TRANSPORTE PÚBLICO

ÔNIBUS: passageiros poderão levar animais de estimação nos ônibus. Veja em qual cidade

Diversas regras são exigidas, mas agora os pets poderão viajar de ônibus

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 01/12/2023 às 11:55 | Atualizado em 01/12/2023 às 11:56
Notícia
X

Depois dos shoppings, restaurantes e praias, os animais de estimação agora poderão ser transportados nos ônibus. Pelo menos em Sorocaba, cidade do interior de São Paulo reconhecida nacionalmente pelas inovações em transporte público - como o BRT Sorocaba, a primeira PPP de BRT do País.

A prefeitura decidiu permitir que os passageiros levem seus animais de estimação nos coletivos. A permissão foi embasada em um projeto de lei da Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Rodrigo Manga.

REGRAS PARA O EMBARQUE DOS PETS

Mas, para viajar no transporte público, os pets terão que atender a diversas exigências, previstas em lei. O animal deve ser de pequeno porte e estar em uma caixa específica para transporte.

REPRODUÇÃO
Mas, para viajar no transporte público, os pets terão que atender a diversas exigências, previstas em lei. O animal deve ser de pequeno porte e estar em uma caixa específica para transporte. - REPRODUÇÃO

O material precisa ter as dimensões de até 43 cm (comprimento) x 36 cm (largura) x 33 cm (altura) e poderá ser do tipo contêiner ou mala flexível.

A caixa também não pode conter alimentos ou dejetos que causem incômodo aos demais passageiros e ao animal. Os ônibus estão recebendo adesivos informando sobre o direito de transportar os animais.

HORÁRIOS ESTABELECIDOS

Outra regra estabelecida é a que proíbe o transporte dos animais de estimação nos horários de pico, ou seja, entre às 6h e às 10h, e entre às 16h e às 19h. A proibição vale apenas para os dias úteis.

E também há limite para o número de pets: serão, no máximo, cinco animais por ônibus. Outra exigência é sobre a vacinação. A carteira de imunização poderá ser exigida no embarque e deverá estar assinada por um médico veterinário registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária.

As restrições não se aplicam aos cães de serviço, grupo que engloba animais que auxiliam os tutores, como cães-guia.

Tags

Autor