TRÂNSITO EM OLINDA: primeiro trecho do projeto de reurbanização de ruas e avenidas de Olinda será inaugurado. Confira os detalhes
A reurbanização do entorno da Avenida Getúlio Vargas, que já foi um dos mais importantes polos econômicos de Olinda, é a grande aposta do Programa Novo Caminho
Os moradores de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, vão ter um gostinho do que será o Programa Novo Caminho, projeto de reurbanização e circulação de importantes corredores viários e ruas da cidade. A Prefeitura de Olinda entrega, nesta quarta-feira (27/12), às 17h, o primeiro trecho da intervenção, que tem como foco desenvolver e qualificar o polo econômico Bairro Novo/Casa Caiada.
Serão entregues à população as obras de pavimentação, drenagem, calçadas, iluminação, sinalização viária e arborização num trecho de 600 metros entre a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Cândido Pessoa. Na Getúlio Vargas, a área concluída vai da Praça 12 de Março até o banco Santander, enquanto que na Rua Cândido Pessoa compreende o trecho do Hospital Tricentenário até o mesmo banco. Entre os dois corredores, três ruas transversais foram beneficiadas.
Segundo o secretário executivo de Obras de Olinda, Roberto Rocha, a população vai ver a diferença do entorno, principalmente na questão da acessibilidade das calçadas e drenagem com as chuvas. “Estamos entregando o trecho totalmente concluído, inclusive com o plantio de 17 mudas de árvores. Na Cândido Pessoa, inclusive, o trecho é um pouco maior - são 800 metros”, afirma.
O Programa Novo Caminho prevê a reurbanização de 3 quilômetros dos dois corredores e das vias transversais no entorno. Os trabalhos vão seguir durante todo o ano de 2024, com previsão de conclusão do projeto apenas no mês de dezembro - incluindo, então, a implantação do binário Bairro Novo/Casa Caiada.
Roberto Rocha explica que a previsão é concluir toda a Avenida Getúlio Vargas até abril do próximo ano. Na sequência, será finalizada a Rua Cândido Pessoa e as vias transversais. As mudanças de circulação de trânsito previstas, assim como a construção da ciclovia/ciclofaixa, serão concluídas no fim do projeto. Por isso, até lá, nada muda no trânsito da região.
FIQUE POR DENTRO DO PROJETO
A reurbanização do entorno da Avenida Getúlio Vargas, que já foi um dos mais importantes polos econômicos de Olinda, é a grande aposta do Programa Novo Caminho. Como promete a Prefeitura de Olinda, serão R$ 35 milhões investidos numa rearrumada geral, sob vários aspectos, do corredor e das Ruas Cândido Pessoa e Otaviano Pessoa Monteiro, que irão compor o binário com a Avenida Getúlio Vargas.
A promessa do município é realizar uma ampla requalificação urbana do entorno. Refazer todas as calçadas, a drenagem e a pavimentação das duas vias, além de implantar nova iluminação e equipamentos urbanos - principalmente os pontos de ônibus. O projeto prevê, também, a requalificação de quatro praças no percurso de quatro quilômetros do binário. E a implantação de uma ciclovia bidirecional na Getúlio Vargas e faixas exclusivas para os ônibus nas vias que irão compor o binário.
A aposta da Prefeitura é que, com a reurbanização, consiga reorganizar completamente a Getúlio Vargas, corredor importante não só para a circulação, mas comercialmente. A via é vista como a Avenida Conselheiro de Olinda. Além de proporcionar mais segurança para os pedestres e ciclistas e maior velocidade nas viagens dos ônibus, beneficiando os passageiros.
ENTENDA COMO SERÁ A NOVA CIRCULAÇÃO EM OLINDA
O novo binário Bairro Novo/Casa Caiada compreenderá os três quilômetros da Avenida Getúlio Vargas, ao longo do Bairro Novo, e será composto, além da avenida, pela Rua Cândido Pessoa, Rua Otaviano Pessoa Monteiro e um pequeno trecho de aproximadamente um quilômetro da Avenida Carlos de Lima Cavalcanti.
No total, o projeto compreenderá quase quatro quilômetros. A Avenida Presidente Getúlio Vargas passará a ter sentido único Recife-Olinda desde a Praça 12 de Março (onde fica a tradicional Sorveteria Bacana) até o girador em frente ao Hotel 4 Rodas.
Esse trecho, de quatro quilômetros, será exatamente o binário. Hoje, a Avenida Getúlio Vargas é mão dupla com duas faixas em cada direção.Com a mudança, passará a ter duas faixas para carro, uma faixa exclusiva para ônibus e uma ciclovia implantada na quarta faixa.
CONFIRA um vídeo sobre o projeto
No sentido Olinda-Recife, a circulação será pela Rua Cândido Pessoa, que será o eixo principal do percurso. Mas, na prática, o binário começará ainda na Avenida Carlos de Lima Cavalcanti.
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Os veículos, incluindo os ônibus, que quiserem usar o binário o acessarão a partir da Rua Jornalista Luís (cerca de um quilômetro depois da rotatória do Hotel 4 Rodas).
A Praça 12 de Março, assim como o girador em frente ao Hotel 4 Rodas, funcionarão como rotatórias de entrada e saída do futuro binário. Entrando nela à esquerda, pegarão à direita e entrarão na Rua Cândido Pessoa. A partir daí, serão três faixas, sendo duas para os automóveis e uma para os ônibus.
Essa via, é importante ressaltar, ainda tem trechos bastante residenciais, inclusive com árvores antigas plantadas no meio da via. Mas, como explica Evandro Avelar, a opção por ela foi necessária pela proximidade com a Getúlio Vargas e pelo caráter comercial que ela já adquiriu exatamente por ser a primeira paralela do corredor.
"Tecnicamente, não tínhamos como compor o binário com a Avenida Carlos de Lima Cavalcanti porque ela tem uma geometria que a coloca muito afastada da Getúlio Vargas. Ao mesmo tempo, a Rua Cândido Pessoa já possui diversos trechos extremamente comerciais que serão potencializados com a criação do binário”, explica Evandro Avelar, assessor especial da Prefeitura de Olinda e que está à frente da coordenação do futuro binário.
FAIXA PARA OS ÔNIBUS E CICLOVIA
A promessa da Prefeitura de Olinda é que irá melhorar não só a circulação dos automóveis na cidade e recuperar a força econômica da Avenida Getúlio Vargas, mas também promover uma reurbanização geral dos dois corredores e de quatro praças existentes entre eles.
A reurbanização, promete a gestão municipal, será reconstruir todas as calçadas das duas avenidas (os dois lados) com piso intertravado e respeitando as normas de acessibilidade, implantar nova sinalização horizontal, vertical e, principalmente, semafórica, além de uma nova iluminação e novos abrigos de ônibus. Tudo novo. Essa é a promessa.
GANHOS
Os ganhos de velocidade estimados não foram informados pela Prefeitura de Olinda, apenas no caso dos ônibus, que seriam de 15% a 20% com a implantação de uma faixa exclusiva. Olinda tem 26 linhas de ônibus metropolitanas e a grande maioria passa pela Getúlio Vargas.
As duas faixas para o tráfego de veículos particulares e a faixa exclusiva de ônibus serão implantadas em 11,10 metros da avenida. E as calçadas terão 3,45 metros de cada lado. O padrão das calçadas é o mesmo para as Ruas Cândido Pessoa e Otaviano Pessoa Monteiro, que seguirão com três faixas: duas para carros e uma para os coletivos.
A expectativa é de que os trabalhos de implantação do binário, após a ordem de serviço ser dada, durem aproximadamente dois anos. O projeto foi desenvolvido pela TPF Engenharia.