INFRAESTRUTURA

NOVA PONTE: RECIFE retoma LICITAÇÃO de PONTE ligando as ZONAS SUL e OESTE

Licitação da nova ponte foi lançada em setembro e suspensa em novembro de 2022. Agora é relançada

Roberta Soares
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Roberta Soares
Publicado em 27/03/2023 às 12:31 | Atualizado em 27/03/2023 às 14:36
DIVULGAÇÃO/PCR
Investimento será de 105 milhões, beneficiando motoristas, ciclistas, pedestres e usuários do transporte público - FOTO: DIVULGAÇÃO/PCR

A Prefeitura do Recife relançou a licitação para construção da Ponte Areias-Imbiribeira, sobre o Rio Tejipió, ligando as Zonas Sul e Oeste da capital, equipamento fundamental para desafogar um dos principais corredores viários da cidade: a Avenida Mascarenhas de Moraes.

O processo, que chegou a ter o início anunciado pelo prefeito João Campos (PSB) ainda em setembro de 2022, precisou passar por ajustes e foi suspenso em novembro do mesmo ano. O edital foi relançado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (27/3).

A Ponte Areias-Imbiribeira terá 335 metros de comprimento e promoverá impacto direto na ligação entre as Avenidas Recife e Mascarenhas de Morais, beneficiando diversos modais de transporte numa extensão total de 2,3 quilômetros. Avenidas Tapajós e Engenheiro Alves de Souza também serão alargadas. 

Segundo informações repassadas pela Secretaria de Infraestrutura do Recife, o projeto teve ajustes técnicos de engenharia, que não alteraram o traçado proposto inicialmente. Mas a prefeitura não detalhou quais os ajustes.

NOVOS VALORES DA PONTE AREIAS-IMBIRIBEIRA

O custo atualizado da obra está em pouco mais de R$ 105 milhões (R$ 105.936.990,93), obtidos via financiamento da Caixa Econômica Federal/FGTS e contrapartida municipal de 25%. As alterações ampliaram o custo do projeto em mais de R$ 5 milhões - em setembro, o edital previa R$ 100 milhões.

Esse é o valor máximo aceitável para as propostas da licitação, que agora acontecerá no dia 4 de maio. A obra será executada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), e contemplará também o embutimento da rede de telecomunicações, melhoria na rede de drenagem e na iluminação pública, além da requalificação do pavimento.

REPRODUÇÃO/JBR ENGENHARIA
PROJETO A ponte, com 335m de extensão, contará com quatro faixas de rolamento, ciclofaixa e novas calçadas - REPRODUÇÃO/JBR ENGENHARIA

Estudos que embasam o projeto mostram uma redução de 40% no tempo de deslocamento na região após a construção da ponte, conexão que também prevê a implantação de corredores exclusivos de ônibus na capital pernambucana.

Dando tudo certo com a licitação dessa vez, o prazo de execução da obra é de 36 meses.

COMO SERÁ A NOVA PONTE LIGANDO A ZONA SUL E A ZONA OESTE

A Ponte Areias-Imbiribeira terá 20,4 metros de largura, quatro faixas de rolamento, duas faixas de passeio e ciclofaixa. As Avenidas Tapajós e Engenheiro Alves de Souza serão alargadas para duas faixas de rolamento por sentido, com extensões de respectivamente 908m e 1060m, ganhando também paisagismo e urbanização.

A intervenção integra um projeto macro de melhorias na mobilidade da região, que inclui também a implantação do binário na Avenida Jean Emile Favre, já iniciada, que também vai melhorar a ligação entre as avenidas Recife e Marechal Mascarenhas de Moraes.

Cinco vias compõem o projeto do novo binário, entre elas as avenidas Jean Emile Favre e Raimundo Diniz e as ruas Rio Maranhão, Pampulha e Itacari. A obra inclui, ainda, uma ciclofaixa.

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