Oposição cobra explicação do governo sobre empréstimo à Argentina
"Triste coincidência". Deputada questiona empréstimo em meio à campanha presidencial
MUI HERMANA!
Defensora da candidatura de Javier Milei (A Liberdade Avança), à Presidência da Argentina, a deputada Bia Kicis (PL-DF) apresentou pedido de convocação da ministra Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento, para que o governo federal explique os motivos que levaram o Brasil a autorizar empréstimo de US$ 1 bilhão ao país vizinho, em meio à campanha eleitoral.
“É preciso contextualizar o momento em que se deu a operação, que pode parecer trivial dentro das relações econômicas internacionais. A Argentina está a menos de um mês de concluir o processo eleitoral que definirá o próximo Presidente da República”, explicou a deputada.
A pulga atrás da orelha da oposição começou a cutucar após surgir uma informação de que o presidente Lula da Silva (PT) teria interferido para liberar o empréstimo, com intuito de ajudar Sergio Massa (Frente de Renovação), da situação. Aliás, Massa atualmente é ministro da Economia.
NÃO É BRINCADEIRA, NÃO
Os líderes dos partidos no Senado Federal deixaram claro que não estão para brincar e que medidas para “frear” o Judiciário, impondo limites a decisões monocráticas ou criando mandato fixo para ministros do Supremo Tribunal Federal.
Essas lideranças congressistas só esperam a indicação do presidente Lula do substituto de Rosa Weber, que se aposentou semana passada.
VAI LONGE
A deputada federal Iza Arruda (MDB-PE) foi eleita nesta quinta-feira (5) titular da Executiva Nacional do partido, e integrante do diretório nacional da legenda. Baleia Rossi (SP) foi reeleito presidente.
Parlamentar em primeiro mandato, Iza Arruda reconhece que sua eleição para o comando nacional do MDB é “não apenas um marco na carreira como deputada federal por Pernambuco, mas também um compromisso sólido com os valores democráticos e a construção de um futuro melhor para o nosso país”, afirmou.
EM BRASÍLIA, SEM LULA
Pode ser lenda segundo a qual a primeira-dama, Rosângela da Silva, não quer aglomeração nas imediações do Palácio da Alvorada; pode ser exagero do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), para manterem rigorosa segurança; pode ser, ainda, pura falta de sorte, mas um grupo de dez prefeitos entrou com requerimento para fazer uma saudação, ainda que a distância, mas não conseguiram nem “mandar um abraço fraterno” ao presidente. Lula continua isolado e protegido.
PENSE NISSO!
Com água pela cintura, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, pendeu para o Executivo, em busca de aliado. Nas comemorações dos 35 anos da Constituição Federal, o ministro afirmou que “o Executivo voltou ao tamanho normal, o Legislativo retomou espaço democrático e o Judiciário viveu momento importante de ascensão. Não existe poderes hegemônicos”, afirmou o presidente do STF.
Como se diz no interior do Pernambuco, “essa alma quer reza!”
FRASE DO DIA
“Entrei no carro e fui para onde ele me levasse, se no caminho houvesse uma curva à esquerda ou à direita, eu virava à direita, e se, no cruzamento seguinte, pudesse virar à direita ou à esquerda, eu virava à esquerda”, trecho do livro “Brancura” do norueguês Jon Fosse, eleito nesta quinta-feira (5) Prêmio Nobel de Literatura.