Polêmica com a Uber no Brasil

UBER VAI SAIR DO BRASIL? Confira 14 lugares no mundo que a empresa esbarrou em problemas de regulamentação

Veja agora as 14 localidades onde a Uber enfrentou problemas judiciais por questões relacionadas à regulamentação

Imagem do autor
Cadastrado por

Brenda de Barros

Publicado em 07/02/2023 às 21:13 | Atualizado em 10/02/2023 às 11:55
Notícia
X

O pronunciamento do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, sobre a possibilidade da Uber sair do Brasil, em um cenário de regulamentação do trabalho por aplicativo, causou desentendimento para a população.

Em entrevista ao Valor Econômico, nesta segunda-feira (6), o ministro afirmou que pode chamar os Correios para substituir a Uber caso a empresa decida sair do País.

Após a afirmação, muitas pessoas ficaram com dúvida se este é mesmo o fim da Uber no Brasil.

Entenda mais detalhes da polêmica sobre Uber sair do Brasil

A verdade é que isso não deve acontecer pelos próximos meses, considerando que nenhum anúncio oficial foi emitido pela empresa norte-americana de transporte e entrega.

No entanto, existem 14 lugares onde a Uber chegou a ter serviços impedidos de operar temporariamente ou definitivamente.

Na maioria dos casos, em razão da empresa não seguir a legislação de cada região.

Confira a lista dos lugares que a Uber esbarrou em problemas de regulamentação:

1. Alemanha

No ano de 2015, o governo da Alemanha havia proibido que os motoristas usassem seus próprios veículos para fazer o transporte de passageiros através do aplicativo.

No entanto, somente em 2019 o governo do país decidiu banir a Uber, pois o Tribunal julgou que a empresa não cumpria com a legislação do país.

As autoridades consideravam que a Uber não possuía licenças necessárias para que os serviços fossem oferecidos com carros alugados.

Por essa razão, a Uber saiu da Alemanha.

2. Alasca, nos Estados Unidos

Após ter passado apenas seis meses operando no Alasca, a Uber enfrentou uma batalha judicial que buscava definir se os motoristas do aplicativo seriam contratados de forma terceirizada ou se exerceriam o cargo com o registro de taxistas.

O órgão do governo responsável pelo processo fez com que a empresa pagasse uma multa de US$ 78 mil e decidiu suspender os serviços no estado.

3. Austin, nos Estados Unidos

A própria Uber teria decidido suspender sua operação na cidade de Austin, no Texas (EUA), depois que o governo local solicitou a checagem dos antecedentes criminais de todos os motoristas cadastrados.

De acordo com a Uber, a escolha de não oferecer os serviços no Alasca teria sido motivada para não penalizar as minorias.

Também foi considerado pela empresa que a segurança dos passageiros não seria melhor, mesmo que seguissem com o solicitado.

4. Bulgária

A Uber foi banida da Bulgária em 2015 por razão de "práticas desleais".

De acordo com as informações, a empresa estava permitindo que motoristas sem licença profissional prestassem serviços de motorista pelo aplicativo.

5. Colômbia

Em 2021, os serviços da Uber foram suspensos na Colômbia

De acordo com informações divulgadas pela Superintendência da Indústria e Comércio do país, a empresa estaria violando a legislação de transporte local.

No entanto, cerca de um mês após a decisão, a Uber voltou a funcionar na Colômbia.

6. Coreia do Sul

De acordo com a Veja, somente o UberBlack e o UberAssist - destinado para pessoas idosas ou com deficiências - podem funcionar na Coreia do Sul.

Isso porque os carros que fornecem esses dois serviços não são particulares. Os outros serviços da Uber são considerados ilegais.

7. Dinamarca

A Uber deixou a Dinamarca em 2017 depois que uma nova lei foi implementada, exigindo que um taxímetro e sensores de ocupação fossem colocados nos carros ligados à Big Tech.

8. Hungria

Em 2016, os taxistas da Hungria protestaram contra a Uber, alegando que a empresa não cumpria com as regras definidas pelo governo húngaro.

Após a repercussão do caso, o aplicativo foi bloqueado na Hungria.

9. Itália

Os serviços oferecidos pela Uber foram bloqueados e também, não é permitido fazer propaganda da empresa na Itália.

10. Japão

No caso do Japão, serviços oferecidos por aplicativos como a Uber são proibidos em cidades pequenas, com o objetivo de influenciar no uso de transporte público local.

Em cidades maiores como Tóquio, por exemplo, somente estão liberados taxis cadastrados ou carros de luxo.

11. Oregon, nos Estados Unidos

Em Oregon, nos Estados Unidos, a legislação vigente não é compatível com o funcionamento de aplicativos como a Uber.

12. Taiwan, na China

Os serviços do Uber foram suspensos em Taiwan após apresentar uma dívida de milhões de dólares por conta de multas do governo.

Um acordo foi feito entre a Uber e o governo de Taiwan, para usar sua marca em locadoras de carro, mas o serviço é limitado.

13. Território do Norte, na Austrália

O Território do Norte, na Austrália, chegou a banir a Uber após ter se recusado a modificar a legislação para tornar o aplicativo legal em seu território.

14. Vancouver, no Canadá

Aplicativos de carona, como a Uber, são proibidos no Canadá.

POSICIONAMENTO DA UBER

Em nota, a Uber negou que esteja banida de operar em qualquer país.

"Hoje operamos em 72 países, com a inclusão de novos mercados nos últimos dois anos. Ultrapassamos 130 milhões de pessoas que usam os nossos serviços todos os meses, um recorde desde o nascimento da empresa, mais de uma década atrás", afirma a empresa.

Ainda segundo a Uber, a empresa tem múltiplas linhas de negócios: "serviços de entrega e também de mobilidade, operando com diferentes modelos ao redor do globo".

Ressalta ainda que há operação "em pleno funcionamento" nos países mencionados, sem, no entanto, comentar ou detalhar os problemas judiciais já enfrentados neles.

Tags

Autor