Empresas de ônibus com ar-condicionado desligado terão subsídio CORTADO, ameaça prefeitura
Subsídio é pago pela prefeitura para que os ônibus funcionem com o ar-condicionado ligado
Passageiros de ônibus têm reclamado do calor que enfrentam nos coletivos que possuem ar-condicionado, mas que estão com o climatizador desligado ou apresentando mal funcionamento durante as viagens.
As reclamações são feitas pelos passageiros principalmente nos dias em que a cidade registra altas temperaturas.
Após receber as reclamações, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, publicou em suas redes sociais um aviso para os consórcios de coletivos da capital, em que alerta sobre o cancelamento do pagamento do subsídio para os ônibus que estiverem apresentando essas irregularidades.
PREFEITO VAI CORTAR SUBSÍDIO POR ÔNIBUS QUE CIRCULAR SEM AR-CONDICIONADO
A publicação alertando aos consórcios sobre o corte do subsídio para os ônibus que circulam sem o ar-condicionado ligado foi compartilhada nos perfis do Twitter e Instagram oficiais do prefeito Eduardo Paes, nesta segunda-feira (16).
Confira o que diz a publicação:
PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO PAGA PARA QUE O AR-CONDICIONADO DOS ÔNIBUS FUNCIONE
Desde julho do ano passado, a prefeitura do Rio de Janeiro paga aos consórcios de transporte público uma tarifa complementar para que os ônibus circulem com o ar-condicionado ligado.
Além disso, no final do mês de dezembro de 2022, a prefeitura do Rio solicitou que as empresas colocassem um sensor de temperatura em cada coletivo que possui ar-condicionado, para que o monitoramento pudesse ser feito em tempo real e acompanhado pela Secretaria Municipal de Transportes.
Segundo informações do O Globo, o prazo para a instalação destes sensores está estabelecido para ser cumprido em até sete meses, a partir da data do anúncio.
Nos casos em que sejam constatadas irregularidades de funcionamento do ar-condicionado nos coletivos, a prefeitura do Rio poderá punir o consórcio com o corte do subsídio.
ALTAS TEMPERATURAS NO RIO DE JANEIRO
Na tarde deste domingo (15), o Centro de Operações do Rio de Janeiro, por meio do Sistema Alerta Rio, marcou uma sensação térmica de 54ºC na Estação de Irajá.