Romoaldo de Souza

E pensar que essa gente queria ficar mais quatro anos no Palácio do Planalto!

Leia a coluna Política em Brasília

Romoaldo de Souza
Cadastrado por
Romoaldo de Souza
Publicado em 12/08/2023 às 15:53

Ao que apareceu, até o meio-dia deste sábado, daquilo que ficou revelado pela Polícia Federal ou especulado por informações paralelas, ainda que não tenha a digital do polegar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas amigos, aliados, confidentes e assessores muito próximos arquitetaram a operação “tabajara”, mais furada que queijo suíço.

Joias, aviões da Força Aérea Brasileira, um general, um tenente-coronel, um tenente e um advogado estavam a serviço de atividade paralela, urdindo estratégias e táticas para passar adiante os presentes doados à autoridade máxima e sua mulher.

Nos anos de 1983, a sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi invadida e a taça Jules Rimet roubada. O trofeu ficou com o Brasil, após a conquista da terceira copa, no México de 1970, como previa o regulamento.

A polícia trabalhou o tempo todo com a premissa de que “tudo aqui foi derretido” e virou cordões de “ouro” vendidos por camelôs na avenida Vieira Souto, no Rio de Janeiro (RJ).

QUEBRAR SIGILO, PARA QUÊ?
A notícia “comemorada” por adversários de Bolsonaro é de que a Polícia Federal pediu a quebra de sigilos bancário e fiscal do ex-presidente.

Alguém imagina, mesmo, que se houve dinheiro repassado ele teria aberto uma conta bancária, feito os depósitos e colocado o CPF? Dificilmente.

Há uma tradição marítima que indica que o capitão é o último a abandonar o navio quando estiver afundando. Por vezes nem abandona. Morre com a tripulação. Com o “capitão” Bolsonaro a máxima é proporcionalmente inversa. Resta saber quem vai topar assumir, sozinho, o naufrágio.

TRISTES COINCIDÊNCIAS
A operação Lucas 12:2 ["Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido".] da Polícia Federal atinge em cheio um dos principais expoentes do Partido Liberal, Jair Bolsonaro. Coincidência ou não, a ação ocorreu bem no dia do aniversário do presidente da legenda, Valdemar Costa Neto.

E a canetada autorizada para PF ir na casa do advogado Frederick Wassef se deu no Dia do Advogado, 11 de agosto, em homenagem à fundação da Faculdade de Direitos de Olinda (PE) e da Faculdade Direito do Largo de São Francisco (SP).

PERGUNTAR NÃO OFENDE
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro terá de prestar depoimento sobre as joias que simplesmente desapareceram. Isso é fato. O que não se sabe é se a “patroa” vai ao Tribunal levando à tiracolo o amigo Agustin Fernandez, seu maquiador.

A mulher de Bolsonaro estava em um restaurante de Brasília quando um frequentadora desafiou a ex-primeira-dama a revelar “onde estão as joias.” Na confusão, Agustin Fernandez jogou um copo com água na câmera fotográfica.

DEFESA NEGA
“Sobre os fatos ventilados na data de hoje [ontem] nos veículos de imprensa nacional, a defesa do presidente Jair Bolsonaro voluntariamente e sem que houvesse sido instada, peticionou junto ao TCU — ainda em meados de março, p.p. —, requerendo o depósito dos itens naquela Corte, até final decisão sobre seu tratamento, o que de fato foi feito”, afirmou em nota.

PAC - METRÔ DO RECIFE LARGA NA FRENTE
A bancada de Pernambuco no Congresso Nacional terá reunião nesta quarta-feira (16) com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho. Na pauta deputados e senadores querem dar o ponta pé inicial às tratativas para alocar recursos do Programa de Aceleração do Crescimento para a “recuperação” - se é que será possível, do Metrô do Recife.

Como aponta Roberta Soares, em sua coluna no JC deste sábado, “O sistema metroferroviário metropolitano vai receber R$ 4 milhões do novo programa, dentro do subeixo de mobilidade urbana sustentável, que serão utilizados para estudos sobre uma possível requalificação”. Os parlamentares querem mais.

“Nossa ideia é fazer um levantamento completo. Não apenas dos trens, mas também visitando as oficinas, conhecendo os terminais, viajando no metrô e dialogando com os trabalhadores”, como antecipou à coluna, o deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE), um dos coordenadores da bancada.

AGORA VAI?

Ao lançar o PAC nesta sexta-feira o presidente Lula da Silva (PT) foi mais do que sincero. "Hoje começa o meu governo [...]". Que bom, o Brasil esperava desde 1º de janeiro que isso tivesse acontecido. 

PS: feliz Dia dos Pais! Obrigado a don Diego de León que me permitiu essa dádiva!

 

 

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias