ROMOALDO DE SOUZA

Apesar da experiência, Lula deve enfrentar mandato mais difícil a partir de 2023

Lula assume em 1º de janeiro na perspectiva de ter uma bancada de parlamentares de oposição significativamente maior

Imagem do autor
Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 04/11/2022 às 11:34
Notícia
X

O terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mostra possibilidades de ser mais difícil do que foi em 2003 apesar da experiência e de já está calejado com o Congresso Nacional.

Acontece que Lula assume em 1º de janeiro na perspectiva de ter uma bancada de parlamentares de oposição significativamente maior do que os seus apoiadores. E conhecendo bem o Congresso Nacional como o Brasil conhece, isso pode não significar, necessariamente, derrotas na hora de votação, mas para que ocorram vitórias elas terão um custo alto.

Se o Lula de 2003 teve de fazer acordos pouco democráticos para aprovar as mudanças que ele tinha prometido, apesar de todo o deslumbramento do mundo político, desta vez o petista vai encontrar congressistas mais interesseiros.

O termômetro do tamanho das dificuldades do novo governo será o tempo que Lula vai levar para enterrar o orçamento secreto, porque de cara, se ele cortar essa mamata, vai encontrar muita dificuldade de se relacionar com os parlamentares. Melhor negociar.

Pense nisso!

Tags

Autor