TRÂNSITO

SEMANA SANTA: vai pegar a ESTRADA? Cuidado com os PERIGOS da BR-232 e da rota para NOVA JERUSALÉM

JC percorreu a rota entre o Recife e Nova Jerusalém, como faz todos os anos, para apontar os perigos para quem vai pegar a estrada no feriadão da Semana Santa

Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Publicado em 03/04/2023 às 15:26 | Atualizado em 06/04/2023 às 19:43
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
A BR-232 virou uma estrada remendada e, por isso, perigosa com velocidade. Problemas exigem a completa restauração da rodovia - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Os condutores que vão pegar a estrada no feriadão da Semana Santa 2023 e pretendem chegar à Fazenda Nova, distrito de Brejo da Madre de Deus, no Agreste pernambucano, devem ter muita atenção. A rota até o interior segue perigosa, repleta de armadilhas e exigindo muito cuidado dos motoristas.

E se estiver chovendo, a atenção deve ser redobrada porque a rodovia segue ‘criminosa’ sob a chuva.

O governo de Pernambuco - aí leia-se, predominantemente, sob a gestão PSB, mais do que o novo governo Raquel Lyra (PSDB) - conseguiu livrar a BR-232, eixo rodoviário principal para o interior, dos buracos que comprometeram a circulação na rodovia por muitos anos.

Um trecho conhecido pelos problemas - os 50 quilômetros entre Caruaru, Bezerros e Gravatá (sentido Interior-Recife) -, por exemplo, foi solucionado ainda em 2022, no fim do governo Paulo Câmara (PSB).

Ponto para o poder público, sem dúvidas.

Mas, em outros trechos, principalmente onde a pista é de concreto, a BR foi piorando e, na ausência de uma solução correta, o poder público seguiu na velha, equivocada e custosa solução de jogar asfalto sobre o concreto.

Assim, a BR-232 virou uma estrada remendada e, por isso, perigosa diante da velocidade desenvolvida pelos veículos. Lembra uma ‘montanha-russa’. Especialmente no sentido Recife-Interior, as pistas em concreto predominam.

“As pessoas, de fato, precisam reduzir a velocidade no percurso. O condutor tem que perceber a rodovia, ver as condições de trafegabilidade. Não é porque é permitido desenvolver 100 km/h ou 110 km/h que ele irá chegar a essa velocidade. É preciso observar as condições do pavimento. Ainda mais se estiver chovendo”, alerta o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Ângelo Fernando Oliveira, que atua na jurisdição da corporação em Caruaru.

BR-232: SEM BURACOS, MAS COM DESNÍVEIS NA PISTA

Por isso, principalmente para as pessoas que sairão do Recife para o Interior, o controle da velocidade deve ser permanente. Como sempre, a pista da direita, onde trafegam os veículos pesados, é a mais comprometida e, por isso, a mais remendada também.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Rodovia BR-232 virou uma 'montanha russa' de tantos remendos no pavimento. Asfalto voltou a ser jogado sobre as placas de concreto - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BR-232 virou uma estrada remendada e, por isso, perigosa diante da velocidade desenvolvida pelos veículos. Lembra uma ‘montanha-russa’. Especialmente no sentido Recife-Interior, as pistas em concreto predominam - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BR-232 virou uma estrada remendada e, por isso, perigosa diante da velocidade desenvolvida pelos veículos. Lembra uma ‘montanha-russa’. Especialmente no sentido Recife-Interior, as pistas em concreto predominam - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BR-232 virou uma estrada remendada e, por isso, perigosa diante da velocidade desenvolvida pelos veículos. Lembra uma ‘montanha-russa’. Especialmente no sentido Recife-Interior, as pistas em concreto predominam - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BR-232 virou uma estrada remendada e, por isso, perigosa diante da velocidade desenvolvida pelos veículos. Lembra uma ‘montanha-russa’. Especialmente no sentido Recife-Interior, as pistas em concreto predominam - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Essa característica joga a maioria dos veículos para trafegar na pista da esquerda, inclusive caminhões e carretas, o que potencializa o perigo de colisões, por exemplo.

Por outro lado, a presença do Estado na principal rota rodoviária da Semana Santa em Pernambuco é indiscutível. Não há como negar que o governo estadual está agindo para tentar dar um pouco mais de segurança viária aos 70 mil veículos que devem circular apenas na BR-232 durante o feriadão.

Reconstrução da BR-232 começaria ainda em 2022, mas não vingou. Veja quanto iria custar

Percebe-se a execução do contrato de manutenção da BR, com ações de capinação e tapa-buraco sendo realizadas para deixar tudo pronto para a Semana Santa 2023.

BR-232: trecho em OBRAS será liberado na SEMANA SANTA 2023? Entenda

Um exemplo visível do cuidado do Estado é a contenção de barreiras que vem sendo feita às margens da BR-232, principalmente no trecho entre Jaboatão dos Guararapes e Moreno, ainda na Região Metropolitana do Recife. Estão sendo implantadas geomantas nas barreiras.

BR-232: SEM SINALIZAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL

Mas, embora a BR-232 não tenha mais buracos, as sinalizações horizontais (nas pistas) e verticais (placas) inexistem. E o que ainda restou, está velho e apagado.

Por isso, a BR-232 deve ser evitada à noite, principalmente pelos condutores que não dominam a rodovia ou que não têm experiência com o tráfego noturno.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Embora a BR-232 não tenha mais buracos, a sinalização horizontal e vertical inexiste ao longo da BR - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Embora a BR-232 não tenha mais buracos, as sinalizações horizontais (nas pistas) e verticais (placas) inexistem. E o que ainda restou, está velho e apagado. Por isso, a BR-232 deve ser evitada à noite, principalmente pelos condutores que não dominam a rodovia ou que não têm experiência com o tráfego noturno. - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Embora a BR-232 não tenha mais buracos, as sinalizações horizontais (nas pistas) e verticais (placas) inexistem. E o que ainda restou, está velho e apagado. Por isso, a BR-232 deve ser evitada à noite, principalmente pelos condutores que não dominam a rodovia ou que não têm experiência com o tráfego noturno - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BR-232 virou uma estrada remendada e, por isso, perigosa diante da velocidade desenvolvida pelos veículos. Lembra uma ‘montanha-russa’. Especialmente no sentido Recife-Interior, as pistas em concreto predominam - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

RESTAURAÇÃO DA BR-232 ENTRE RECIFE E CARUARU FICA CADA VEZ MAIS NECESSÁRIA

A atual situação da BR, mesmo com a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Seinfra) se fazendo presente via Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), deixa evidente a urgente necessidade de os governos estadual e federal chegarem a um consenso sobre a restauração da 232 - que até a última reportagem publicada pelo JC custaria entre R$ 200 milhões e R$ 300 milhões.

O valor representa quase a totalidade do que foi gasto na duplicação da rodovia, 17 anos atrás, que custou R$ 400 milhões - recursos da privatização da Celpe.

Para que as pessoas possam entender: a manutenção da BR-232 nos 130 quilômetros entre Recife e Caruaru é responsabilidade do governo de Pernambuco porque a rodovia foi repassada, via convênio entre o Estado e o governo federal, por 30 anos.

SAÍDA DO RECIFE SERÁ TESTE DE PACIÊNCIA

A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Seinfra) tem se esquivado de bater o martelo se conseguirá a liberação total das pistas centrais da BR-232, no trecho que está em obras de alargamento há quase um ano e meio, para o feriadão da Semana Santa.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BR 232, Rodovia BR 232, Estrada. Como está a condição da Rodovia BR 232 para o Feriado da Paixão de Cristo. - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

A decisão final está para ser tomada nesta terça-feira (4/4), a dois dias do feriadão.

A BR-232 está sendo alargada na saída do Recife para o Interior do Estado, na altura do bairro do Curado, na Zona Oeste da capital. São quase 7 quilômetros entre a bifurcação com a BR-101 e a Avenida Abdias de Carvalho, no Bongi, e o entroncamento com a BR-408, no Curado.

MENOS TRANSTORNO EM 2023 E OPERAÇÃO DE TRÂNSITO NA BR-232

Na visão do secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Evandro Avelar, mesmo que as pistas principais não estejam totalmente liberadas, os impactos no trânsito serão menores do que no ano passado, quando a obra estava no começo.

Confira ROTAS alternativas para FUGIR do TRÂNSITO da BR-232

Na época, o governo do Estado suspendeu os trabalhos para reduzir os congestionamentos. Além disso, haverá reforço na fiscalização de trânsito para orientar os motoristas, garante.

O problema é o trecho Interior-Recife, que ainda está com a nova pista sendo pavimentada, embora 90% dos trabalhos tenham sido finalizados. No sentido Recife-Interior, as três pistas estão prontas. “O afunilamento está acontecendo no trecho do Jardim Botânico, no sentido Interior-Recife, porque o pavimento ainda está sendo finalizado. Mas garantimos que todos os esforços estão sendo empregados para conseguirmos finalizar antes do feriado”, reforça o secretário.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BR-232 virou uma estrada remendada e, por isso, perigosa diante da velocidade desenvolvida pelos veículos. Lembra uma ‘montanha-russa’. Especialmente no sentido Recife-Interior, as pistas em concreto predominam - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Um exemplo visível do cuidado do Estado é a contenção de barreiras que vem sendo feita às margens da BR-232, principalmente no trecho entre Jaboatão dos Guararapes e Moreno, ainda na Região Metropolitana do Recife - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BR-232 virou uma estrada remendada e, por isso, perigosa diante da velocidade desenvolvida pelos veículos. Lembra uma ‘montanha-russa’. Especialmente no sentido Recife-Interior, as pistas em concreto predominam - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Percebe-se a execução dos contratos de manutenção da BR-232, com ações de capinação e tapa-buraco sendo realizadas para deixar tudo pronto para a Semana Santa 2023 - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Um exemplo visível do cuidado do Estado é a contenção de barreiras que vem sendo feita às margens da BR-232. Mas rodovia tem o pavimento comprometido em quase todos os 130 km entre Recife e Caruaru - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

BR-104 JÁ DÁ SINAIS DE ABANDONO

Diferentemente de outros anos, a BR-104 virou uma surpresa negativa. A BR, que integra a rota da Semana Santa em Pernambuco, fazendo a conexão entre a BR-232 e a PE-145, rodovia estadual que leva até Fazenda Nova, onde fica o teatro ao ar livre de Nova Jerusalém, está ficando tomada por buracos.

A ausência de manutenção da rodovia - nesse caso sob responsabilidade do governo federal via Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) - compromete a sinalização e está colocando em risco o pavimento, repleto de buracos, principalmente, até a bifurcação com a PE-145, no chamado Lampião.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
A BR-104, que faz a conexão entre a BR-232 e a PE-145, ainda aguarda a conclusão da duplicação. Restos do que deveria ser um viaduto seguem na rodovia - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Diferentemente de outros anos, a BR-104 virou uma surpresa negativa. A BR, que integra a rota da Semana Santa em Pernambuco, está ficando tomada por buracos. Duplicação da BR segue paralisada - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Diferentemente de outros anos, a BR-104 virou uma surpresa negativa. A BR, que integra a rota da Semana Santa em Pernambuco, está ficando tomada por buracos - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Diferentemente de outros anos, a BR-104 virou uma surpresa negativa. A BR, que integra a rota da Semana Santa em Pernambuco, está ficando tomada por buracos - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

PE-145, QUE LEVA ATÉ NOVA JERUSALÉM, SE DESTACA NA ROTA PERIGOSA

Chegar à rodovia PE-145, que leva à Fazenda Nova, será um alívio na rota da Semana Santa. A rodovia acabou de ser totalmente requalificada pelo governo do Estado, numa obra reivindicada há mais de dez anos e que levou dois anos para ser concluída.

Chegar à PE-145, depois de enfrentar a BR-232 e a BR-104, será como entrar no paraíso - sem exageros. A rodovia está sendo totalmente refeita e, de tão recente, não recebeu ainda a sinalização vertical (placas), tendo sido inaugurada pela governadora Raquel Lyra na sexta-feira (31/3).

São 43,5 quilômetros até Brejo da Madre de Deus, dos quais pouco mais de 27 quilômetros até Fazenda Nova já foram finalizados. O investimento é de mais de R$ 40 milhões e, segundo a Seinfra, será entregue até o mês de julho, após finalização da sinalização horizontal e vertical.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Chegar à PE-145, depois de enfrentar a BR-232 e a BR-104, será como entrar no paraíso - sem exageros. A rodovia está sendo totalmente refeita e, de tão recente, não recebeu ainda a sinalização vertical (placas), tendo sido inaugurada pela governadora Raquel Lyra na sexta-feira (31/3) - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Chegar à PE-145, depois de enfrentar a BR-232 e a BR-104, será como entrar no paraíso - sem exageros. A rodovia está sendo totalmente refeita e, de tão recente, não recebeu ainda a sinalização vertical (placas), tendo sido inaugurada pela governadora Raquel Lyra na sexta-feira (31/3) - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Chegar à PE-145, depois de enfrentar a BR-232 e a BR-104, será como entrar no paraíso - sem exageros. A rodovia está sendo totalmente refeita e, de tão recente, não recebeu ainda a sinalização vertical (placas), tendo sido inaugurada pela governadora Raquel Lyra na sexta-feira (31/3) - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

 

Comentários

Últimas notícias