RATOS DE ESGOTO
O presidente da CPMI do 8 de Janeiro, deputado Arthur Maia (União Brasil-BA), está mais para rock pesado, como do grupo “Os Titãs”, do que mesmo para o “axé músic” da sua terra. “Bichos Escrotos”, de Nando Reis, Arnaldo Antunes e Sérgio Britto, foi inspiração do parlamentar baiano, na última reunião do colegiado. “Saiam dos lixos. Baratas! Me deixem ver suas patas. Ratos! Entrem nos sapatos. Do cidadão civilizado”, diz a letra da “baladinha” paulistana.
George Washington, condenado a mais de nove anos de prisão por ter colocado uma bomba em um caminhão tanque de querosene de avião, nas imediações do aeroporto JK, em Brasília, no Natal do ano passado, negava participação no ato, dizendo que tinha sido coagido a prestar depoimento. Teve de ouvir poucas e boas de Arthur Maia.
“Essa conduta o senhor realizou porque é próprio da natureza de pessoas como o senhor agir dessa maneira canhestra, escondida, falsa, como justamente os vermes se escondem no esgoto.”
PEGA UM TÁXI, SENADOR!
Incomodada com o barulho de um som nas alturas, na última quinta-feira, uma moradora da QI 15 do Lago Sul, bairro de gente abonada de Brasília, esperou até de madrugada na calçada, quando um dos frequentadores da festa de arromba entrou no veículo oficial do Senado. “Ei, senador! Pega um táxi, não é? Fica fazendo barulho e ainda perturba o sono da gente”, disse a vizinha da festa que preferiu não se identificar.
A mesma moradora tinha chamado a Polícia Militar, mas temendo represália não formalizou a queixa. A PM foi embora, e o som nas alturas.
Segundo o Serviços de Transporte da Coordenação de Serviços Gerais do Senado Federal, o veículo 041, que estava parado na porta da festa, é de uso do gabinete do senador Irajá Abreu (PSD-TO). O filho da ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Kátia Abreu é reincidente. O mesmo Nissan Sentra já foi flagrado na porta de uma academia, enquanto lá dentro, o senador fazia exercício de musculação.
LULA FICA UM MÊS FORA DO PAÍS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE MANDATO
Mantendo essa toada, o presidente Lula (PT) vai chegar em término do mandato, em 31 de dezembro de 2026, tendo passado meio ano fora do país.
Nos primeiros seis meses de governo, Lula realizou 12 viagens ao exterior: Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China, Emirados Árabes, Portugal, Espanha, Reino Unido, Japão, Itália, Vaticano e França. Novas viagens estão programadas para a Argentina, novamente; a África do Sul; a índia; os Estados Unidos, de novo; e, mais uma vez aos Emirados Árabes. Caso tivesse de enfrentar fila e carimbar o passaporte, seria um documento por ano.
SILÊNCIO DO PLANALTO, DE LULA E DE CELSO AMORIM
Orientado por seu assessor de política internacional, Celso Amorim, o presidente Lula disse, em janeiro que “Quando um não quer, dois não brigam”, sobre a invasão da Rússia à Ucrânia. “Você fica estimulando o cara [Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia] e ele fica se achando o máximo. Ele fica se achando o rei da cocada, quando na verdade deveriam ter tido conversa mais séria com ele”.
Hoje, o governo brasileiro chamou-se ao silêncio diante do motim do mercenário Yevgeny Prigozhin, chefe do grupo “Wagner” que iniciou uma ofensiva na Rússia.
Parafraseando um ditado popular, bem conhecido da iguaria baiana, ‘conflito no território dos outros é refresco’.
VEM CÁ, JOANA!
O cantor e compositor pernambucano, Paulinho Leite, escolheu o “Café & Conversa,” podcast diário da Rádio Jornal e na JC FM, para lançar seu recente trabalho, “Vem Cá, Joana!” em parceria com André Rio. “Vem cá, Joana! Vem pra minha rede, vem matar a sede do nosso querer.”
“Eu estava terminando de gravar um CD, quando André Rio chegou no estúdio com essa música e eu imediatamente me apaixonei por ela, porque é um ‘caminho na roça’, como a gente diz no sertão, um arrasta-pé. Não tive dúvida, gravei”, conta Paulinho Leite.
“Vem cá, Joana!” tem arranjos de Luciano Magno na guitarra e no violão; Gennaro, na sanfona; Toninho Tavares, no baixo; Tiago Piu Piu na bateria; a zabumba e o triângulo com Quartinha e os vocais ficaram sob o comando de Vanutti.
A entrevista completa esta neste link. Tomara que goste!