Meta do PT é treinar militantes para as eleições municipais
Racha no PDT põe em confronto Cid e Ciro Gomes
À ESPERA DE ALEXANDRE DE MORAES
Não foi surpresa nem mesmo para a militância do PT, que a todo custo operava para derrotar o candidato do PL, Jair Bolsonaro, que o deputado federal André Janones (Avante-MG) tivesse se valido de notícias falsas, na campanha eleitoral. As “fake news” tão bem combatidas pelo ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) fizeram parte, segundo Janones, de momentos antes de um debate na TV.
“Horas antes de o debate começar, publiquei uma foto minha segurando alguns papéis. A legenda dizia: ‘Tá tudo na mão do pai, agora é com ele. Seja o que Deus quiser!’ O que Jair Bolsonaro temia? Que eu tivesse entregado documentos sobre Gustavo Bebianno [ex-ministro da Secretaria de Governo] para Lula às vésperas do último debate. Até eu me impressionava com minha capacidade de mexer com eles.”
No livro “Janonismo Cultural: O uso das redes sociais e a batalha pela democracia no Brasil” o parlamentar sustenta que “nunca” esteve com o celular do ex-ministro Gustavo Bebianno, morto depois de um infarto em 2020. Com a palavra o ministro do STF.
O BEABÁ DA POLÍTICA
Com mais de 5 mil inscritos, o PT estuda abrir mais vagas para o curso PTCompol, uma iniciativa “para destravar companheiros” como afirma um comunicado interno do partido, para “podermos enfrentar a extrema direita” nas eleições municipais de 2024, de olho nas gerais, dois anos depois. Nas redes sociais, o partido chama a atenção para os “desafios de enfrentar a extrema-direita no mundo todo”.
O PT pensa longe. Embora a meta seja forma lideranças para as disputas municipais, mas o anúncio fala na América Latina e “no mundo todo”. É para humilhar os sonhos do ex-ministro José Dirceu que afirmava ser importante destacar que “o objetivo [do OT] é a tomada do poder”.
PÁGINA VIRADA
“Mas na manhã seguinte
Não conta até vinte, te afasta de mim
Pois já não vales nada, és página virada
Descartada do meu folhetim.”
Parafraseando Chico Buarque, na sua enigmática composição, “Folhetim”, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que a eleição presidencial de 2022 é página virada” e que o momento é “olhar para frente”, sem ressentimentos.
“Quis Deus me dar segunda vida e quatro anos de presidente da República. Houve um desastre no ano passado. Ninguém entende o que aconteceu, mas vamos considerar página virada. Vamos continuar lutando pelo nosso Brasil. Temos um legado,” afirmou Bolsonaro em encontro municipal da legenda em Goiânia (GO).
FRASE DO DIA
“Eu fico muito feliz em tomar um café tão bom e saber que ele é do Pajeú. É de Carnaíba. Tantas vezes lá fora a gente fica sabendo o que melhor café do Brasil é para exportação, mas este é especial.” Geraldo Azevedo, antes de abri o show na festa de Zé Dantas, em Carnaíba e após tomar um café produzido na cidade
PENSE NISSO
O senador Cid Gomes (PDT-CE) e seu irmão, Ciro Gomes, nunca dividiram a mesma rapadura, mas o clima azedou de vez entre os filhos de seu José Euclides.
Com apoio de Ciro, a Executiva Nacional do PDT decidiu pela intervenção no partido no Ceará comandado por Cid.
“Estão feito Caim e Abel".