Depois de notas resumidas e quase nenhum diálogo em relação aos desvios, atrasos e cancelamentos de voos provocados pela desativação do sistema de pouso por instrumento do Aeroporto Internacional do Recife, a Aena Brasil informou que as obras na pista de pouso foram concluídas há mais de um mês.
Por nota, a concessionária que administra o terminal de passageiros informou que os trabalhos foram finalizados no dia 24 de maio e que, desde então, aguarda autorização da Aeronáutica para realocar o Sistema de Pouso por Instrumento (Instrument Landing System - ILS).
Os desvios e cancelamentos de voos no Aeroporto Internacional do Recife não estão sendo provocados só pelas chuvas, mas devido à desativação do ILS, um dispositivo fundamental para auxiliar os pilotos até obterem contato visual com a pista de pouso.
Esse contato visual só seria possível a partir dos 200 pés de altura (o equivalente a 61 metros de altura). Até chegar a esse patamar, só é possível realizar o procedimento de pouso com o ILS.
“Aena Brasil informa que as obras da pista do Aeroporto do Recife foram concluídas no dia 24 de maio e, desde então, a concessionária aguarda autorização do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) para realocar o ISL para a nova posição”.
Assim, os transtornos causados a quase 50 voos pelo desligamento do ILS, como os vistos nos dias 14, 23 e nesta segunda (26/6), poderiam não ter acontecido se o sistema estivesse religado.
FAB TINHA SE POSICIONADO SOBRE O DESLIGAMENTO
O posicionamento mais claro da Aena Brasil só aconteceu depois que, na semana passada, a Força Aérea Brasileira (FAB) condicionou o religamento do equipamento às obras que estão sendo executadas na pista do aeroporto.
Na nota oficial, a FAB explica que o desligamento foi realizado por segurança, mas deixa claro que o ILS só poderá ser religado após a conclusão das obras, que segundo as primeiras informações obtidas pelo JC, seriam finalizadas apenas no dia 29 de julho - fato que foi negado pela Aena em nota.
A FAB também garantiu que a segurança para pousos no aeroporto está mantida com procedimentos de aproximação por instrumentos que direcionam a aeronave com segurança para o rumo da pista.
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Confira a nota da FAB na íntegra:
“Com o objetivo de manter a segurança da operação, o ILS (Instrument Landing System) do aeroporto em questão está inoperante. Após a implantação de uma área de segurança de fim de pista (Runway End Safety Area), foi necessário modificar a posição da cabeceira da pista de pouso e, com isso, realizar adaptações no ILS instalado.
Durante este processo, é preciso manter o auxílio à navegação aérea Glide Slope desligado até que seja concluída a reinstalação na nova posição da cabeceira de pista, já que o equipamento é responsável por oferecer uma rampa eletrônica para a aeronave durante a fase final do pouso.
No que se refere à Segurança Operacional, o equipamento só poderá ser colocado em operação após o cumprimento de todos os itens previstos nas legislações referentes ao Plano de Proteção do Aeródromo e demais auxílios e Sistema de Pouso por Instrumentos.
A responsabilidade pela realocação do ILS é da concessionária do aeroporto, sob a supervisão do CINDACTA III (Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo). Todo o processo de homologação é feito atendendo aos parâmetros de segurança previstos no MCA 63-4 - Homologação, Ativação e Desativação no âmbito do SISCEAB (Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro).
Na indisponibilidade do ILS, o aeródromo de Recife dispõe dos procedimentos de aproximação por instrumentos VOR (Very High Frequency Omnidirectional Range), procedimento balizado por uma antena no solo, e RNP (Required Navigation Performance), este balizado por GPS. Ambos os procedimentos por instrumentos direcionam a aeronave com segurança para o rumo da pista”.