LINHA 9-ESMERALDA AGORA: Fumaça na linha Esmeralda assusta passageiros em meio à GREVE METRÔ SP; confira se a LINHA 9-ESMERALDA ESTÁ FUNCIONANDO AGORA
Linha privatizada de trem apresenta falha após governador de São Paulo elogiar concessões
Na tarde desta terça-feira (3), em meio à greve dos trabalhadores do transporte público e do serviço de saneamento em São Paulo, a Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) apresentou uma falha.
Os passageiros tiveram que abandonar o trem por volta das 14h por causa de uma falha no sistema elétrico.
Os trechos entre as estações Morumbi e Villa Lobos-Jaguaré estão paralisados.
Confira as últimas notícias sobre o caso.
LINHA 9-ESMERALDA ESTÁ FUNCIONANDO? CONFIRA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
A Via Mobilidade, empresa que administra as linhas 8 e 9 da CPTM, não destacou quando a linha voltará a funcionar.
"Devido à falha no sistema elétrico, a circulação de trens da Linha 9-Esmeralda está paralisada entre as estações Morumbi e Villa Lobos-Jaguaré. Ônibus da operação Paese foram acionados para atendimento do trecho." disse em nota.
PONTO FACULTATIVO EM SP HOJE? ENTENDA
A prefeitura da capital paulista decretou ponto facultativo dos serviços municipais e suspendeu o rodízio de veículos nesta terça-feira (3).
Está mantido, porém, o funcionamento dos seguinte serviços:
- Escolas e creches,
- Unidades de saúde,
- Serviços de segurança urbana,
- Assistência social,
- Serviço funerário,
- Demais serviços essenciais.
O governo de São Paulo também determinou ponto facultativo em todos os serviços públicos estaduais da capital, inclusive na educação e parte do setor de saúde.
Os serviços de segurança pública não serão afetados, assim como os restaurantes e postos móveis do Bom Prato, que vão oferecer as refeições previstas normalmente.
GREVE METRÔ SP: ENTENDA OS MOTIVOS
Uma das principais pautas da paralisação é exigir que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) suspenda o "processo de privatizações imediatamente".
Além disso, a categoria também exige que "cancele os pregões de terceirizações do Metrô e consulte a população através de um plebiscito oficial sobre a entrega das empresas à iniciativa privada”.
Segundo Camila, a presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, a paralisação desta terça-feira defende os direitos dos trabalhadores e da população.
“Nós estamos defendendo emprego. Estamos defendendo direitos e, ao mesmo tempo, estamos defendendo o interesse da população, que quer um transporte público de qualidade, que a água esteja com qualidade, que a conta de água não aumente”, argumentou.
GREVE METRÔ SP: QUAIS LINHAS FORAM AFETADAS?
Confira abaixo as linhas que estão paralisadas
- Linha 1–Azul (Metrô)
- Linha 2–Verde (Metrô)
- Linha 3–Vermelha (Metrô)
- Linha 10–Turquesa (CPTM)
- Linha 12–Safira (CPTM)
- Linha 13–Jade (CPTM)
- Linha 15–Prata (Metrô)
Com informações da Agência Brasil.