GREVE DOS ENTREGADORES IFOOD: vai ter GREVE dos MOTOBOYS? Saiba das últimas notícias
Solicitando melhores condições de trabalho e melhores salários, os motoboys estão organizando uma paralisação nacional, inclusive no Recife, nesta sexta-feira (29).
Solicitando melhores condições de trabalho e melhores salários, os motoboys estão organizando uma paralisação nacional, inclusive no Recife, nesta sexta-feira (29).
O "breque geral" se estenderá até o final de semana, no domingo (01/10).
Conforme relatado pelos profissionais que fazem entregas em motocicletas, as empresas estão propondo remunerar com R$ 17 por hora de trabalho.
Em Brasília, o grupo elaborou um vídeo apresentando suas demandas na Biblioteca Nacional:
GREVE DOS ENTREGADORES EM RECIFE
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores que Atuam na Entrega de Produtos por Aplicativos do Estado de Pernambuco (SEAMBAPE), a mobilização tem como objetivo assegurar os direitos e a qualidade de vida dos trabalhadores.
O sindicato também destaca que os valores oferecidos pelas empresas pelo tempo de serviço dos entregadores são consideravelmente baixos e não oferecem qualquer garantia de segurança durante as rotas.
Atualmente, a categoria conta com dois mil e trezentos membros filiados no estado.
"Essa paralisação nacional é de extrema importância para pressionar o governo e os aplicativos que vêm fazendo uma exploração absurda com os motoboys, que são um público das classes C e D, com baixa escolaridade. As empresas começaram com as narrativas que eles eram patrões e empreendedores, mas as condições de trabalho não são boas", afirma Rodrigo Lopes, presidente do sindicato.
"As empresas afirmam que oferecem seguro para esses seguros, mas ele é para o produto do trabalhador. Eles só possuem seguro quando têm uma corrida ou um produto, isso é um problema muito sério e precisa ser corrigido", finaliza o presidente.
PARALISAÇÃO MARCADA PARA SEXTA-FEIRA (29)
Em todo o território nacional, está programada uma greve dos entregadores de aplicativos para esta sexta-feira.
Em Recife, a manifestação ocorrerá na ponte Duarte Coelho, com início previsto para as 16h30.