AUMENTO PASSAGENS ÔNIBUS: governo de Pernambuco convoca Conselho que pode votar aumento das passagens para a sexta-feira de Carnaval
Reunião está sendo convocada pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade para a sexta-feira (10/2) sem que a pauta seja apresentada aos conselheiros
Os passageiros do transporte público da Região Metropolitana do Recife poderão ter uma amarga surpresa antes mesmo de cair na folia no Carnaval 2024. O governo de Pernambuco decidiu convocar para a sexta-feira (10/2) pré-carnavalesca uma reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) e a expectativa é de que a decisão sobre o aumento das passagens esteja na pauta, por enquanto mantida sob segredo pelo Estado.
Além de acontecer a um dia do início oficial do Carnaval de Pernambuco - com exceção do Recife, onde a folia será iniciada já na quinta (8) -, a convocação do CSTM está sendo feita depois de o mesmo governo passar o ano de 2023 sem se reunir. Nem mesmo para discutir aspectos operacionais do transporte da RMR.
A decisão do governo de Pernambuco - via Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, cujo secretário, Diogo Bezerra, é o presidente do CSTM e quem faz a convocação do colegiado - pegou alguns conselheiros que representam a sociedade civil de surpresa e gerou revolta, principalmente pela data e pela receio de que o reajuste das passagens possa ser apresentado para votação.
REAÇÃO À CONVOCAÇÃO ÀS VÉSPERAS DO CARNAVAL E PELA POSSIBILIDADE DE AUMENTO DAS PASSAGENS
Como sempre, a reação veio dos conselheiros Pedro Josephi e Márcio Moraes, que já pediram, oficialmente, o adiamento do encontro convocado para esta sexta-feira. Argumentam que durante o ano inteiro de 2023 não houve convocação e nem reuniões ordinárias ou extraordinárias do conselho; que após inquéritos civis abertos no Ministério Público de Pernambuco, o CTM se comprometeu a apresentar um calendário de reuniões periódicas do CSTM, o que não aconteceu; e que algumas prefeituras já anunciaram a abertura das festividades do Carnaval para a quinta; entre outros argumentos.
Além da necessidade de garantir maior transparência, publicidade e participação social na retomada das reuniões do conselho após o fim da pandemia de covid-19. Por tudo isso, pedem que o encontro - que seria o 14º desde que o CSTM ganhou novo formato com a extinção da antiga EMTU - seja adiada para a sexta-feira (15/2).
Por enquanto, o governo de Pernambuco não se posicionou. Em 2023, não houve reajuste das passagens de ônibus no Grande Recife. Foi dado aumento, duas vezes, inclusive, para o transporte intermunicipal (Interior do Estado).