Romoaldo de Souza

Tudo dominado, tudo garantido. O Ministério da Saúde é de Lula e o Centrão não põe a mão

Leia a coluna Política em Brasília

Romoaldo de Souza
Cadastrado por
Romoaldo de Souza
Publicado em 05/07/2023 às 21:01
DIVULGAÇÃO
Novas pautas são levantadas em debate sobre o piso salarial enfermagem co o ministério da Saúde e governo federal - FOTO: DIVULGAÇÃO

Em meio à pressão do poderoso “Centrão” que está de olho no segundo maior orçamento da Esplanada dos Ministério - o primeiro é a Educação - o presidente Lula da Silva (PT) tranquilizou a ministra Nísia Trindade, e, com um telefonema espantou a insegurança que rondava a Saúde. “Nísia, vá dormir e acorde tranquila, porque o Ministério da Saúde é do SUS”, disse o presidente. O que também ponde não significar absolutamente nada. “O Ministério da Saúde é do SUS”, Lula tucanando a administração pública.

Durante participação da 17ª Conferência Nacional de Saúde, nesta quarta-feira (5), Lula fez questão de afagar sua auxiliar e dar um “chega pra lá” no “Centrão”. “Eu tinha visto uma pequena nota no jornal de que tinha alguém reivindicando o Ministério da Saúde. Eu fiz questão de ligar [para ministra Nísia] porque eu ia viajar para fora do Brasil, eu disse ‘Nísia, vá dormir e acorde tranquila porque o Ministério da Saúde é do Lula, foi escolhido por mim e ficará até quando eu quiser”, disse.

Lula enalteceu o papel do Sistema Único de Saúde durante da pandemia da covid-19, voltou a chamar o ex-presidente Jair Bolsonaro de “genocida,” e disse que se a crise humanitária ocorresse hoje, o tratamento seria diferente, até pela ministra da Saúde que tem o seu governo.

“Tenho certeza de que poucas vezes na vida a gente teve a chance de ter uma mulher no Ministério da Saúde para cuidar do povo com o coração, como uma mãe cuida dos seus filhos. E eu não tenho dúvida”, concluiu.

SEGUNDA-DAMA NAS GRAÇAS DA IGREJA CATÓLICA
A normalista Lu Alckmin, segunda-dama do país, fez ontem, “uma visita de cortesia” à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Recebida pelo secretário-geral, dom Ricardo Hoepers, Lu Alckmin partilhou com o representante da CNBB “iniciativas de caridade” desenvolvidas pela mulher do vice-presidente, Geraldo Alckmin.

Em nota, a CNBB informou que o religioso “motivou Lu Alckmin a continuar na busca por articulações para projetos sociais”, como a Casa do Bom Samaritano que acolhe migrantes venezuelanos na capital federal.

GABINETE DE CRISE PARA O FUTURO MINISTRO DO TURISMO
Que o deputado Celso Sabino (União Brasil-PA) já mandou cortar o terno da posse, isso não é novidade nem para o todo poderoso Wagner dos Santos Carneiro, conhecido como Waguinho, marido da até então ministra do Turismo, Daniela do Waguinho.

A novidade, na reforma tributária, é que Sabino apresentou ao relator, Agnaldo Ribeiro (PP-PB) pedido para que ocorra redução de 50% na alíquota dos impostos que incidem nas atividades do turismo. “Tá podendo!”, gritou um aliado.

O ainda deputado federal contratou assessoria, repaginou o cabelo, lustrou os sapatos enquanto aguardava um telefone do Palácio do Planalto confirmando a troca no Ministério do Turismo.

WAGUINHO ESBRAVEJA
Chamado de “primeiro-damo” do Turismo o prefeito de Belford Roxo (RJ) joga toda a culpa da iminente demissão da mulher, Daniela do Waguinho, na conta do ministro das Relações Institucionais. “[Alexandre] Padilha não está tendo a sensibilidade e o comprometimento com a valorização da mulher no espaço de poder, já que articula a saída de uma deputada, a mais votada do estado do Rio de Janeiro, evangélica”. Ele reclamou do currículo de Celso Sabino. “Um deputado misógino, bolsonarista, fascista, que teve contra ele a aplicação da Lei Maria da Penha, por meio de medida protetiva por 3 anos (de 2014 a 2017), que além de ter comemorado a prisão do presidente Lula, festejou, na época, a nomeação do agora senador Sergio Moro como Ministro da Justiça”.

O gabinete de crise que está sendo montado por Celso Sabino vai cuidar, dentre outras atividades, de dar uma resposta para denúncias contra o futuro ministro do Turismo.

ANTENADOS
Passa de 500 mil famílias beneficiadas com a troca de antena parabólica. Em Pernambuco, os municípios de Arcoverde e Serra Talhada estão na frente no agendamento para fazer a troca do equipamento antigo por um digital.

Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que tenham uma parabólica tradicional instalada e funcionando, são o público alvo do programa. O governo federal lembra que a substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais vão deixar de funcionar para que o 5G seja implantado.

AGENDAMENTO
O novo kit é gratuito e acompanha uma parabólica digital, um receptor, um controle remoto com pilhas e os cabos. Para fazer o agendamento e receber os kits novos pode ser feita uma ligação gratuita para o telefone 0800 729 2404 ou pelo site do Siga Antenado.

PENSE NISSO
Enquanto a Frente Nacional dos Prefeitos, que reúne prefeitos de capitais e grandes cidades, segue colocando gosto ruim na reforma tributária, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) saiu em defesa da aprovação do relatório do deputado Agnaldo Ribeiro (PP-PB).

“A opinião de um pequeno grupo de gestores não deve ser generalizada para todo o País. O movimento municipalista liderado pela CNM reafirma seu engajamento a favor da aprovação de uma Reforma Tributária”, defendeu Paulo Ziulkoski, presidente da entidade.

Pelo visto os grandes [municípios] ainda emperram a votação enquanto que as pequenas [cidades] reforçam o cordão dos apoiadores. Pense nisso!

 

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias