Por Carlyle Paes Barreto, da Coluna Planeta Bola
Sem noção do que vem pela frente, com o provável aumento de casos de infecção pelo coronavírus, não dá para projetar o restante do calendário do futebol brasileiro. Mas é fundamental que alternativas comecem a ser pensadas.
Com Estaduais, Copa do Nordeste e Copa do Brasil paralisados, é inevitável que estas competições penetrem nas datas asseguradas para o Campeonato Brasileiro. E mesmo que o futebol brasileiro tenha ganho o mês que seria dedicado à Copa América, este período pode não ser suficiente.
Abandonar as competições em curso é infantilidade, sabendo que isso poderia levar a disputa aos tribunais. Mesmo se fossem decretados campeões quem estivesse na frente no momento. Mas isso seria desprezar regulamento e contratos prévios. Planejar alongamento destes torneios talvez fosse a medida menos dolorosa. Embora possa causar outros problemas, como maratona de jogos no segundo semestre. Mas nada que os clubes já não estejam sofrendo. E preparados para isso. Com a possibilidade de priorizar partidas e competições.
Claro que toda escolha levará a obstáculos, críticas. Mas por tudo isso e fundamental que o debate comece logo.
Leia mais textos da Coluna Planeta Bola no www.jc.com.br/planeta-bola
Comentários