Pedágio: em um mês, Nova York arrecada US$ 48,6 milhões com pedágio urbano nas ruas de Manhattan
Redução do tráfego de carros e um pequeno aumento no número de passageiros do transporte público coletivo também tem sido verificado em Manhattan

O primeiro mês do pedágio urbano implantado na área central de Nova York já resultou em benefícios para a circulação viária e a arrecadação financeira da cidade. Superando as expectativas, Nova York arrecadou US$ 48,6 milhões com a taxa de congestionamento - como o pedágio urbano pelas ruas de Manhattan é chamado - e conseguiu uma redução de 7,5% no tráfego de veículos.
Segundo dados oficiais divulgados, o tempo de viagem matinal diminuiu na maioria dos principais cruzamentos de Manhattan na primeira semana após a implementação do pedágio urbano, no dia 5 de janeiro de 2025. E do total de recursos arrecadados, US$ 11 milhões já foram destinados para cobrir custos com novas câmeras e medidas ambientais, enquanto que o restante deverá ser utilizado para melhorar a qualidade das ruas e calçadas.
O projeto do pedágio urbano envolve cobranças para reduzir os congestionamentos da cidade e para arrecadar bilhões de dólares com as taxas que serão utilizados para investimento no transporte público.
MOTORISTAS MUDARAM HÁBITOS COM O PEDÁGIO
Os dados preliminares da Metropolitan Transportation Authority (MTA), que administra o sistema de trânsito da cidade e implementa o pedágio, revelam que a nova cobrança está afetando os padrões de deslocamento e a movimentação dentro e fora de Manhattan. Muitos motoristas deixaram de ir à região para evitar o novo pedágio.
Desde 5 de janeiro, o MTA começou a cobrar US$ 9 da maioria dos motoristas durante os horários de pico para entrar no Central Business District de Manhattan, que vai da 60th Street até a ponta mais ao Sul da ilha. É o primeiro programa desse tipo nos EUA.
“Isso atendeu absolutamente às nossas expectativas. Os números são impressionantes. Sejam pedestres, motoristas ou usuários de ônibus, todos aqui notaram uma diferença e isso é realmente significativo para a cidade”, afirmou Juliette Michaelson, vice-chefe de política e relações externas da MTA, à imprensa americana.
Também de acordo com os dados da MTA, os tempos de viagem à tarde na zona com pedágio também diminuíram, assim como nas duas principais rodovias de Manhattan, a Franklin D. Roosevelt East River Drive e a West Side Highway, embora o tráfego vespertino no sentido sul tenha aumentado em quase três minutos na FDR Drive.
IMPACTO TAMBÉM NOS ÔNIBUS
Outro dado da MTA diz respeito ao transporte público. Os ônibus também estão se deslocando mais rapidamente, especialmente durante a manhã e nas rotas expressas. Além de reduzir o tráfego, os funcionários da MTA preveem que o programa melhorará a qualidade do ar e arrecadará US$ 15 bilhões para ajudar a modernizar um sistema de trânsito com mais de 100 anos.
O número de passageiros em transportes coletivos já aumentou e o MTA prevê um aumento de 1% devido ao pedágio.
Uma média de 539.216 veículos entraram na zona com pedágio por dia durante a primeira semana de trabalho do programa, de 6 a 10 de janeiro, de acordo com dados da MTA. Isso representa cerca de 43.784 veículos a menos nessas ruas, ou um declínio de 7,5%, em relação a uma estimativa de 583.000 veículos por dia útil em janeiro, se o pedágio não estivesse em vigor, de acordo com os dados da MTA.
Em média, levou-se menos tempo para viajar na maioria dos principais cruzamentos que se conectam a Manhattan. Foram necessários quatro minutos e 27 segundos para atravessar o Holland Tunnel, que liga Nova Jersey à parte baixa de Manhattan, durante o pico da manhã de quarta-feira, de acordo com os dados da MTA.
Isso representa uma redução em relação à média de quase 13 minutos durante o trajeto matinal em uma quarta-feira comum em janeiro de 2024, de acordo com os dados da MTA.