Paralisação do Metrô do Recife pode ser retomada nesta sexta. Entenda
Metroviários vão votar contraproposta da CBTU e greve da categoria poderá ser retomada. Clima segue tenso e assembleia foi antecipada em cinco dias
A greve dos metroviários de Pernambuco poderá ser retomada nesta sexta-feira (1º de setembro) e, com ela, o Metrô do Recife voltará a parar após ficar 25 dias em greve, operando apenas nos horários de pico. Mais uma vez, a categoria e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) não chegaram a um acordo e o clima só piora.
A queda de braço entre o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) e o governo federal está tão evidente que a categoria decidiu antecipar em cinco dias a assembleia que vai votar a retomada do movimento. A votação aconteceria na terça-feira (5/9), mas foi antecipada para esta sexta-feira (1º/9), às 18h.
NOVA RODADA DE NEGOCIAÇÕES SEM RESULTADOS
Na última quarta-feira (30/8), a oitava rodada de negociações entre o Sindmetro e a CBTU, tendo a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) do governo federal sendo consultada, aconteceu, sem resultado.
A reunião foi online e, segundo o Sindmetro verbalizou nas redes sociais, a proposta foi inferior ao que está sendo pedido. Mais uma vez. A empresa propôs o reajuste salarial de 3,45%, mas sem correção da base salarial. Enquanto os metroviários já tinham reduzido ao máximo a proposta inicial - que começou com reajuste superior a 10%.
“De acordo com o informe encaminhado à categoria sobre a reunião de hoje (30), às 10h30, com a empresa e o conjunto dos sindicatos da base da CBTU, a reunião apenas teve caráter informativo da SEST, sem nenhuma perspectiva de negociação. A mesma foi longa e desgastante. Ainda tentamos negociar detalhes no texto, mas a empresa disse que a SEST já deu a última palavra e não podia ir além do que estava posto!, afirmou Luiz Soares, presidente do Sindmetro.
Confira a última proposta aprovada pela categoria e apresentada ao governo federal:
- IPCA de 3,45% para toda a categoria;
- Piso salarial distribuído em 5 níveis (quem está do nível 110 pra baixo, recebe 5 níveis. Quem está do 111 para cima recebe o que faltar para chegar até 115);
- Garantia de ACE (Acordo Coletivo de Estabilidade) em caso de privatização ou extinção
- Garantia do Dia do Metroviário;
- Garantia redução da jornada de trabalho para quem tem filho com deficiência, sem a redução do salário;
- Revisão ao estudo do PES para ser apresentada a criação da comissão de estudos em menos de 20 dias.
METRÔ DO RECIFE INCLUÍDO NO NOVO PAC PARA ADIAR A PRIVATIZAÇÃO
O Metrô do Recife foi incluído no Novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) do governo Lula e tem carimbado R$ 4 milhões para a realização de um estudo de requalificação. Serão necessários entre nove e 12 meses para conclusão, o que adiaria qualquer possível decisão sobre a privatização.
Enquanto isso, a expectativa é de que a pressão e sensibilização políticas consigam convencer o governo federal a liberar recursos para o custeio da operação - hoje o metrô tem um déficit anual de custeio de R$ 300 milhões e vem sobrevivendo com 30% do que precisa para a operação básica.
O QUE DIZ A CBTU RECIFE
Por nota, a CBTU informou nesta quinta que participaram da reunião apenas os representantes dos sindicatos e da CBTU. E que a SEST, na verdade, foi consultada via telefone, quando os sindicatos questionaram sobre a prorrogação do prazo de 31/08 e sobre a vigência do acordo.
Na quarta, a Companhia tinha soltado a seguinte nota: “Hoje (30), a CBTU realizou a 8ª reunião de negociação referente ao acordo coletivo de trabalho. Estiveram presentes todos os sindicatos da base CBTU e, na ocasião, foi apresentada a proposta final.
O dia 06/09/2023 é o prazo final de celebração do acordo para que haja retroativo à data-base (01/05/2023), conforme os parâmetros da SEST. Ao final da reunião, os sindicatos registraram que submeteriam a proposta em assembleia para deliberação da categoria.
A Companhia reitera o compromisso em celebrar um acordo coletivo em tempo breve”.