Romoaldo de Souza

Não foi por falta de aviso que o governo Bolsonaro negligenciou os povos indígenas

Leia a coluna Política em Brasília, por Romoaldo de Souza

Imagem do autor
Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 25/01/2023 às 9:55 | Atualizado em 25/01/2023 às 10:17
Notícia
X

Não foi por falta de aviso que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) negligenciou os povos indígenas e os Yanomami em particular.

O Alto Comissariado para os Direitos Humanos, um órgão da ONU (Organização das Nações Unidas), informou nesta terça-feira, que ficou “profundamente preocupado” com as imagens de indígenas desnutridos que chegaram aos principais veículos de comunicação do mundo. “Em diferentes momentos, alertamos as autoridades brasileiras para o cenário que nos parece ser desolador.”

Um dos fatores apontados pela ONU é de que “a mineração ilegal tem causado um grande impacto nessas populações, em particular nos territórios yanomami”, disse o Alto Comissariado para os Direitos Humanos.

A Caritas Internacional, uma das mais importantes entidades de ajuda humanitária da Igreja Católica, recebeu doação do papa Francisco para ajudar na aquisição de medicamentos, nutrientes e bens de primeira necessidade. O Vaticano não informou o valor dos recursos.

Primeiro é preciso salvar vidas, mas que a ação junto aos Yanomami não se limite às doações que são importantes - ninguém duvida disso - mas que integrantes do governo federal sejam criminalmente responsabilizados.

Pense nisso!

Tags

Autor