TRANSPORTE PÚBLICO: na contramão do setor, BRT vê demanda de PASSAGEIROS crescer em 2022. Veja onde
Os números mostram, inclusive, um aumento de 6% da demanda em relação a 2021. De outubro a dezembro de 2021, a empresa transportou 3,5 milhões de passageiros. No mesmo período de 2022, foram 3,8 milhões
Enquanto o BRT da Região Metropolitana do Recife, batizado de Via Livre, segue incompleto e tentando chegar à demanda de passageiros projetada ainda na época da sua criação, em 2014, um sistema semelhante, operado no interior de São Paulo, comemora o sucesso. Mesmo com a pandemia de covid-19, que fez o setor de transporte público por ônibus do País perder 10,8 milhões em um ano.
É o caso do BRT Sorocaba, no interior de São Paulo, em operação há dois anos e que representa a primeira Parceria Público-Privada (PPP) de BRT do País, na qual a concessionária responde pela construção e operação do corredor. Segundo dados divulgados pela BRT Sorocaba (BRTS), o ano de 2022 está sendo finalizado com mais de 15 milhões de passageiros transportados pelo sistema, que compreende dois corredores, 11 linhas e 22 estações de embarque e desembarque.
MESMO COM PANDEMIA, AUMENTO DA DEMANDA
Os números mostram, inclusive, um aumento de 6% da demanda em relação a 2021. De outubro a dezembro de 2021, a empresa transportou 3,5 milhões de passageiros. No mesmo período de 2022, foram 3,8 milhões.
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Os operadores, lógico, creditam o aumento da demanda à qualidade do serviço oferecido à população, fazendo com que muitas pessoas deixem o carro em casa e optem pelo transporte coletivo.
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“Acreditamos que esse aumento se deve pela qualidade da operação. O desejo principal dos passageiros é chegar ao seu destino de forma mais rápida e em menos tempo. E é exatamente isso que fazemos. Os corredores exclusivos e a agilidade para chegar em pontos extremos da cidade influencia e torna o sistema mais atrativo”, afirma Manoel Ferreira, Diretor de Operações da BRTS.
MAIS CRESCIMENTO PARA 2023
A expectativa, inclusive, é de mais crescimento em 2023 porque o BRT vai ser ampliado com o início das obras de implantação do Corredor Oeste, terceiro e último previsto no sistema BRT Sorocaba. Há uma projeção de 83 mil passageiros transportados por dia, o que representa um aumento de 30% na demanda.
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O Corredor Oeste fará conexão com os cinco corredores estruturais já em funcionamento nas regiões Sul, Leste e no Centro de Sorocaba. Não será exclusivo do BRT, sendo compartilhado com o serviço convencional de ônibus. O projeto original sofreu alterações e na nova versão será realizada a requalificação da via com a faixa preferencial à direita, o que beneficia o serviço convencional.
No pacote do Corredor Oeste estão previstas, ainda, a melhoria de 33 pontos de parada e a construção de um mini-terminal no Jardim Tatiana e um Terminal no Ipiranga.