NOVO TRÂNSITO DO CENTRO DO RECIFE: confira quando começa o novo plano de circulação do Centro do Recife
Rua do Imperador e Avenida Martins de Barros também terão trânsito invertido pelo novo plano de circulação do Centro do Recife
As mudanças no trânsito previstas no novo plano de circulação do Centro do Recife serão feitas em duas etapas e, principalmente, a partir de 2024. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) tem a pretensão de iniciar parte da nova circulação até o fim deste ano, mas as mudanças principais só começarão com intensidade em 2024.
O novo plano de circulação do Centro do Recife tem como principal direcionamento, segundo a Prefeitura do Recife, ampliar as conexões da cidade com o centro, entre o bairro de Afogados e os bairros de São José e Santo Antônio, além do Bairro do Recife e da Boa Vista. E prevê o protagonismo da Avenida Dantas Barreto como corredor viário - ponto, inclusive, que tem recebido críticas pelo risco de isolar o comércio popular da área.
Esta, inclusive, seria a chamada primeira fase do novo plano e a que a CTTU pretende iniciar ainda em 2023. "Nossa expectativa é começar pela conexão da Avenida Sul e Rua Imperial com a Avenida Dantas Barreto. As mudanças ainda estão sendo estudadas e serão faseadas. Estamos ainda na fase de escutas, trabalho que está sendo coordenado pelo Programa Recentro, que tem realizado conversas e oficinas sobre as mudanças previstas para o Centro do Recife”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.
“O objetivo do projeto é fazer as conexões com o Centro. E entendemos que a Avenida Dantas Barreto é, atualmente, subutilizada. Por isso buscamos dar um protagonismo a ela, transformando-a num corredor viário. A primeira fase é a Avenida Dantas Barreto, que conta com uma grande presença de comércio popular e terá uma conexão mais fácil tanto para o transporte público como para os automóveis. Além da malha cicloviária que irá compor todo o projeto”, destaca Taciana Ferreira.
PROJETO IMPLANTADO EM DUAS ETAPAS
Segundo a CTTU, o novo plano de circulação do Centro será faseado. A primeira etapa será a conexão de Afogados com o Centro, pelo bairro de São José, e a segunda será o trecho de Santo Antônio, com as mudanças previstas para vias como a Rua do Imperador, Avenida Martins de Barros ou Ponte Buarque de Macedo.
“O projeto será faseado. Já iniciamos algumas obras, como na Avenida Dantas Barreto. Mas todas as mudanças serão esclarecidas e informadas à população antecipadamente”, explica Taciana Ferreira.
“É uma oportunidade de rever a importância da Avenida Dantas Barreto como via de conexão no Centro. O estudo partiu da premissa de melhorar as conexões para o transporte público e os pedestres, além da expansão da malha cicloviária, que irá oferecer mais segurança aos ciclistas. Os pedestres também terão mais segurança e mais oportunidades de travessia, como aconteceu com a Avenida Conde da Boa Vista, por exemplo”.
“Também vamos mudar a circulação do Cais de Santa Rita com os novos empreendimentos - Hotel-Marina e Centro de Convenções -, melhorando a conexão no entorno”, finaliza.
RUA DO IMPERADOR E MARTINS DE BARROS TERÃO O TRÂNSITO INVERTIDO
O novo plano de circulação do Centro do Recife projetado pela prefeitura para conectar os bairros de Afogados a São José e Santo Antônio, além do Bairro do Recife, vai promover a inversão de tráfego de importantes avenidas do Centro. E, ainda, mexer na circulação de pontes importantes como a Ponte Buarque de Macedo, um dos principais acessos ao Bairro do Recife.
A Prefeitura do Recife detalhou o Projeto Centro: Novas Conexões, que foi elaborado como uma das ações mitigadoras do Projeto Novo Recife, no Cais José Estelita, e já tinha sido explorado pelo JC, mesmo sem a leitura e apresentação da gestão municipal.
Segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), a Rua do Imperador e a Avenida Martins de Barros (às margens do Rio Capibaribe, após o Cais de Santa Rita), no bairro de Santo Antônio, terão o sentido invertido. Continuarão compondo um binário (quando duas vias são paralelas e têm sentidos de tráfego opostos), mas com a circulação invertida.
RUA DO IMPERADOR VAI ENTRAR NO CENTRO E A AVENIDA MARTINS DE BARROS VAI SAIR
A Rua do Imperador passará a ter o tráfego entrando no Centro (Sul-Norte), enquanto a Avenida Martins será na direção oposta (Norte-Sul). O condutor que estiver no Cais de Santa Rita seguirá entrando à esquerda pela Avenida Martins de Barros, mas não irá em frente. Pegará a Travessa do Arsenal de Guerra, Rua da Praia e Rua do Imperador (mesmo trajeto de hoje em dia, só que invertido) até chegar à Praça da República.
Na prática, o acesso ao Centro para quem sai da Zona Sul (bairros de Boa Viagem e Pina) não mudará muito, com exceção da entrada pela Rua do Imperador. Mas os condutores terão outra rota, podendo utilizar o principal eixo viário do projeto, que é a Avenida Dantas Barreto.
Como a Coluna Mobilidade já tinha detalhado, a Dantas Barreto é a grande estrela do novo plano de circulação defendido pela Prefeitura do Recife. A via vai ganhar protagonismo no Centro, sendo uma ligação requalificada com a Avenida Sul e a Rua Imperial, no bairro de São José.
PONTE BUARQUE DE MACEDO SERÁ MÃO DUPLA E TERÁ TRÁFEGO INVERTIDO
Mais uma novidade do novo plano de circulação do Centro do Recife é a inversão e duplicação do tráfego da Ponte Buarque de Macedo, que liga a Praça da República ao Bairro do Recife. “Ela passará a ser mão dupla, no sentido Cais do Apolo-Praça da República. A Rua Madre de Deus também terá o tráfego invertido, passando a receber a circulação de entrada no Bairro do Recife”, explica Taciana Ferreira, presidente da CTTU.
O tráfego no entorno da Praça da República - onde fica o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual - também passará por mudanças. A Rua Praça da República, via entre a praça e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) passará a ter o tráfego permanentemente no sentido Centro-subúrbio, como acontece com frequência quando o Estado fecha o acesso ao Palácio.
Projeto de Nova Ciruclação Centro do Recife-Afogados by Roberta Soares on Scribd
A ciclovia que existe na via e que virou uma ciclofaixa - depois que a prefeitura recuperou o pavimento e não reinstalou os blocos de segregação - será transferida para a via local do Palácio. “Nós tivemos a garantia do governo estadual de que, mesmo quando houver necessidade de bloqueios, o que será menos comum porque a via local receberá apenas o tráfego com destino ao Palácio, a ciclovia terá o acesso liberado”, destaca Taciana Ferreira.
ACESSO DE BOA VIAGEM/PINA AO CENTRO PASSA A TER DUAS OPÇÕES
Na prática, o acesso ao Centro para quem sai da Zona Sul (bairros de Boa Viagem e Pina) não mudará muito, com exceção da entrada pela Rua do Imperador. Mas os condutores terão outra rota, podendo utilizar o principal eixo viário do projeto, que é a Avenida Dantas Barreto.
Pelo Cais José Estelita - Seguirá normalmente, pelo Viaduto das Cinco Pontas (até ser demolido, como previsto entre as ações mitigadoras do Projeto Novo Recife), Cais de Santa Rita, Avenidas Martins de Barros e, agora, Rua do Imperador.
Pela Avenida Dantas Barreto - Essa será a novidade. Seguindo pelo Cais José Estelita, o condutor acessará a nova alça em nível (ou seja, não elevada) e entrará na Avenida Dantas Barreto pelas Praças das Cinco Pontas e Sérgio Loreto, no Bairro de São José.
TRÂNSITO NO SENTIDO ZONA NORTE-CENTRO MUDA
Além da conexão entre as Avenidas Dantas Barreto, Sul e Imperial - eixo principal do projeto -, uma importante mudança se dará na circulação no sentido Norte-Centro. Segundo explica Kelly Pereira, gerente de engenharia de tráfego da CTTU, o tráfego se dará pela Avenidas Martins de Barros (invertida), pela Avenida Dantas Barreto e pela Rua Cais de Santa Rita (por trás do Terminal de Santa Rita e onde fica o Sesc).
O Cais de Santa Rita, que hoje tem dois sentidos e é a principal via de entrada e saída do Centro no sentido da Zona Sul do Recife, terá um único sentido - Centro-Sul. Enquanto a Rua Cais de Santa Rita - atualmente uma via local com estacionamentos - será transformada numa avenida de saída da área central no sentido norte-sul.
ENTENDA AS PRINCIPAIS MUDANÇAS POR VIAS
1) Rua do Imperador e Avenida Martins de Barros mudam de sentido
A Rua do Imperador passará a ter o tráfego entrando no Centro (Sul-Norte), enquanto a circulação da Avenida Martins será na direção oposta (Norte-Sul). O condutor que sair do Cais de Santa Rita seguirá entrando normalmente pela Avenida Martins de Barros, mas não irá em frente. Pegará a Travessa do Arsenal de Guerra, Rua da Praia e Rua do Imperador (mesmo trajeto de hoje em dia, só que invertido)
2) Ponte Buarque de Macedo vira mão dupla e tem trânsito invertido. Rua Madre de Deus também muda
A Ponte Buarque de Macedo, que liga a Praça da República ao Bairro do Recife, passará a ser mão dupla e no sentido Cais do Apolo para a Praça da República. A Rua Madre de Deus também terá o tráfego invertido, passando a receber a circulação de entrada do Bairro do Recife.
3) Acesso de Boa Viagem/Pina ao Centro passa a ter duas opções
Pelo Cais José Estelita - Seguirá normalmente, pelo Viaduto das Cinco Pontas (até ser demolido, como previsto entre as ações mitigadoras do Projeto Novo Recife), Cais de Santa Rita, Avenidas Martins de Barros e, agora, Rua do Imperador.
Pela Avenida Dantas Barreto - Essa será a novidade. Seguindo pelo Cais José Estelita, acessará a nova alça em nível (ou seja, não elevada) e entrará na Avenida Dantas Barreto pelas Praças das Cinco Pontas e Sérgio Loreto, no Bairro de São José.
4) Acesso de Afogados-Centro pela Avenida Dantas Barreto
A Avenida Dantas Barreto será transformada em um grande corredor viário, com a circulação de veículos Centro-Sul pela pista oeste e Sul-Centro pela pista leste.
O corredor começará na Avenida Sul, em paralelo à Rua Imperial, e seguirá pela Avenida Dantas Barreto e Avenida Nossa Senhora do Carmo, dando acesso ao Bairro do Recife por essa rota.
5) Acesso da Norte-Centro tem várias mudanças
Quem sai da área norte para passar pelo Centro do Recife usará as Avenidas Martins de Barros, Dantas Barreto e Rua Cais de Santa Rita (por trás do Terminal de Santa Rita e onde fica o Sesc).
O Cais de Santa Rita será usado apenas para entrar no Centro, sentido Zona Sul-Centro. Enquanto a Rua Cais de Santa Rita - atualmente uma via local com estacionamentos - será transformada numa avenida de saída da área central no sentido Norte-Sul.