de até 80 dias. Segundo a Uber, o lançamento é mais uma opção para quem escolheu a plataforma para dirigir e gerar renda. Os serviços financeiros são oferecidos em parceria com o banco digital Digio, responsável por operar a conta digital da Uber.
Jornalista setorizada em mobilidade urbana há 18 anos. Com 26 anos de redação, cobriu por quase dez anos o setor de segurança pública, atuando também nas editorias de Política, Brasil e Internacional.
Localidade:RecifeTelefone:8199537000Cargo:repórter sênior e colunistaCursoCurso de Fiscalização do Dinheiro Público Ministrado pelo Knight Center, 2020
Curso de Desenvolvimento Urbano para Jornalistas Ministrado pela Abraji e Instituto Linconl – São Paulo, 2014
Curso de Webvídeos em dispositivos móveis Ministrado pelo Jornal do Commercio, 2015
Curso de Webjornalismo Ministrado pelo professor Fábio Guerra, da VídeoRepórte, Recife, 2013
Curso de WebJornalismo Ministrado pelo Grupo Garapa, São Paulo, em 2012