TANQUE CHEIO: entenda os motivos para NÃO deixar o tanque de COMBUSTÍVEL muito cheio
Especialista apresenta pontos negativos para os motoristas que têm o hábito de rodar com tanque de combustível muito cheio. Confira!
Talvez você já conheça essa história. Chegou a hora de completar o tanque do seu veículo e ficam faltando alguns centavos para alcançar o valor arredondado, isso porque o gatilho da bomba de combustível já foi desarmado.
Mesmo assim, você insiste e pede ao frentista para completar com combustível e atingir o valor desejado, às vezes por ser até mais fácil de pagar.
Muitos motoristas não sabem, mas é possível que encher o tanque de combustível até quase transbordar esteja prejudicando o veículo.
Entenda nesta matéria:
- Encher o Tanque de combustível por completo faz mal?
- Veículo com tanque cheio perdendo a eficiência
ENCHER O TANQUE DE COMBUSTÍVEL POR COMPLETO FAZ MAL?
Em entrevista ao portal UOL Carros, Everton Lopes, da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE) Brasil, considera que a prática de encher o tanque de combustível além do bocal pode deteriorar um filtro importante.
O cânister (filtro localizado próximo ao bocal do tanque) contém carvão ativado e é responsável por reter os gases tóxicos e poluentes que são formados a partir da evaporação do combustível. Por esta razão, sua integridade deve ser preservada.
Quando o tanque de combustível é sobrecarregado, o cânister pode ficar encharcado e perder sua funcionalidade.
Sendo assim, Everton Lopes recomenda que o motorista respeite o abastecimento do tanque de combustível dentro dos limites, parando assim que o gatilho for desarmado.
VEÍCULO COM TANQUE CHEIO PERDENDO A EFICIÊNCIA
Além de correr o risco de danificar o cânister, rodar com o tanque de combustível muito cheio pode prejudicar o desempenho do veículo.
Nestes casos em que o motorista enche o tanque de combustível por completo, o carro carregará mais peso, sendo necessário também uma maior quantidade de combustível para alimentar a força do veículo.
“A cada 100 kg, o consumo sobre 6%”, afirma Everton Lopes.
De acordo com Lopes, o ideal é que o carro não circule com o tanque cheio nas viagens realizadas na cidade, mas que isso ocorra somente em situações especiais, como em viagens mais longas, que possuem menos disponibilidade de postos de combustíveis ao longo do trajeto.