Por Carlyle Paes Barreto, da Coluna Planeta Bola
Depois de uma escola inteira adepta do futebol reativo, especialmente com a chegada de técnicos mais novos, o futebol brasileiro voltou a apostar na posse de bola, do jogo propositivo. Principalmente com a vinda do português Jorge Jesus ao Flamengo, ganhando tudo que disputou. Mas agora, depois de quatro meses de paralisação, talvez seja o momento de voltar algumas casas, resgatando a tática de contra-ataques. Pelo menos para os pernambucanos.
Foi assim que o Ceará conquistou a Copa do Nordeste, anulando Vitória, Fortaleza e Bahia. Da mesma forma o Salgueiro parou o Santa Cruz, para levantar pela primeira vez o título estadual. Lições para quem ainda não está pronto para tentar jogar de igual para igual no Campeonato Brasileiro. Por enquanto.
Ainda em montagem, ou remontagem, Sport e Náutico poderiam apostar em esquemas mais fechados. E reativos. Até porque não estão com qualidade para propor jogo.
Algo que o Santa Cruz já fez até agora. Primeiramente se equilibrando defensivamente. Mas no caso coral, como já conseguiu esse ajuste mais cedo, a hora é de subir degraus. Até pela divisão que disputa. E nela será preciso se soltar um pouco mais. Ficou essa lição também na queda para o Salgueiro.
Comentários