TRÂNSITO EM OLINDA: binário da Avenida Getúlio Vargas vai começar a ser implantado
Programa Novo Caminho prevê que a Avenida Getúlio Vargas será mão única, ganhará faixa exclusiva para ônibus e ciclovia
As mudanças na circulação da Avenida Getúlio Vargas, uma das mais importantes de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, vão começar a ser implantadas pela prefeitura da cidade ainda nesta semana. A avenida, corredor estrutural da restrita malha viária do município, ganhará faixa exclusiva para os ônibus, ciclovia bidirecional e, principalmente, sentido único para compor um binário.
A intervenção na infraestrutura de Olinda foi batizada pela prefeitura como Programa Novo Caminho e promete ir além dos benefícios para a mobilidade. Segundo a gestão municipal, irá gerar mais emprego e renda, além de impactar positivamente na iluminação, limpeza, saúde, lazer e qualidade de vida da população.
A primeira ação do Programa Novo Caminho será exatamente a requalificação do polo econômico Bairro Novo/Casa Caiada, que inclui as mudanças na circulação com um investimento de R$ 55 milhões. Esses recursos prevêem intervenções em ruas e avenidas, praças e também na orla dos dois bairros.
A obra será dividida em etapas, e a primeira delas começará na quinta-feira (15/6) com a requalificação da Avenida Getúlio Vargas e da Rua Cândido Pessoa. Os detalhes do projeto serão apresentados nesta quarta-feira (14/6), em coletiva de imprensa promovida pelo prefeito Professor Lupércio, às 9h30m no Palácio dos Governadores (sede da prefeitura, no Sítio Histórico de Olinda).
BINÁRIO DA AVENIDA GETÚLIO VARGAS
O Novo Caminho prevê, na última etapa do projeto, a implantação de um binário na Avenida Presidente Getúlio Vargas, que ganhará sentido único de tráfego, faixa exclusiva para os ônibus e ciclovia bidirecional. E mais: uma ampla requalificação urbana do corredor e do seu entorno, além da Rua Cândido Pessoa, a primeira paralela a oeste da Getúlio Vargas e que irá compor o binário com a avenida.
A promessa da Prefeitura de Olinda é refazer todas as calçadas, a drenagem e a pavimentação das duas vias, além de implantar nova iluminação e equipamentos urbanos - principalmente os pontos de ônibus.
O projeto, chamado inicialmente de Binário Bairro Novo/Casa Caiada, custaria R$ 35 milhões, recursos do município já obtidos, segundo a Prefeitura de Olinda, via financiamento Finasa da Caixa Econômica Federal (CEF). Mas foi aumentado em R$ 20 milhões porque, segundo a prefeitura, outras ruas e avenidas foram incluídas na intervenção.
A aposta da Prefeitura é que, com a reurbanização, consiga reorganizar completamente a Getúlio Vargas, corredor importante não só para a circulação, mas comercialmente. A via é vista como a Avenida Conselheiro de Olinda.
Além de proporcionar mais segurança para os pedestres e ciclistas e maior velocidade nas viagens dos ônibus, beneficiando os passageiros. O objetivo é fazer uma intervenção completa semelhante a que foi realizada na Avenida Presidente Kennedy, outro corredor viário fundamental da cidade.
COMO SERÁ A NOVA CIRCULAÇÃO QUANDO O BINÁRIO FOR IMPLANTADO
Quando o novo binário for implantado, compreenderá os quatro quilômetros da Avenida Getúlio Vargas, ao longo do Bairro Novo e de Casa Caiada, e será composto, além da avenida, pela Rua Cândido Pessoa e um pequeno trecho de aproximadamente um quilômetro da Avenida Carlos de Lima Cavalcanti.
A Avenida Presidente Getúlio Vargas passará a ter sentido único Recife-Olinda desde a Praça 12 de Março (onde fica a tradicional Sorveteria Bacana) até o girador em frente ao Hotel 4 Rodas.
Esse trecho, de quatro quilômetros, será exatamente o binário. Hoje, a Avenida Getúlio Vargas é mão dupla com duas faixas em cada direção. Com a mudança, passará a ter duas faixas para carro, uma faixa exclusiva para ônibus e uma ciclovia implantada na quarta faixa.
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No sentido Olinda-Recife, a circulação será pela Rua Cândido Pessoa, que será o eixo principal do percurso. Mas, na prática, o binário começará ainda na Avenida Carlos de Lima Cavalcanti.
Os veículos, incluindo os ônibus, que quiserem usar o binário o acessarão a partir da Rua Jornalista Luís Andrade (cerca de um quilômetro depois da rotatória do Hotel 4 Rodas).
A Praça 12 de Março, assim como o girador em frente ao Hotel 4 Rodas, funcionarão como rotatórias de entrada e saída do futuro binário. Entrando nela à esquerda, pegarão à direita e entrarão na Rua Cândido Pessoa. A partir daí, serão três faixas, sendo duas para os automóveis e uma para os ônibus.
Essa via, é importante ressaltar, ainda tem trechos bastante residenciais, inclusive com árvores antigas plantadas no meio da via. Mas, a opção por ela foi necessária pela proximidade com a Getúlio Vargas e pelo caráter comercial que ela já adquiriu exatamente por ser a primeira paralela do corredor.
FAIXA PARA OS ÔNIBUS E CICLOVIA
A promessa da Prefeitura de Olinda é que irá melhorar não só a circulação dos automóveis na cidade e recuperar a força econômica da Avenida Getúlio Vargas, mas também promover uma reurbanização geral dos dois corredores e de quatro praças existentes entre eles.
A reurbanização, promete a gestão municipal, será reconstruir todas as calçadas das duas avenidas (os dois lados) com piso intertravado e respeitando as normas de acessibilidade, implantar nova sinalização horizontal, vertical e, principalmente, semafórica, além de uma nova iluminação e novos abrigos de ônibus. Tudo novo. Essa é a promessa.
GANHOS COM O PROJETO
Os estudos realizados para embasar o projeto apontam que a Avenida Getúlio Vargas recebe, em média, entre 10 mil e 14 mil veículos por dia.
Os ganhos de velocidade estimados não foram informados pela Prefeitura de Olinda, apenas no caso dos ônibus, que seriam de 15% a 20% com a implantação de uma faixa exclusiva. Olinda tem 26 linhas de ônibus metropolitanas e a grande maioria passa pela Getúlio Vargas.
As duas faixas para o tráfego de veículos particulares e a faixa exclusiva de ônibus serão implantadas em 11,10 metros da avenida. E as calçadas terão 3,45 metros de cada lado. O padrão das calçadas é o mesmo para a Rua Cândido Pessoa, que seguirá com três faixas: duas para carros e uma para os coletivos.
A expectativa é de que os trabalhos de implantação do binário, após a ordem de serviço ser dada, durem aproximadamente dois anos. O projeto foi desenvolvido pela TPF Engenharia.