É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a retenção, nesta terça-feira (28), de cinco ônibus escolares que operavam com irregularidade de inspeção e em desacordo com as normas de trânsito e transporte, no município de Garanhus, Agreste de Pernambuco.
Na gestão anterior, o Governo Federal efeutou a distribuição de mais 4.195 veículos destinados ao transporte escolar; estima-se que a frota nacional para essa finalidade concentre mais de 50 mil veículos.
AS IRREGULARIDADES
Os ônibus apresentavam, dentre as inúmeros infrações às normas de trânsito e transporte pré-estabelecidas na Legislação, falta de inspeção veicular e excesso de passageiros: um dos ônibus, com lotação máxima de 36 pessoas, transporava 94 alunos.
A retenção, realizada na BR-423, registrou, ainda, equipamentos obrigatórios em desacordo com a norma e falta de eautorização para realizar esse tipo de transporte.
AÇÃO DA PRF
A abordagem dos veículos foi realizada em meio a um comando de segurança viária na BR-423 e, após ter sido feito o recolhimento dos transportes, os policiais do Grupo de Fiscalização de Trânsito da PRF transferiram os alunos a outro transporte até a escola.