Planeta Bola

Vida longa ao Rei Pelé

Chegando aos 80 anos, a magia do maior jogador de futebol de todos os tempos segue absoluta

Carlyle Paes Barreto
Cadastrado por
Carlyle Paes Barreto
Publicado em 22/10/2020 às 13:17 | Atualizado em 22/10/2020 às 17:02
AFP
Pelé chegou aos 80 anos em 2020. - FOTO: AFP

Por Carlyle Paes Barreto, da Coluna Planeta Bola

Atleta do Século, Maior de Todos, Eterno, Deus do Futebol. Alcunhas são poucas para reverenciar o melhor jogador da história do esporte mais popular do planeta. E talvez o seja por conta dele. Pelé. Que nesta sexta-feira (23) completa 80 anos de vida. E de magia. Dentro ou fora de campo. Com ou sem a bola.

Com ela, 1279 gols, cinco títulos mundiais, duas Libertadores, cinco Taças do Brasil, dez Campeonatos Paulistas. Artilheiro por onde passou. Incluindo 11 vezes maior goleador do Paulista. Mas qualquer número é poucos para medir o tamanho do Rei.

Parou guerra civil no Congo por conta de amistoso do Santos, fez público expulsar juiz que lhe dera cartão vermelho na Colômbia, criou dribles, imortalizou companheiros e camisas. Arrastou multidões.

E tudo isso sem o poder da mídia eletrônica. Em gramados esburacados. Com bolas pesadas, com pito que machucava. Com chuteiras que sangravam os pés.

E Maradona? E Messi?

Injusto comparar atletas que nunca jogaram juntos, nem se confrontaram. Mas com a tecnologia ou conforto dos tempos modernos, talvez Pelé fosse ainda maior. E certamente não será esquecido. Nem quando fizer 90, 100, 200 anos.

Mais textos da Coluna Planeta Bola no www.jc.com.br/planeta-bola

 

Comentários

Últimas notícias