Depois de quase três anos suspensa, a Linha TI PE-15/TI Abreu e Lima (1933) está sendo reativada pelo governo de Pernambuco, gestor do sistema de transporte público por ônibus da Região Metropolitana do Recife. A linha estava desativada desde 2020, no início da pandemia de covid-19, e retorna com novo percurso - mais extenso - para fazer conexão com mais terminais integrados.
Antes da crise sanitária, a linha 1933 operava com o nome de TI Abreu e Lima/TI Pelópidas, transitando apenas entre os dois terminais integrados. O TI Pelópidas fica em Paulista. Agora, os coletivos irão até o TI PE-15, localizado em Olinda, e, por isso, a nomenclatura da linha também foi alterada.
A linha segue com a tarifa do Anel B, que custa R$ 5,60 e é pouco utilizada no sistema, onde o Anel A (R$ 4,10) predomina. Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), a mudança e ampliação da rota foi realizada para atender o centro comercial do município de Abreu e Lima.
POSSIBILIDADE DE MAIS INTEGRAÇÕES COM NOVO PERCURSO
Os ônibus sairão do Terminal Integrado PE-15 e farão retorno na Rua Capitão José Primo, no centro comercial de Abreu e Lima, antes de chegar ao TI Abreu e Lima. Trafegarão pelas rodovias PE-15 e BR-101 e passarão também pelo TI Pelópidas Silveira. Em algumas viagens, também farão atendimentos ao loteamento Nova Aurora/Jaguaribe, em Paulista.
A expectativa do CTM é que os usuários desembarquem ao longo das rodovias PE-15 e BR-101, sentido Abreu e Lima, liberando o coletivo para os passageiros que deverão embarcar no centro comercial de Abreu e Lima e irão seguir viagem sentido TI PE-15. De lá, poderão fazer integrações para Xambá, Rio Doce, Cidade Tabajara, Bairro do Recife, Joana Bezerra e Boa Viagem.
Neste primeiro momento, a linha operará apenas nos dias úteis quando fará também atendimentos, em horários predeterminados.
OPERAÇÃO JÁ INICIA COM INTEGRAÇÃO TEMPORAL
Segundo o CTM, a linha TI PE-15/TI Abreu e Lima (1933) já reinicia a operação com a integração temporal. Por isso, os passageiros devem estar atentos ao período de duas horas para fazer as integrações sem cobrança de uma nova tarifa.
Assim, o embarque nos ônibus no TI PE-15 só será permitido pela porta dianteira do coletivo e com a apresentação do cartão VEM no validador.