TERREMOTO

TERREMOTO TURQUIA ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Governo elabora PLANO URGENTE e cria CORREDOR AÉREO para resgatar vítimas do terremoto de alta magnitude; entenda

Equipes de resgaste dão continuidade às buscas em razão do terremoto que atingiu a Turquia e a Síría no último domingo (5)

Imagem do autor
Cadastrado por

Maria Mota

Publicado em 07/02/2023 às 8:35 | Atualizado em 07/02/2023 às 9:48
Notícia
X

Na noite do último domingo (5), um terremoto de magnitude 7,8 atingiu o sudeste da Turquia e o norte da Síria, o que deixou, até o momento, mais de 5 mil mortos e outras 20.426 pessoas feridas, de acordo com a agência de notícias AFP.

Os dados foram atualizados na manhã desta terça-feira (7), enquanto as equipes de emergência dão continuidade às buscas e aos trabalhos de redução de danos.

Leia nesta matéria, em ordem:

  • Terremoto Turquia;
  • O que causou o terremoto na turquia?;
  • Terremoto Turquia magnitude;
  • Governo turco elabora plano emergencial.

TERREMOTO TURQUIA

De acordo com informações da agência, pelo menos 3.419 pessoas morreram na Turquia, epicentro dos tremores, e 1.602 na Síria, cujas cidades de Aleppo, Hama, Latakia e Tartus foram as mais atingidas.

Na Turquia, cerca de 3.471 prédios foram destruídos e todas as escolas decretaram suspensão das atividades até o próximo dia 13 de fevereiro.

O Instituto Geológico da Dinamarca informou que os tremores se propagaram até os entornos da Groelândia, que está a mais de 5,5 mil quilômetros de distância da Turquia.

Análises apontam que os dados devem seguir em ascensão, devido ao alto número de desaparecidos e à continuidade de registros das consequências da catástrofe.

.

LOUAI BESHARA / AFP
Terremoto deixa mortos e feridos na Turquia e na Síria - LOUAI BESHARA / AFP

AAREF WATAD / AFP
Terremoto deixa mortos e feridos na Turquia e na Síria - AAREF WATAD / AFP

.

O QUE CAUSOU O TERREMOTO NA TURQUIA?

Em informações concedidas à APF, o investigador do Serviço Geológico britânico Roger Musson explicou:

A placa tectônica Arábica se deslocou para o norte. Não tendo espaço, colidiu com a placa da Anatólia. Essa fricção reverbera por toda a falha. Isso significa que tudo dentro dessa margem de 100 quilômetros ao longo da falha sofre as consequências do tremor.
Roger Musson, investigador do Serviço Geológico britânico

O terremoto já é considerado pelas autoridades como o mais letal desde 1939, quando cerca de 33 mil pessoas morreram em consequência de um temor. Outro terremoto causou a morte de cerca de 17 mil pessoas em 1999.

MAGNITUDE TERREMOTO TURQUIA

Um terremoto pode produzir danos se apresentar magnitude entre 3,5 e 5,4. Estima-se que um tremor entre 5,5 e 6 já é capaz de provocar efeitos em construções, como edifícios.

Um terremoto entre 6,1 e 6,9, do presente caso, apresenta potencial devastador dentro de uma zona de 100 km, de acordo com a Escala Richter, conforme explicou o especialista.

Horas depois do primeiro terremoto, um tremor secundário de magnitude 7,6 atingiu o sudeste da Turquia, que estava a 4 km da região mais atingida pelo primeiro terremoto.

GOVERNO TURCO ELABORA PLANO PARA SOCORRER AS VÍTIMAS

"Nós deslocamos nossos aviões para o envio de equipes de médicos, resgatistas e socorristas até a zona do tremor", afirmou o ministro Hulusi Akar, de acorco com jornal árabe Al Arabyia.

A ideia de criação do corredor aéreo é facilitar o trânsito até os locais mais acometidos pelo terremoto, que provocou escombros que dificultam a movimentação das equipes de resgate.

Aeronaves das Forças Armadas da Turquia devem transportar, também, também os veículos dos profissionais, que devem auxiliar no cruzamento dessas áreas.

ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR E VEJA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O TERREMOTO QUE ATINGIU A TURQUIA E A SÍRIA

Citação

A placa tectônica Arábica se deslocou para o norte. Não tendo espaço, colidiu com a placa da Anatólia. Essa fricção reverbera por toda a falha. Isso significa que tudo dentro dessa margem de 100 quilôm

Roger Musson, investigador do Serviço Geológico britânico

Tags

Autor