TRÂNSITO

SEMANA SANTA: volta do FERIADO pela BR-232 será mais DIFÍCIL. Entenda

Devido às obras de alargamento da BR-232, na entrada do Recife, volta deverá ter retenções. Veja rotas alternativas

Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Publicado em 09/04/2023 às 7:00
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
O trecho em obras, quase 7 quilômetros na altura do bairro do Curado, na Zona Oeste da capital, deverá provocar retenções. PRF pede que motoristas optem por rotas alternativas - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

A volta do feriado da Semana Santa 2023 deverá ser mais difícil do que a ida. Pelo menos para os motoristas que usarem a BR-232. O trecho em obras, quase 7 quilômetros na altura do bairro do Curado, na Zona Oeste da capital, deverá provocar retenções.

Bem menores do que no feriadão da Semana Santa de 2022, é verdade, para sorte dos 70 mil condutores que estarão passando na rodovia por dia. Isso porque um trecho de 300 metros das pistas de concreto ainda está no asfalto no sentido Interior-Recife, devendo provocar retenções.

O alerta é feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que recomenda aos motoristas que, se puderem, utilizem rotas alternativas ao trecho da BR-232 para entrar na capital.

VEJA ROTAS ALTERNATIVAS

1) Seguindo pela BR-232, após a lombada eletrônica do Km 11, o motorista pode entrar no acesso para a BR-408, em São Lourenço da Mata. De lá, segue até a Arena de Pernambuco, depois continua pelo Ramal da Arena até Camaragibe.

2) Outra rota é acessar no Km 14 da BR-232, em Moreno, a entrada para Santo Aleixo, em Jaboatão dos Guararapes, seguir pela Estrada da Luz em direção a Jaboatão Centro, para chegar à Zona Sul do Recife.

3) Uma terceira opção é na altura do Km 27 da BR 232, próximo ao antigo posto da PRF de Moreno. O motorista acessa a Avenida Adelina Lacerda Beltrão, em direção a Jaboatão Centro e Cavaleiro, e segue em direção à Avenida José Rufino, chegando nos bairros de Areias ou Afogados.

TRECHO DE 400 METROS NO ASFALTO

Apesar do avanço da concretagem das duas pistas - 97% já realizado -, há um trecho de 100 metros que permaneceu em asfalto na pista no sentido Recife-Interior, e outro de 300 metros na pista no sentido contrário (Interior-Recife).

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
A expectativa do governo é que a situação seja bem melhor do que na Semana Santa de 2022, quando a obra estava com praticamente dois meses de execução. Mesmo assim, os motoristas devem se organizar para tentar pegar a estrada - na ida e na volta do feriadão - mais cedo - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

A expectativa do governo é que a volta do feriadão, mesmo com o trecho no asfalto, tenha retenções, mas não engarrafamentos. A fiscalização do DER-PE e da PM está no trecho durante o feriadão para orientar os motoristas.

Problemas nas BRs 232 e 104 geram preocupação para condutores

Segundo a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Seinfra), os 6,8 km de pistas em obras - entre a bifurcação com a BR-101 e a Avenida Abdias de Carvalho, no Bongi, e o entroncamento com a BR-408, no Curado - estão praticamente concretados, ficando apenas esses dois pontos ainda no asfalto.

OBRAS FORAM SUSPENSAS NO FERIADÃO

Para ajudar na circulação dos veículos, o governo de Pernambuco suspendeu as obras de alargamento da BR-232 desde a quarta-feira (5/4). Os trabalhos foram interrompidos e só retornarão na segunda-feira (10), após o feriadão.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Pistas do alargamento da BR-232 na saída do Recife não foram concluídas e ainda há pequenos trechos no asfalto. Para ajudar na circulação dos veículos, o governo de Pernambuco suspendeu as obras de alargamento até segunda-feira (10), após o feriadão - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Muita gente já sabe e, com certeza, deve ter passado por situações semelhantes e difíceis, mas não custa reforçar. Existem horários menos ruins para pegar a estrada nos grandes feriados, como este, da Semana Santa.

Comentários

Últimas notícias