Romoaldo de Souza

Zé Gotinha e a Esquadrilha da Fumaça fazem a festa na Esplanada dos Ministério. Segurança foi, finalmente, aprovada

Leia a coluna Política em Brasília

Imagem do autor
Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 07/09/2023 às 19:44
Notícia
X

O 7 de Setembro que reuniu na Esplanada dos Ministérios em Brasília aproximadamente 50 mil pessoas, segundo os números do governo, mostrou que se “todo mundo se organizar, cabe muita gente”.  O público foi menos da metade da quantidade de pessoas que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reuniu no ano passado.

Diferente dos protestos do 8 de janeiro - quando ocorreram invasões às sedes do Congresso, do Planalto e do Supremo Tribunal Federal - neste Dia da Independência as Forças Armadas, a Polícia Militar, a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), todos desempenharam, direitinho, seus respectivos papéis. Embora com menos gente do que era esperado, não foram registrados incidentes.

OS CÃES LADRAM…
…Pensando bem, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, tem toda razão. Depois que viu o seu partido desprestigiado na minirreforma ministerial de Lula, quando a legenda foi obrigada a trocar o vistoso Portos e Aeroportos pelo minguado Ministério da Micro e da Pequena Empresa, Siqueira sapecou: “Só num país como o Brasil a oposição pode ir pro governo.”

Certamente, Siqueira estava se recordando do discurso do deputado André Fufuca (PP-MA) quando no ano passado estava em cima do palanque de Jair Bolsonaro (PL). “Eu peço para quem eu acho correto. Eu peço voto para aquele que olhou para a BR-135 e inaugurou ela depois de quase 15 anos de abandono. Eu peço voto para quem colocou recurso para terminar a BR-010. Eu peço voto para mais de 2 milhões de famílias que recebem o auxílio no nosso estado. Isso quem fez foi o presidente Bolsonaro", defendeu. Fufuca ganhou o agora vitaminado Ministério dos Esportes, mesmo sendo líder de um dos mais importantes partidos de oposição ao governo Lula 3.0.

DÉLI FAZ LIMPA NAS RUAS E APREENDE 60 MIL CÃES
O que se passa em Nova Déli, capital da Índia, que recebe por esses dias integrantes do G20, me fez recordar o que algumas das capitais do Brasil viveram em outubro de 1991, quando da segunda visita do papa João Paulo 2º ao Brasil.

Naquela ocasião, o Movimento Nacional de Meninos de Rua denunciou que muitas prefeituras por onde o papa passaria teriam criado “um biombo virtual” e fizeram um limpa nas cidades, “escondendo” muitos dos moradores de rua, inclusive crianças e adolescentes.

As autoridades de Nova Déli resolveram fazer uma limpeza canina na capital indiana que tem uma população de rua estimada em 60 mil cães. A ordem expressa da autoridade local é: "Todos os cães de rua resgatados devem ficar presos até o final" do evento.

PENSE NISSO!
Um perfil no ”X” - antigo Twitter - que se apresenta como @Omardeideais e a primeira-dama, Rosângela da Silva, emprestaram seus ombros um ao outro para “chorar” a demissão de Ana Moser, do Ministério dos Esportes.

O internauta escreveu: “Eu não tô feliz com a saída da Ana Moser. Você não tá feliz com a saída da Ana Moser. O Lula não está feliz com a saída da Ana Moser. Não tem ninguém do nosso campo feliz com a saída da Ana Moser. Política é assim mesmo, nem sempre é do jeito que a gente quer, infelizmente”.

A primeira-dama corroborou: “Eu também não tô feliz!” E publicou uma carinha de tristeza que contrastava com o sorriso que estampava ao lado do marido, enquanto desfilaram no Rolls Royce (cujo valor de mercado está estimado em R$ 600 mil), com o vento batendo no rosto e assanhando cabeleira, dela.

Os dois internautas se esqueceram de perguntar a Fufuca se ele está feliz ou não. Certamente o líder do PP diria: “eu tô feliz”, com um sorriso de canto a canto da “boca escancarada cheia de dentes.”

Tags

Autor