Romoaldo de Souza

Senado demonstra pouco interesse por minirreforma eleitoral. O prazo é curto

Mais indígenas na disputa eleitoral vai exigir cotas nos tempos de rádio e TV e recursos do fundo eleitoral

Imagem do autor
Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 02/10/2023 às 18:29
Notícia
X

TSE DISCUTE COTAS INDÍGENAS NAS ELEIÇÕES
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu espaço para discutir se candidatos indígenas podem ser contemplados com uma cota mínima de tempo no rádio e na TV e na partilha do fundo eleitoral.

Convocado pelo ministro Nunes Marques o debate apontou necessidade de mudança na legislação, mas a deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG) justificou que a “falta de representatividade indígena é discriminatória e violenta”.

Segundo ela, é preciso considerar que “o número de parlamentares e representantes indígenas nos espaços de poder no Brasil é constrangedoramente baixo”. Dos 513 deputados apenas três são indígenas. No Senado não há nenhuma liderança de qualquer etnia.

CPMI AFIA GARRAS PARA ÚLTIMOS DEPOIMENTOS
“Pai da Soja”, como é conhecido o empresário Argino Bedin, presta depoimento nesta terça-feira (3) na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro.

Ele teve contas bloqueadas por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e vai falar a deputados e senadores sobre inquérito que o aponta como tendo sido patrocinador de caravanas que estiveram em Brasília para participar do quebra-quebra na Praça do Três Poderes.

POLÍTICA E CASAMENTO
O líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), apeou do barco da Rede Sustentabilidade faz cinco meses, mas ainda não encontrou uma nova legenda para chamá-la de sua.

Ontem, em entrevista ao Passando a Limpo da Rádio Jornal, Randolfe respondeu à provocação de quando volta a se filiar ao PT, possivelmente, lembrando que ele já esteve no PT (1990-2005), no Psol (2005-2015) e na Rede Sustentabilidade (2015-2023).

“Há mais ou menos dois meses eu [me] casei [com Priscila Barbosa Carnaúba]. Eu acho que é mais fácil encontrar uma mulher para seguir a vida do que um partido para ser seu companheiro durante toda a trajetória [política]. Porque a escolha de um partido para quem está na política é tão importante como a escolha de uma companheira para seguir o seu destino.”

PENSE NISSO!
Uma das principais “bandeiras” do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), a minirreforma eleitoral, não será aprovada pelos senadores a tempo de valer para as eleições municipais de 2024. Teria de ser votada e sancionada pelo presidente da República até a próxima sexta-feira (6). Um ano antes da disputa municipal.

O Senado “sentou-se em cima” da proposta porque o assunto “não é prioridade da Casa”, como disse o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Deve ser isso o que os políticos chamam de “harmonia entre os Poderes”.

Tags

Autor