Carnaval 2025: Prefeitura do Recife antecipa mais uma vez fechamento da Ponte Duarte Coelho para montagem do Galo da Madrugada
Ponte será fechada cinco dias antes do que era costume e seguirá com a alegoria gigante até o domingo pós-Carnaval. Trânsito ficará complicado

Por mais um ano, a Prefeitura do Recife decidiu antecipar o fechamento da Ponte Duarte Coelho, corredor de transporte público no Centro do Recife, para a montagem da alegoria gigante do Galo da Madrugada. Na folia de 2025, assim como aconteceu em 2024, a ponte será interditada cinco dias antes do que costumava acontecer.
A interdição começará ainda no sábado (22/2), a partir das 11h. Agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estarão iniciando o que a prefeitura chama de primeira etapa da operação Galo da Madrugada.
Os desvios serão montados nos mesmos pontos de outros anos: na Avenida Conde da Boa Vista com a Rua da Aurora; na Rua do Sol com a Ponte Duarte Coelho; e na Avenida Dantas Barreto com a Avenida Guararapes.
É importante destacar que a Ponte Duarte Coelho será reaberta apenas no domingo pós-Carnaval (9/3), quando toda a estrutura será desmontada.
Assim como em 2024, a antecipação do fechamento da Ponte Duarte Coelho foi uma decisão da Prefeitura do Recife para viabilizar a subida da alegoria gigante, também antecipada para a quarta-feira (26/2). Até o ano passado, o galo gigante costumava começar a ser montado na quarta, a partir das 22h, e era erguido na quinta ou, no máximo, na sexta-feira de Carnaval.
MAIS INTERDIÇÕES NO CENTRO PARA O DESFILE DO GALO DA MADRUGADA
A segunda etapa da operação Galo da Madrugada começará às 21h da sexta-feira (28), seguindo até as 20h do sábado (1/3). A CTTU vai realizar o fechamento das ruas que compõem os bairros de São José e Santo Antônio, onde haverá concentração da agremiação.
Vias como a Rua do Sol, Rua Siqueira Campos, Avenida Guararapes e Rua Imperial serão interditadas. Além disso, a Avenida Sul também será bloqueada no sentido cidade, nas proximidades da Rua General Estilac Leal (antigo pontilhão).
No Viaduto Capitão Temudo, haverá bloqueio das alças que dão acesso à Rua Imperial. Dessa forma, o acesso ao bairro de Afogados será feito pela Avenida Saturnino de Brito, Rua Comandante Antônio Manhães de Mato e Rua General Estilac Leal. Quem vem da Ponte Joaquim Cardoso, próximo ao Imip, não poderá acessar a Rua Imperial e deverá seguir para o bairro de Afogados pela Avenida Beira Rio.
Já na terceira etapa, no dia 1 às 4h, também haverá interdição de trânsito na Avenida Cruz Cabugá, no cruzamento com a Avenida Mário Melo, onde os ônibus e demais veículos deverão retornar pela Avenida da Saudade ou seguir pela Rua dos Palmares.
A Rua Princesa Isabel também será bloqueada a partir do cruzamento com a Rua do Hospício, portanto, os condutores vindos da Rua do Príncipe deverão realizar o giro à esquerda para acessar a Avenida Cruz Cabugá no sentido Olinda. Quem estiver na Zona Oeste ou na Zona Sul em direção à Zona Norte deverá utilizar a Avenida Governador Agamenon Magalhães como rota alternativa.
CONFIRA AS INTERDIÇÕES NAS PONTES DE ACESSO AO CENTRO
PONTE PRINCESA ISABEL - A partir do sábado (1), às 5h, a Ponte Princesa Isabel será fechada para veículos. Os ônibus e táxis só poderão acessar a Ponte Princesa Isabel a partir do domingo (2).O trajeto de ônibus e táxis quando liberados seguirão pela Rua do Sol, Palácio do Campo das Princesas e Rua do Imperador Dom Pedro II. Diariamente, das 6h às 12h, a Ponte será aberta para abastecimento e limpeza do Bairro do Recife.
PONTE MAURÍCIO DE NASSAU - Ficará interditada para circulação de veículos e se tornará exclusiva para pedestres a partir das 14h da sexta-feira (28), podendo ser antes, a depender do fluxo de pessoas. A previsão para liberação é às 7h da quarta-feira (5).
PONTE BUARQUE DE MACEDO - Ficará interditada para circulação de veículos e se tornará exclusiva para pedestres a partir das 14h da sexta-feira (28) até as 7h da quarta-feira (5). Diariamente, das 6h às 12h, a Ponte será aberta para abastecimento e limpeza do Bairro do Recife.
PONTE DO LIMOEIRO - Ficará aberta para o tráfego misto, possibilitando o acesso dos condutores aos estacionamentos dos prédios da Prefeitura do Recife, Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Tribunal Regional Federal (TRF). A ponte será bloqueada para os carros quando as vagas de estacionamento se esgotarem. Uma faixa de rolamento da ponte será exclusiva para o Expresso da Folia.