Romoaldo de Souza

Meu crush, minha vida: uma promessa de campanha que Lula não cumpriu

Leia a coluna Política em Brasília

Romoaldo de Souza
Cadastrado por
Romoaldo de Souza
Publicado em 12/06/2023 às 21:35
Instagram/Ricardo Stuckert/Reprodução
Janja terá uma função na cerimônia de posse de Lula - FOTO: Instagram/Ricardo Stuckert/Reprodução

Amando como quem ama “com energia de 30 [anos] e tesão de 20”, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ainda que em tom de brincadeira, pediu desculpas por não ter criado o Ministério do Namoro. "Olha, hoje, eu queria aproveitar esse momento com a imprensa para pedir desculpas a vocês. Hoje é Dia dos Namorados, e muitos de vocês marcaram almoço com a namorada ou namorado, e eu não consegui almoçar, nem a presidente (Ursula) almoçou. Desculpem, eu fiquei de criar o Ministério do Namorado, e não criei condições [nem de] almoço. Fica para a próxima vez, ou de noite” A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, parada diante de Lula, deve ter pensado: “Quoi??? [Como é que é?]

O assunto bateu recorde nas redes sociais. A primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, chamou o marido de “Meu Boy”. Os internautas não perdoaram o presidente. “Esperando Lula entrar no ar no horário nobre pra lançar hoje o Ministério do Namoro”. Um advogado escreveu “Não estou aqui pra passar pano pra ninguém. Seis meses de mandato e até agora NADA de ministério do namoro! Hoje, por ser dia dos namorados, creio que a cobrança vai aumentar e o desgaste será gigante para o governo. Assim fica difícil defender!”

Na campanha eleitoral, Lula disse “Um homem sem amor não é nada. No meu governo, todo mundo vai namorar”. Quem sabe no ano que vem!

TEMOR DE BOLSONARO É DE UM 7 X 0 NO TSE
Inquieto, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sente o peso nas costas de não ter manifestações programadas nas ruas - nem nas redes sociais - para os dias em que sua inelegibilidade estiver sendo definida pelos sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral.

As mais de 460 páginas do relatório do ministro Benedito Gonçalves receberam um carimbo de “sigiloso”. A antecipação é uma estratégia no tribunal para evitar um pedido de vista, tempo que um magistrado pede para analisar o voto do relator.

Em 22 de junho, Benedito Gonçalves começa a leitura do seu relatório no processo de julgamento que vai tratar da ação movida pelo PDT. Em seguida, o advogado da legenda, Walber Agra, faz a sustenção oral. A sequência será pontuada pela manifestação da defesa feita por Tarcísio Vieira de Carvalho, ex-ministro do TSE, e, por fim, o procurador do Ministério Público Eleitoral, Paulo Gonet.

O ex-presidente foi acusado pelo PDT de abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação públicos. Em 18 de julho de 2022, Bolsonaro reuniu-se no Palácio da Alvorada, com embaixadores quando atacou a credibilidade das urnas eletrônica e o sistema eleitoral.

Em entrevista ao “Passando a Limpo” da Rádio Jornal, Walber Agra disse que “não tem bola de cristal” para prevê o conteúdo do relatório de Benedito Gonçalves, mas reconhece que, como um ministro da corrente legalista, deve recomendar a inelegibilidade do ex-presidente. Bolsonaro poderá ficar oito anos sem poder disputar eleições.

NEW YORK, NEW YORK! PERNAMBUCANOSNA ONU

A deputada federal Iza Arruda (MDB-PE) participa nesta semana, em Nova York, da 16ª sessão da Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (COSP 16). A deputada, integra a Comissão de Saúde na Câmara dos Deputados, é autora do requerimento que criou a subcomissão especial para propor medidas relacionadas às Políticas Públicas de Inclusão de Pessoas com Espectro Autista.

"Da Vitória de Santo Antão para o mundo!” Iza Arruda reforça que sua participação no evento da Organização das Nações Unidas (ONU) vai colocá-la como representante na luta pela inclusão das pessoas com transtorno do espectro autista. “Essa conferência é oportunidade única para impulsionar nosso trabalho na subcomissão, com o objetivo primeiro de promover a inclusão das pessoas autistas no Brasil e no mundo”.

Outro representante da bancada de Pernambuco, em Nova York, é Pedro Campos (PSB). “Não é possível conceber políticas que pautem a inclusão, sem a participação efetiva das pessoas com deficiência. Por isso colocamos, diariamente, o nosso mandato à disposição dessa luta, garantindo a participação sociedade civil em todas as frentes que essas batalhas nos impõe”. A Conferência de Pessoas com Deficiência vai de 13 a 15 de junho.

“PENTE-FINO NO BOLSA FAMÍLIA RETIRA MAIS DE 80 MIL BENEFICIÁRIOS EM PERNAMBUCO
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome está concluindo uma ação de pente-fino no programa Bolsa Família e descredenciando mais de 1,8 milhão de beneficiários. Desse total, cerca de 80 mil são de Pernambuco.

O levantamento ainda não está finalizado, mas entre os critérios que não foram seguidos pelas famílias, o principal deles é com relação a famílias que se registraram como unipessoais, tendo renda superior ao limite permitido pelo programa Bolsa Família.

No governo Lula, o programa passou por algumas modificações entre elas, está sendo exigida a frequência escolar para crianças e adolescentes. As gestantes precisam fazer o pré-natal e após o nascimento da criança é preciso que seja atualizada a caderneta de vacinação.

ÚLTIMA
Depois de cinco anos do requerimento aprovado, finalmente, o Senado Federal instala, nesta terça-feira, a CPI das Organizações não Governamentais. “Primeiro, a gente está traçando um roteiro para descobrir o que essas ONGs fazendo tanto no meio do mato”, diz o senador Plínio Valério (PSDB-AM), autor do requerimento. “É importante mapear de quem elas recebem recursos, como empregam esse dinheiro. Vamos abrir essa caixa preta”, afirmou.

 

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias