CICLOMOBILIDADE

UBER: BICICLETAS do ITAÚ já podem ser liberadas pelo aplicativo da UBER. Veja como fazer

Recife é a primeira cidade brasileira a testar o novo serviço liberado pelo aplicativo da Uber, numa parceria inédita entre a Tembici, que opera o sistema de bikes, e a gigante da mobilidade urbana

Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Publicado em 05/05/2023 às 11:38 | Atualizado em 05/05/2023 às 14:09
DAY SANTOS / JC IMAGEM
Bicicletas do Itaú/Tembici começaram a ser liberadas pelo aplicativo da Uber - FOTO: DAY SANTOS / JC IMAGEM

Agora é para valer. As bicicletas públicas compartilhadas, sistema oferecido pela Tembici e Banco Itaú, já podem ser liberadas pelo aplicativo da Uber. O projeto-piloto começou no Recife nesta sexta-feira (5/5), através do Sistema Bike PE e, de acordo com a Uber, está disponível para alguns usuários.

Assim, as pessoas que quiserem alugar uma das bicicletas do Bike PE poderão fazê-lo pelo app da Uber. A estratégia é facilitar a vida do usuário, principalmente aqueles que não têm planos com a Tembici/Itaú.

Inicialmente, segundo a Tembici, haverá um período de testes. O projeto começará pelo Bike PE e depois será expandido para as outras capitais onde o serviço de compartilhamento é oferecido no País: Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Na sequência, chegará às demais cidades da América Latina onde a Tembici atua: Buenos Aires (Argentina), Bogotá (Colômbia) e Santiago (Chile). A inovação vale tanto para as bikes comuns quanto para as elétricas. 

As bikes elétricas (pedal assistido), entretanto, ainda não estão disponíveis no Recife. O Bike PE tem 90 estações com 900 bicicletas, que já realizaram 1,2 milhão de deslocamentos somente em 2023. O sistema pernambucano é predominantemente na capital, mas tem algumas estações em Jaboatão dos Guararapes e em Olinda, na Região Metropolitana do Recife.

VEJA COMO ALUGAR A BICICLETA PELO APP DA UBER

Ao abrir o aplicativo da Uber os usuários conseguirão identificar a opção do serviço de bikes, discriminado como duas rodas e com a imagem da bike laranjinha do Itaú/Tembici. Em seguida, ao optar pelo serviço, conseguirá identificar as estações de bicicletas mais próximas.

Na sequência, terá a opção de liberação apenas por leitura do QRCode - não há, pelo menos por enquanto, a alternativa de geração de código, como acontece no aplicativo Bike Itaú.

REPRODUÇÃO
Bicicletas do Itaú/Tembici começam a ser liberadas pelo aplicativo da Uber - REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO
Bicicletas do Itaú/Tembici começam a ser liberadas pelo aplicativo da Uber - REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO
Bicicletas do Itaú/Tembici começam a ser liberadas pelo aplicativo da Uber - REPRODUÇÃO

Para essa liberação não será necessário ter um cadastro no sistema Bike PE ou usar o app Bike Itaú, por exemplo. Toda a relação entre o usuário e a Tembici/Itaú se dará pelo aplicativo da Uber. Essa estratégia, inclusive, foi escolhida para atrair mais clientes para as duas plataformas.

Vale ressaltar que haverá um único modelo de plano para liberação das bikes. Será o Plano Avulso, com corrida de até 30 minutos, adquirido na hora (R$ 3,90 uma viagem única de até 30min).
E o pagamento será realizado de acordo com os meios disponíveis pela Uber em seu aplicativo (cartão de crédito, cartão de débito e PIX).

ATENÇÃO: os usuários devem estar atentos porque o Plano Avulso prevê uma cobrança de R$ 3,90 para cada 30min excedentes.

Passo a passo para utilização do serviço:

1. Abra o aplicativo da UBER;
2. Na tela inicial selecione "Duas Rodas";
3. Escolha a estação mais próxima e clique para conferir o melhor trajeto para chegar até ela;
4. Ao chegar na estação, escolha uma bicicleta e escaneie o QR Code disponível, em "Escanear para viajar";
5. Após isso, você encontrará o valor e o tempo oferecido para desbloquear a bicicleta escolhida;
6. Selecione a forma de pagamento e confirme a viagem!

DAY SANTOS / JC IMAGEM
Projeto-piloto acontece no Recife, via Sistema Bike PE, e está liberado para alguns usuários - DAY SANTOS / JC IMAGEM

BIKES CONTINUARÃO SENDO LIBERADAS PELA APP DO ITAÚ

Vale ressaltar que as bicicletas da Tembici/Itaú continuarão acessíveis da mesma forma que é hoje: pelo aplicativo Bike Itaú, de acordo com cada sistema. A liberação pelo app da Uber é um serviço a mais.

A parceria entre as plataformas foi anunciada em abril, com previsão de começar no dia 24/4, como informado pela Coluna Mobilidade. Mas o serviço não ficou disponível naquela época, entrando em operação agora.

“Poder levar aos usuários da Uber as bicicletas compartilhadas da Tembici mostra o importante papel que as diferentes opções de modais desempenham na mobilidade urbana. Ficamos ainda mais felizes por seguir a estratégia da Uber para chegar a emissões zero de carbono, fornecendo aos usuários formas sustentáveis, acessíveis, e convenientes para viajar”, afirma Marco Cruz, Diretor de Novos Negócios da Uber. Para a Uber, essa parceria significa um progresso significativo em direção à meta da empresa de se tornar uma plataforma de mobilidade com emissão zero de carbono até 2040.

“As laranjinhas, que só em 2023 já realizaram mais de 1,2 milhão de deslocamentos em Pernambuco, agora também estarão disponíveis em um dos maiores aplicativos de mobilidade compartilhada do mundo, contribuindo para viagens mais cômodas, econômicas e sustentáveis. Seguimos inspirados em deixar mais fácil a vida das pessoas, por meio das nossas bicicletas, e esta iniciativa convida as pessoas a descobrirem caminhos e distâncias pedaláveis”, ressalta Gabriel Reginato, diretor de negócios da Tembici.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias