Romoaldo de Souza

Após críticas, governo abre o cofre e libera recursos para atender afetados por ciclone no Sul do país

Leia a coluna Política em Brasília

Imagem do autor
Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 08/09/2023 às 17:33 | Atualizado em 08/09/2023 às 18:31
Notícia
X

Apesar das críticas locais, das comunidades afetadas e das autoridades, o governo federal “arregaçou as mangas”, como disse o presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), e mobilizou o “grupo de crise” para adotar medidas destinadas a atender à região.

"Hoje nós fizemos uma reunião de avaliação em que participaram dez ministérios. Uma reunião de trabalho onde levantamos o que já foi feito, as novas medidas que devem ser tomadas e a ida ao Rio Grande do Sul no próximo domingo”. Nesta sexta-feira, o governo anunciou que “nas próximas horas” vai liberar R$ 800 por desabrigado e o envio de 20 mil cestas de alimentos.


ANTES TARDE…
A reação do Planalto veio após críticas da oposição que tem reclamado da pouca importância que o governo tem dado à situação. “Lula e Janja deslumbrados na Índia, não dando a menor importância para a tragédia no Rio Grande do Sul, com 41 mortos até agora. Solidariedade zero! Digno de quem se orgulha ao ser chamado de comunista”, escreveu nas redes sociais, o deputado Bibo Nunes (PL-RS).

Em nota, o Ministério da Defesa, comandado por José Múcio Monteiro, informou que “As tropas atuam em diversas atividades, como busca e resgate de vítimas, evacuações aeromédicas, transporte de equipes e famílias, triagem e entrega de roupas e alimentos doados, distribuição de água potável e fornecimento de alimentação aos bombeiros em campo e aos demais órgãos participantes”.

DELTAN NA CORDA BAMBA
Cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em um julgamento relâmpago, com base na Lei da Ficha Limpa, Deltan Dallagnol (Podemos-PR) vai passar por “novo” julgamento na corte eleitoral e já saiu perdendo.

Desta vez, o julgamento é no plenário virtual - os sete ministros depositam o voto sem debate nem sessão presencial. O placar já está 2 x 0 contra o deputado cassado.

O ex-integrante da força tarefa da Lava Jato entende que “o [primeiro] julgamento do TSE ocorreu com base em dados improcedentes” sobre o registro de sua candidatura. O prazo para conclusão do processo é 14 de setembro.

REABILITANDO EMPRESAS
Bastou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, mandar publicar o resumo de sua decisão que anulou provas da delação premiada da construtora Odebrecht e o subprocurador-geral Lucas Furtado, do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), entrou com pedidos de “reabilitação” de “todas as empresas punidas” pela operação Lava Jato.

Segundo o subprocurador, a iniciativa visa a “prevenir a insegurança jurídica decorrente da aplicação de sanções baseadas no processos derivados de atos judiciais anulados.” Em outras palavras, Lucas Furtado defende que as empresas “voltem a participar de processos de licitação”.

Não por coincidência, no pronunciamento em cadeia de rádio e TV, para homenagear o 7 de Setembro, o presidente Lula da Silva (PT), falando dos “alicerces” da soberania de um país, saiu-se com essa: “É também defender nossas empresas estratégicas, nossos bancos públicos, nossas riquezas minerais e fortalecer nossa agricultura e nossa indústria.” O conceito “Empresas estratégicas” sempre serviu de senha no PT para dizer que a Lava Jato “puniu” quem empregava e gerava renda.

PENSE NISSO!
Ativa no ”X” - antigo Twitter - a primeira-dama, Rosângela da Silva, foi criticada depois de dizer “decolando para a Índia. 20hs de voo. Vou ter muito tempo para tuitar rsrs.”

Chegando em Nova Deli, fez a tradicional saudação “Namastê!” “Me segura, que já vou sair dançando”. Os internautas não perdoaram. Alguns perfis responderam com uma foto das inundações do sul do país, perguntando por que, em vez de ir “para” (sic) a Índia ela não fazia uma visita ao Rio Grande do Sul e a Santa Catarina.

O deputado federal André Fernandes (PL-CE), ativo frequentador onde há polêmica, lembrou as “39 mortes [já passam de 40] no Rio Grande do Sul e a prioridade de vocês é fazer viagem. (…) As vítimas podem esperar, né?!”

Madame tá deslumbrada! Mas após as críticas, a primeira-dama apagou o vídeo desembarcando em Nova Deli, dizendo que ia "sair dançando" Pense nisso!

Tags

Autor