MOBILIDADE URBANA

CONHEÇA Luiz Eduardo Porto, CEGO que criou um APLICATIVO de MOBILIDADE para deficientes visuais

Cittamobi Acessibilidade foi criado a partir da experiência de um desenvolver de software cego

Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Publicado em 28/03/2023 às 15:26 | Atualizado em 28/03/2023 às 15:34
ROBERTA SOARES
Todas as novas funções são ativadas por comandos de voz e possuem o suporte de uma assistente virtual - FOTO: ROBERTA SOARES

O maior diferencial que o Cittamobi Acessibilidade possui é o fato de que ele foi criado a partir da experiência vivenciada por uma pessoa cega: Luiz Eduardo Porto, engenheiro de software.

Foi passando por situações no dia a dia difíceis e, até, perigosas, que o deficiente visual começou a pensar em soluções que facilitassem e dessem autonomia à sua mobilidade e a de sua esposa, também cega.

“Eu me lembro, ainda em 2013, da experiência que vivi e que me fez pensar em criar um aplicativo que nos ajudasse a usar o transporte público. Eu e minha esposa ficamos por 40 minutos num ponto de ônibus, em São Caetano (São Paulo), onde resido, sinalizando para todo veículo grande que ouvíamos. Estávamos sozinhos e sem orientação. Devemos ter feito sinal para muitos caminhões, por exemplo”, conta.

ROBERTA SOARES
Todas as novas funções são ativadas por comandos de voz e possuem o suporte de uma assistente virtual - ROBERTA SOARES

“Já tinha passado por situações semelhantes e pensei que, se os veículos tivessem GPS, poderíamos fazer com que a chegada deles fosse informada. Procurei a gestão municipal de São Caetano e apresentei uma tela de simulação com ônibus fictícios e o tempo que eles levariam para chegar. Eles gostaram e foi o começo. O Cittamobi estava sendo criado na mesma época e, um mês depois de ser lançado no País, a versão acessibilidade foi incorporada”, relembra.

SOLUÇÕES PENSADAS DEPOIS DE EXPERIÊNCIAS NEGATIVAS

Luiz Eduardo Porto confirma que todas as ferramentas disponíveis no Cittamobi foram pensadas por ele para, de fato, proporcionar autonomia ao deslocamento dos deficientes visuais. “Todas foram pensadas a partir das dificuldades que passei. Fui em busca de descobrir soluções para não passar de novo”, destaca.

ÔNIBUS: APLICATIVO que ajuda a MOBILIDADE de CEGOS ganha NOVAS FUNÇÕES

O novo recurso de VIAGEM, criado na recente modernização do Cittamobi Acessibilidade, é um exemplo. A ferramenta indica o nome do município em que o usuário se encontra e alerta quando o limite entre cidades é ultrapassado.

Cittamobi Acessibilidade ganha inovações

“Em 2012, eu e minha esposa viajamos de ônibus rodoviário e dormimos no percurso. Quando chegamos no destino final, não conseguimos saber onde estávamos. Tivemos que ir até uma lanchonete para obter informações porque as pessoas não diziam”, conta.

Por tudo isso, Luiz Eduardo reforça que a funcionalidade do Cittamobi é extremamente confiável. “O app, de fato, vai te dar autonomia no deslocamento. As pessoas cegas podem confiar. Eu uso o aplicativo com frequência, estou sempre testando e aperfeiçoando”, destaca.

ROBERTA SOARES
O maior diferencial que o Cittamobi Acessibilidade possui é o fato de que ele foi criado a partir da experiência vivenciada por uma pessoa cega: Luiz Eduardo Porto, engenheiro de software - ROBERTA SOARES

O aplicativo Cittamobi Acessibilidade está disponível, por enquanto, apenas para o sistema Android.

Comentários

Últimas notícias