Planeta Bola

Extensão de mandatos na surdina resgata cartolada no futebol

Adiar eleições nem é o grande problema, mas a forma como Sport e Santa Cruz agiram ilustra antigas forma de administrar clubes

Carlyle Paes Barreto
Cadastrado por
Carlyle Paes Barreto
Publicado em 30/11/2020 às 12:19 | Atualizado em 30/11/2020 às 12:42
LÉO MOTA/ACERVO JC IMAGEM
Torcedor do Santa Cruz foi intimado a comparecer na delegacia após queixa prestada por lideranças da atual gestão do clube Tricolor - FOTO: LÉO MOTA/ACERVO JC IMAGEM

Por Carlyle Paes Barreto, da Coluna Planeta Bola

Centro de treinamentos equipados, aparelhos ajudando a recuperação dos atletas, tecnologia auxiliando análises profundas dos jogadores e adversários. A evolução do futebol em campo, pelo menos no Brasil, ainda esbarra na questão humana. Na gestão. As manobras de Sport e Santa Cruz para estender mandatos mostra claramente o freio em toda essa modernidade.

Adiar eleições, estendendo mandatos com isso, nem seria aberraçao em tempos de pandemia. Mas a forma como vem sendo feita mostra todo modo retrógrado da cartolagem. Assim como o processo eleitoral em si.

Debatidos por grupos pequenos, por cardeais. Afastando jovens lideranças como se fossem inimigos da coroa. E sempre na última hora. Como se bastassem dois almoços regados a uísque escocês e defumados com charuto cubano para encontrar o novo rei. Ou presidente.

Será que se pretensos candidatos fossem chamados com antecedência para discutir adiamento do pleito não teria sido menos traumático? Além de transparente, evitaria manobra na calada da noite, ou no túnel do mundo virtual.

O Conselho do Santa atendeu pleito do executivo e decidiu pelo adiamento. A oposição, no entanto, acionou a Justiça e está certa que haverá eleição em dezembro. O Sport seguiu o trâmite. E deve ter mais uma pendenga judicial em paralelo à luta em campo. 

Transformando o processo eleitoral em segregador, quando deveria ser o contrário.

Mais textos da Coluna Planeta Bola no www.jc.com.br/planeta-bola

 

Comentários

Últimas notícias