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TRÂNSITO CENTRO DO RECIFE: novo plano de circulação do Centro do Recife já tem data para começar. Veja quando e o que muda

Mudanças vão começar com o acesso dos veículos particulares à Avenida Dantas Barreto, que ganha protagonismo no novo plano de circulação do Centro do Recife

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Roberta Soares

Publicado em 23/11/2023 às 11:46 | Atualizado em 23/11/2023 às 11:47
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O trânsito no Centro do Recife vai mudar em breve. De novo. Além das alterações provocadas pelo fechamento da Ponte Giratória (12 de Março), principal ligação com o Bairro do Recife para quem acessa da Zona Sul da capital, a prefeitura vai dar início a implantação do novo plano de circulação do Centro do Recife.

A previsão é de que as mudanças comecem na segunda quinzena de dezembro e sigam gradativamente em 2024. E esse início começará pelas mudanças na Avenida Dantas Barreto, que será a grande protagonista do projeto.

A avenida, que hoje é subutilizada, sem acesso de veículos particulares e com poucas linhas de ônibus, será a grande estrela do novo plano de circulação da Prefeitura do Recife. A via será transformada numa ligação requalificada também para os carros com a Avenida Sul e a Rua Imperial, no bairro de São José.

Em resumo, a entrada no Centro a partir da Avenida Sul passará a ser pela Dantas Barreto, assim como a saída, seguindo pela Rua Imperial. “As obras de adequação já estão em execução na Avenida Dantas Barreto, na altura do Camelódromo. Vamos implantar por etapas, até porque o plano é dinâmico e pode passar por ajustes ao longo de sua implantação”, explicou a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira, em debate na Rádio Jornal.

Outro aspecto que está sendo considerado para a implementação do novo plano é a interferência do fechamento da Ponte Giratória, que já exigiu alterações na região central, inclusive com retenções diárias.

“Teremos que aguardar a liberação da ponte, de fato, para implementar outras etapas. Mas, por outro lado, algumas alterações que foram feitas agora já estão servindo de testes para o novo plano, inclusive. É o caso das Pontes Buarque de Macedo e Maurício de Nassau, por exemplo. Mas precisamos esperar a obra da Ponte Giratória porque precisamos dela para a saída sul do Bairro do Recife”, disse Taciana Ferreira.

ENTENDA O NOVO PLANO DE CIRCULAÇÃO DO CENTRO DO RECIFE

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Plano da nova circulação no Centro do Recife prevê a transformação da Avenida Sul, que perderá o corredor de ônibus, mas ganhará uma faixa exclusiva e uma ciclovia/ciclofaixa - REPRODUÇÃO

O novo plano de circulação do Centro do Recife tem como principal direcionamento, segundo a Prefeitura do Recife, ampliar as conexões da cidade com o centro, entre o bairro de Afogados e os bairros de São José e Santo Antônio, além do Bairro do Recife e da Boa Vista. E prevê o protagonismo da Avenida Dantas Barreto como corredor viário - ponto, inclusive, que tem recebido críticas pelo risco de isolar o comércio popular da área.

As mudanças serão feitas em duas etapas. A primeira etapa será a conexão de Afogados com o Centro, pelo bairro de São José, e a segunda será o trecho de Santo Antônio, com as mudanças previstas para vias como a Rua do Imperador, Avenida Martins de Barros ou Ponte Buarque de Macedo.

RUA DO IMPERADOR E MARTINS DE BARROS TERÃO O TRÂNSITO INVERTIDO

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Novo plano de circulação do Centro do Recife será faseado em duas etapas. Na foto, uma faixa exclusiva prevista para os ônibus na Rua Imperial para compensar a extinção do corredor de ônibus da Avenida Sul - REPRODUÇÃO

O novo plano de circulação do Centro do Recife projetado pela prefeitura para conectar os bairros de Afogados a São José e Santo Antônio, além do Bairro do Recife, vai promover a inversão de tráfego de importantes avenidas do Centro. E, ainda, mexer na circulação de pontes importantes como a Ponte Buarque de Macedo, um dos principais acessos ao Bairro do Recife.

Segundo a CTTU, a Rua do Imperador e a Avenida Martins de Barros (às margens do Rio Capibaribe, após o Cais de Santa Rita), no bairro de Santo Antônio, terão o sentido invertido. Continuarão compondo um binário (quando duas vias são paralelas e têm sentidos de tráfego opostos), mas com a circulação invertida.

RUA DO IMPERADOR VAI ENTRAR NO CENTRO E A AVENIDA MARTINS DE BARROS VAI SAIR

A Rua do Imperador passará a ter o tráfego entrando no Centro (Sul-Norte), enquanto a Avenida Martins será na direção oposta (Norte-Sul). O condutor que estiver no Cais de Santa Rita seguirá entrando à esquerda pela Avenida Martins de Barros, mas não irá em frente. Pegará a Travessa do Arsenal de Guerra, Rua da Praia e Rua do Imperador (mesmo trajeto de hoje em dia, só que invertido) até chegar à Praça da República.

Na prática, o acesso ao Centro para quem sai da Zona Sul (bairros de Boa Viagem e Pina) não mudará muito, com exceção da entrada pela Rua do Imperador. Mas os condutores terão outra rota, podendo utilizar o principal eixo viário do projeto, que é a Avenida Dantas Barreto.

Como a Coluna Mobilidade já tinha detalhado, a Dantas Barreto é a grande estrela do novo plano de circulação defendido pela Prefeitura do Recife. A via vai ganhar protagonismo no Centro, sendo uma ligação requalificada com a Avenida Sul e a Rua Imperial, no bairro de São José.

PONTE BUARQUE DE MACEDO SERÁ MÃO DUPLA E TERÁ TRÁFEGO INVERTIDO

Mais uma novidade do novo plano de circulação do Centro do Recife é a inversão e duplicação do tráfego da Ponte Buarque de Macedo, que liga a Praça da República ao Bairro do Recife. “Ela passará a ser mão dupla, no sentido Cais do Apolo-Praça da República. A Rua Madre de Deus também terá o tráfego invertido, passando a receber a circulação de entrada no Bairro do Recife”, explica Taciana Ferreira, presidente da CTTU.

O tráfego no entorno da Praça da República - onde fica o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual - também passará por mudanças. A Rua Praça da República, via entre a praça e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) passará a ter o tráfego permanentemente no sentido Centro-subúrbio, como acontece com frequência quando o Estado fecha o acesso ao Palácio.

A ciclovia que existe na via e que virou uma ciclofaixa - depois que a prefeitura recuperou o pavimento e não reinstalou os blocos de segregação - será transferida para a via local do Palácio.

ACESSO DE BOA VIAGEM/PINA AO CENTRO PASSA A TER DUAS OPÇÕES

Na prática, o acesso ao Centro para quem sai da Zona Sul (bairros de Boa Viagem e Pina) não mudará muito, com exceção da entrada pela Rua do Imperador. Mas os condutores terão outra rota, podendo utilizar o principal eixo viário do projeto, que é a Avenida Dantas Barreto.

Pelo Cais José Estelita - Seguirá normalmente, pelo Viaduto das Cinco Pontas (até ser demolido, como previsto entre as ações mitigadoras do Projeto Novo Recife), Cais de Santa Rita, Avenidas Martins de Barros e, agora, Rua do Imperador.

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Plano da nova circulação no Centro do Recife - REPRODUÇÃO
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Plano da nova circulação no Centro do Recife foi elaborado com recursos de ação mitigadora - REPRODUÇÃO
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Plano da nova circulação no Centro do Recife - REPRODUÇÃO
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Plano da nova circulação no Centro do Recife - REPRODUÇÃO

Pela Avenida Dantas Barreto - Essa será a novidade. Seguindo pelo Cais José Estelita, o condutor acessará a nova alça em nível (ou seja, não elevada) e entrará na Avenida Dantas Barreto pelas Praças das Cinco Pontas e Sérgio Loreto, no Bairro de São José.

TRÂNSITO NO SENTIDO ZONA NORTE-CENTRO MUDA

Além da conexão entre as Avenidas Dantas Barreto, Sul e Imperial - eixo principal do projeto -, uma importante mudança se dará na circulação no sentido Norte-Centro. Segundo explica Kelly Pereira, gerente de engenharia de tráfego da CTTU, o tráfego se dará pela Avenidas Martins de Barros (invertida), pela Avenida Dantas Barreto e pela Rua Cais de Santa Rita (por trás do Terminal de Santa Rita e onde fica o Sesc).

O Cais de Santa Rita, que hoje tem dois sentidos e é a principal via de entrada e saída do Centro no sentido da Zona Sul do Recife, terá um único sentido - Centro-Sul. Enquanto a Rua Cais de Santa Rita - atualmente uma via local com estacionamentos - será transformada numa avenida de saída da área central no sentido norte-sul.

ENTENDA AS PRINCIPAIS MUDANÇAS POR VIAS

1) Rua do Imperador e Avenida Martins de Barros mudam de sentido

A Rua do Imperador passará a ter o tráfego entrando no Centro (Sul-Norte), enquanto a circulação da Avenida Martins será na direção oposta (Norte-Sul). O condutor que sair do Cais de Santa Rita seguirá entrando normalmente pela Avenida Martins de Barros, mas não irá em frente. Pegará a Travessa do Arsenal de Guerra, Rua da Praia e Rua do Imperador (mesmo trajeto de hoje em dia, só que invertido)

2) Ponte Buarque de Macedo vira mão dupla e tem trânsito invertido. Rua Madre de Deus também muda

A Ponte Buarque de Macedo, que liga a Praça da República ao Bairro do Recife, passará a ser mão dupla e no sentido Cais do Apolo para a Praça da República. A Rua Madre de Deus também terá o tráfego invertido, passando a receber a circulação de entrada do Bairro do Recife.

JAILTON JR./JC IMAGEM
Outro aspecto que está sendo considerado para a implementação do novo plano é a interferência do fechamento da Ponte Giratória, que já exigiu alterações na região central, inclusive com retenções diárias - JAILTON JR./JC IMAGEM
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Outro aspecto que está sendo considerado para a implementação do novo plano é a interferência do fechamento da Ponte Giratória, que já exigiu alterações na região central, inclusive com retenções diárias - JAILTON JR./JC IMAGEM

3) Acesso de Boa Viagem/Pina ao Centro passa a ter duas opções

Pelo Cais José Estelita - Seguirá normalmente, pelo Viaduto das Cinco Pontas (até ser demolido, como previsto entre as ações mitigadoras do Projeto Novo Recife), Cais de Santa Rita, Avenidas Martins de Barros e, agora, Rua do Imperador.

Pela Avenida Dantas Barreto - Essa será a novidade. Seguindo pelo Cais José Estelita, acessará a nova alça em nível (ou seja, não elevada) e entrará na Avenida Dantas Barreto pelas Praças das Cinco Pontas e Sérgio Loreto, no Bairro de São José.

4) Acesso de Afogados-Centro pela Avenida Dantas Barreto

A Avenida Dantas Barreto será transformada em um grande corredor viário, com a circulação de veículos Centro-Sul pela pista oeste e Sul-Centro pela pista leste.

O corredor começará na Avenida Sul, em paralelo à Rua Imperial, e seguirá pela Avenida Dantas Barreto e Avenida Nossa Senhora do Carmo, dando acesso ao Bairro do Recife por essa rota.

5) Acesso da Norte-Centro tem várias mudanças

Quem sai da área norte para passar pelo Centro do Recife usará as Avenidas Martins de Barros, Dantas Barreto e Rua Cais de Santa Rita (por trás do Terminal de Santa Rita e onde fica o Sesc).

O Cais de Santa Rita será usado apenas para entrar no Centro, sentido Zona Sul-Centro. Enquanto a Rua Cais de Santa Rita - atualmente uma via local com estacionamentos - será transformada numa avenida de saída da área central no sentido Norte-Sul.

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