CARNAVAL 2023

CARNAVAL 2023: as LIÇÕES do CARNAVAL do RECIFE e OLINDA para a MOBILIDADE URBANA

Durante os quatro dias de folia, a Coluna Mobilidade recebeu diversos relatos de problemas enfrentados por passageiros dos ônibus, dos aplicativos de transporte - como Uber, 99 e Indrive - e também dos táxis

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Roberta Soares

Publicado em 22/02/2023 às 17:21 | Atualizado em 22/02/2023 às 17:50
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Quem brinca Carnaval já está acostumado a enfrentar trânsito e dificuldade para ir e voltar dos polos de folia, pouco importa o tipo de transporte escolhido. É a regra. E o Carnaval 2023 do Recife e de Olinda, os dois principais focos em Pernambuco, não foi diferente.

Não se pode ignorar que o poder público sempre tenta acertar. Há dias e horários em que o planejamento funciona melhor e outros em que parece dar tudo errado. E, quando isso acontece, sem dúvida quem mais sofre é o folião que optou pelo transporte público.

Durante os quatro dias de folia, a Coluna Mobilidade recebeu diversos relatos de problemas enfrentados por passageiros dos ônibus, dos aplicativos de transporte - como Uber, 99 e Indrive - e também dos táxis.

Principalmente em relação à mobilidade para chegar e sair de Olinda. A Cidade Patrimônio da Humanidade não deu prioridade ao transporte coletivo nem aos aplicativos que entravam pela área sul da cidade, ou seja, que saiam do Recife.

Para começar os relatos, vale destacar que os táxis foram o transporte mais beneficiado no Carnaval 2023. No Recife, ainda mais em Olinda, onde ganharam corredores exclusivos para circular.

Os veículos de aplicativo não tiveram uma circulação privilegiada, como anunciaram as prefeituras do Recife e de Olinda. Mas, sem dúvida, foi o transporte público quem mais sofreu porque teve que disputar prioridade em todas as ruas e avenidas por onde circulou.

A exceção foram os ônibus do Expresso Folia do Recife, que contaram com prioridade viárias nas principais vias de acesso ao Bairro do Recife, polo principal do Carnaval da capital.

TRANSPORTE PÚBLICO FOI O MAIS PREJUDICADO

A decisão da Prefeitura do Recife de liberar as Faixas Azuis para os veículos particulares dificultou a circulação dos ônibus, especialmente no Sábado de Zé Pereira, dia do desfile do Galo da Madrugada.

Josenildo Gomes/CTTU
Diferentemente dos serviços expressos criados pelo governo do Estado, o Expresso da Folia do Recife contou com faixa exclusiva de circulação nos trechos mais complicados das vias que dão acesso à área central do Recife - Josenildo Gomes/CTTU


“Nunca mais eu vou de ônibus para o Carnaval se não tiver faixa exclusiva. Absurdo ver o táxi entrando em Olinda com três faixas exclusivas para ele, indo até o Carmo se quisesse, juntamente cos os veículos particulares autorizados”, critica o servidor público Cláudio Lins.

“Enquanto isso, os passageiros de todas as linhas de ônibus expressas e comuns enfrentavam trânsito para entrar pela Avenida Presidente Kennedy e ir apenas até o Varadouro. Um desrespeito total”, segue.

“Vão ser necessários mais uns 30 anos para que quem está fora do carro virar gente nessa cidade”, finaliza.

Por outro lado, o Expresso Folia do Recife teve circulação exclusiva e recebeu muitos elogios dos usuários. Segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), a aprovação do serviço foi de 86% no Carnaval 2023.

Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
No Marco Zero, os foliões se emocionaram após a abertura do Carnaval. A festa tradicional não ocorria há dois anos - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem

APLICATIVOS DE TRANSPORTE SEM PRIORIDADE

Além dos preços estratosféricos nos horários mais concorridos dos polos do Carnaval, a confusão predominou para quem usou os aplicativos de transporte, como Uber, 99 e Indrive.

Nada diferente de todos os carnavais. Mas, este ano, muita gente foi pega de surpresa porque o poder público foi enfático em divulgar que estaria oferecendo uma circulação especial para os veículos de app.

O que, só funcionou na teoria. Na prática, os aplicativos foram - mais uma vez, vale destacar - minimizados pelas Prefeituras do Recife e, principalmente, de Olinda, que cederam à pressão política dos táxis.

Só os taxistas e os veículos autorizados e de moradores tiveram acesso à principal entrada de Olinda, no sentido Recife-Cidade Patrimônio. Enquanto isso, os apps, assim como os ônibus, enfrentavam congestionamento para chegar pela Avenida Presidente Kennedy.

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A 99 alega, lógico, que está atendendo a um pedido dos motoristas e, assim, oferecendo mais ganhos para os parceiros. Condutores de aplicativos reclamam que os descontos nas viagens já chegaram a 45% nas plataformas em geral - ACERVO JC IMAGEM

E a situação era ainda pior para sair, já que a população que seguia com destino ao Recife - a grande maioria do público - só conseguia pegar transporte no Varadouro.

“Como sempre, o serviço de transporte por aplicativos foi esquecido. Enquanto o táxi teve prioridade. No Recife, a distância percorrida pelo público para pegar o app foi muito grande, com o fechamento de áreas e acessos. Faltaram áreas de embarque e desembarque com sinalização. Olinda também foi ruim, com os mesmos problemas”, criticou Thiago Silva, que preside a Associação dos Motoristas e Motofretistas por Aplicativos de Pernambuco (AMAPE).

MOTORISTAS DE APP ABUSARAM DA PRÁTICA DO “PIRULITO”

Muitos motoristas de aplicativo também aproveitaram para fazer o famoso “pirulito”, quando a viagem é combinada por fora do aplicativo. A prática, entretanto, é desaconselhada pelas plataformas pelo aspecto da segurança não só dos passageiros, mas também dos motoristas. E todos cobrando preços abusivos, bem acima do valor oficial.

SEVERINO SOARES/JC IMAGEM
Motoristas de Táxi do Recife protestam sobre o pagamento do Auxílio Taxista. - SEVERINO SOARES/JC IMAGEM

MESMO COM PRIORIDADE, TÁXIS ESCOLHERAM CORRIDAS

Embora tenham sido os mais beneficiados no acesso oficial aos polos da folia do Recife e, principalmente, de Olinda, os motoristas de táxi foram, mais uma vez, alvo de reclamações. A principal delas foi, novamente, a velha prática de escolher as corridas e cobrar preços abusivos sem o uso do taxímetro.

A situação ficou tão ostensiva que circulou um áudio de um dos líderes da categoria alertando aos companheiros para a prática abusiva porque estavam sendo feitas muitas denúncias aos canais oficiais.

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