País tem novas regras fiscais e Bolsonaro está de cara nova. "Ficou joia!"
Leia a coluna Política em Brasília
O assassinato da líder quilombola, Maria Bernadete Pacífico, conhecida como “Mãe Bernadete”, poderá ser debatido pelo plenário do Congresso Nacional, como crime contra uma liderança yalorixá “por descriminação religiosa”, conforme requerimento da deputada Dandara Tonantzin (PT-MG). “A discussão sobre o bárbaro assassinato permitirá que sejam abordadas questões como a segurança das lideranças quilombolas, a garantia da titulação das terras quilombolas”, justificou a parlamentar.
Ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filho (BA), Mãe Bernadete” foi morta a tiros na noite de quinta-feira (17).
RONALDINHO GAÚCHO DRIBLA CPI E RELATOR RECLAMA
Convocado para prestar depoimento na CPI das Criptomoedas, Ronaldinho Gaúcho, deu um drible nos deputados. O campeão do mundo de 2002, é apontado como um dos fundadores da empresa 18k, suspeita de pirâmide financeira. Também foram convocados Roberto Assis Moreira, irmão de Ronaldinho e o sócio do ex-jogador, Marcelo Lara.
“Não há como não notar. Eles estão se ausentando hoje da CPI de forma irregular. O que nós menos queremos é procurar condução coercitiva, mas se for necessário, faremos”, argumenta o deputado Ricardo Silva (PSD-SP), relator da comissão.
SEGURANÇA NO 7 DE SETEMBRO SERÁ REFORÇADA
Segurança reforçada é o mote que se escuta pelos corredores da Praça dos Três Poderes: Supremo Tribunal Federal, Congresso Nacional e Palácio do Planalto, para os festejos da Independência.
Inicialmente, as forças de segurança não descartam pedir reforço da Força Nacional de Segurança Pública - formada por integrantes das tropas estaduais, integrantes das policias civis e bombeiros militares, além de contar com agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e da Polícia Militar do Distrito Federal, cuja cúpula está presa por negligência na segurança do 8 de Janeiro, dia de protestos e quebra quebra em Brasília.
HARMONIZAÇÃO OROFACIAL DE BOLSONARO “FICOU JOIA”
O ex-presidente Jair Bolsonaro está de cara nova. De cara e de dentes. Ele aproveitou os contatos que tem em Goiânia (GO), passou em uma clínica e saiu com a cara de novo. “Ficou joia, presidente”, disse a recepcionista.
“Um sorriso muito especial”, escreveu em seu perfil nas redes sociais, o dentista Rildo Lasmar. O investimento para ficar com a cara mais rejuvenescida foi de R$ 84 mil.
RECADO DE LIRA PARA LULA
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que não é de mandar recado, que não existe uma crise do Parlamento com governo e sustentou que está torcendo para que o governo constitua e “reforce sua base aliada”.
"Torcemos para que o governo constitua sua base, mas isso é um problema do governo. Isso vai ser resolvido paulatinamente. Não temos essa urgência”, alfinetou Lira.
ATÉ QUE ENFIM, ARCABOUÇO
A maioria dos deputados aprovou o arcabouço fiscal - pelo placar de 379 votos a favor e 64 contra. As novas regras fiscais tratam do limite de gastos do governo, excluiu desse teto de gastos o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF).
COMO VOTOU A BANCADA DE PERNAMBUCO
Dos 25 deputados federais, somente o Pastor Eurico (PL) votou contra. Clarissa Tercio (PP), Luciano Bivar (União Brasil) e Mendonça Filho (União Brasil) não estavam presentes durante a votação. Os demais votação pela aprovação.
Agora, o texto vai à sanção do presidente Lula da Silva (PT).