O governo federal prepara o projeto de remodelação do Bolsa Família, rotulando o novo programa de Renda Brasil, embora não tenha ainda solucionado o mais grave problema do auxílio emergencial que foram os pagamentos para quem não tinha a menor necessidade.
Calcula-se que mais de R$ 60 milhões tenham descido pelo ralo da corrupção e foram parar no bolso de 100 mil brasileiros que receberam o benefício sem estarem dentro dos critérios de carência que o governo estipulou.
Então, fica claro que se o Renda Brasil não fizer uma rigorosa blindagem, o país vai continuar alimentando a bola da corrupção que só engorda à medida que programas sociais emergenciais ou permanentes são lançados.
Isso tudo é pra dizer que juntar todos os programas sociais do governo em um só é um grande avanço. Que preparar um cadastro único das famílias carentes e dos trabalhadores desempregados, ou aqueles que vivem de bico é uma louvável iniciativa.
Mas é sempre salutar advertir que assim que a economia tem empurrado milhares de brasileiros para a informalidade, outros milhares aproveitam a fragilidade dos cadastros para receberem benefícios sociais, mesmo sem necessitarem.
Pense nisso!
Comentários