Os condutores que vão pegar a estrada no feriadão da Semana Santa 2023 e pretendem chegar à Fazenda Nova, distrito de Brejo da Madre de Deus, no Agreste pernambucano, devem ter muita atenção. A rota até o interior segue perigosa, repleta de armadilhas e exigindo muito cuidado dos motoristas.
E se estiver chovendo, a atenção deve ser redobrada porque a rodovia segue ‘criminosa’ sob a chuva.
O governo de Pernambuco - aí leia-se, predominantemente, sob a gestão PSB, mais do que o novo governo Raquel Lyra (PSDB) - conseguiu livrar a BR-232, eixo rodoviário principal para o interior, dos buracos que comprometeram a circulação na rodovia por muitos anos.
Um trecho conhecido pelos problemas - os 50 quilômetros entre Caruaru, Bezerros e Gravatá (sentido Interior-Recife) -, por exemplo, foi solucionado ainda em 2022, no fim do governo Paulo Câmara (PSB).
Ponto para o poder público, sem dúvidas.
Mas, em outros trechos, principalmente onde a pista é de concreto, a BR foi piorando e, na ausência de uma solução correta, o poder público seguiu na velha, equivocada e custosa solução de jogar asfalto sobre o concreto.
Assim, a BR-232 virou uma estrada remendada e, por isso, perigosa diante da velocidade desenvolvida pelos veículos. Lembra uma ‘montanha-russa’. Especialmente no sentido Recife-Interior, as pistas em concreto predominam.
“As pessoas, de fato, precisam reduzir a velocidade no percurso. O condutor tem que perceber a rodovia, ver as condições de trafegabilidade. Não é porque é permitido desenvolver 100 km/h ou 110 km/h que ele irá chegar a essa velocidade. É preciso observar as condições do pavimento. Ainda mais se estiver chovendo”, alerta o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Ângelo Fernando Oliveira, que atua na jurisdição da corporação em Caruaru.
BR-232: SEM BURACOS, MAS COM DESNÍVEIS NA PISTA
Por isso, principalmente para as pessoas que sairão do Recife para o Interior, o controle da velocidade deve ser permanente. Como sempre, a pista da direita, onde trafegam os veículos pesados, é a mais comprometida e, por isso, a mais remendada também.
Essa característica joga a maioria dos veículos para trafegar na pista da esquerda, inclusive caminhões e carretas, o que potencializa o perigo de colisões, por exemplo.
Por outro lado, a presença do Estado na principal rota rodoviária da Semana Santa em Pernambuco é indiscutível. Não há como negar que o governo estadual está agindo para tentar dar um pouco mais de segurança viária aos 70 mil veículos que devem circular apenas na BR-232 durante o feriadão.
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Percebe-se a execução do contrato de manutenção da BR, com ações de capinação e tapa-buraco sendo realizadas para deixar tudo pronto para a Semana Santa 2023.
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Um exemplo visível do cuidado do Estado é a contenção de barreiras que vem sendo feita às margens da BR-232, principalmente no trecho entre Jaboatão dos Guararapes e Moreno, ainda na Região Metropolitana do Recife. Estão sendo implantadas geomantas nas barreiras.
BR-232: SEM SINALIZAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL
Mas, embora a BR-232 não tenha mais buracos, as sinalizações horizontais (nas pistas) e verticais (placas) inexistem. E o que ainda restou, está velho e apagado.
Por isso, a BR-232 deve ser evitada à noite, principalmente pelos condutores que não dominam a rodovia ou que não têm experiência com o tráfego noturno.
RESTAURAÇÃO DA BR-232 ENTRE RECIFE E CARUARU FICA CADA VEZ MAIS NECESSÁRIA
A atual situação da BR, mesmo com a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Seinfra) se fazendo presente via Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), deixa evidente a urgente necessidade de os governos estadual e federal chegarem a um consenso sobre a restauração da 232 - que até a última reportagem publicada pelo JC custaria entre R$ 200 milhões e R$ 300 milhões.
O valor representa quase a totalidade do que foi gasto na duplicação da rodovia, 17 anos atrás, que custou R$ 400 milhões - recursos da privatização da Celpe.
Para que as pessoas possam entender: a manutenção da BR-232 nos 130 quilômetros entre Recife e Caruaru é responsabilidade do governo de Pernambuco porque a rodovia foi repassada, via convênio entre o Estado e o governo federal, por 30 anos.
SAÍDA DO RECIFE SERÁ TESTE DE PACIÊNCIA
A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Seinfra) tem se esquivado de bater o martelo se conseguirá a liberação total das pistas centrais da BR-232, no trecho que está em obras de alargamento há quase um ano e meio, para o feriadão da Semana Santa.
A decisão final está para ser tomada nesta terça-feira (4/4), a dois dias do feriadão.
A BR-232 está sendo alargada na saída do Recife para o Interior do Estado, na altura do bairro do Curado, na Zona Oeste da capital. São quase 7 quilômetros entre a bifurcação com a BR-101 e a Avenida Abdias de Carvalho, no Bongi, e o entroncamento com a BR-408, no Curado.
MENOS TRANSTORNO EM 2023 E OPERAÇÃO DE TRÂNSITO NA BR-232
Na visão do secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Evandro Avelar, mesmo que as pistas principais não estejam totalmente liberadas, os impactos no trânsito serão menores do que no ano passado, quando a obra estava no começo.
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Na época, o governo do Estado suspendeu os trabalhos para reduzir os congestionamentos. Além disso, haverá reforço na fiscalização de trânsito para orientar os motoristas, garante.
O problema é o trecho Interior-Recife, que ainda está com a nova pista sendo pavimentada, embora 90% dos trabalhos tenham sido finalizados. No sentido Recife-Interior, as três pistas estão prontas. “O afunilamento está acontecendo no trecho do Jardim Botânico, no sentido Interior-Recife, porque o pavimento ainda está sendo finalizado. Mas garantimos que todos os esforços estão sendo empregados para conseguirmos finalizar antes do feriado”, reforça o secretário.
BR-104 JÁ DÁ SINAIS DE ABANDONO
Diferentemente de outros anos, a BR-104 virou uma surpresa negativa. A BR, que integra a rota da Semana Santa em Pernambuco, fazendo a conexão entre a BR-232 e a PE-145, rodovia estadual que leva até Fazenda Nova, onde fica o teatro ao ar livre de Nova Jerusalém, está ficando tomada por buracos.
A ausência de manutenção da rodovia - nesse caso sob responsabilidade do governo federal via Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) - compromete a sinalização e está colocando em risco o pavimento, repleto de buracos, principalmente, até a bifurcação com a PE-145, no chamado Lampião.
PE-145, QUE LEVA ATÉ NOVA JERUSALÉM, SE DESTACA NA ROTA PERIGOSA
Chegar à rodovia PE-145, que leva à Fazenda Nova, será um alívio na rota da Semana Santa. A rodovia acabou de ser totalmente requalificada pelo governo do Estado, numa obra reivindicada há mais de dez anos e que levou dois anos para ser concluída.
Chegar à PE-145, depois de enfrentar a BR-232 e a BR-104, será como entrar no paraíso - sem exageros. A rodovia está sendo totalmente refeita e, de tão recente, não recebeu ainda a sinalização vertical (placas), tendo sido inaugurada pela governadora Raquel Lyra na sexta-feira (31/3).
São 43,5 quilômetros até Brejo da Madre de Deus, dos quais pouco mais de 27 quilômetros até Fazenda Nova já foram finalizados. O investimento é de mais de R$ 40 milhões e, segundo a Seinfra, será entregue até o mês de julho, após finalização da sinalização horizontal e vertical.
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