Lula quer voltar a viajar, e Nordeste é uma das prioridades do presidente
Na tentativa de mostrar serviço, ministros vão apontar obras que presidente deve visitar
ARRUMANDO A CASA
Na sexta-feira (3), o presidente Lula da Silva (PT) fará reunião ministerial com toda a equipe. O recado do planalto é de que Lula quer relatos de projetos em andamento, principalmente no Nordeste, porque logo após receber alta para viagens pelo interior do país, o presidente quer “voltar a ser o velho Lula de sempre”, seja lá o que isso signifique.
PENSÃO PARA ÓRFÃOS DE FEMINICÍDIO
Agora é lei. Lula da Silva (PT) assinou lei aprovada pelo Congresso Nacional que institui pensão especial de um salário mínimo para crianças e adolescentes de baixa renda, cuja mãe tenha sido vítima de feminicídio.
O presidente disse que “lamentavelmente” o feminicídio ocorre em todas os setores da sociedade, e “não é só no meio dos pobres ou do povo negro” que esse tipo de crime é registrado.
“O que é mais grave é que quando lemos matérias de jornais, percebemos que não é só no meio dos pobres ou do povo negro que isso acontece. Não. Acontece em setores da alta e média sociedade. Com gente com bastante dinheiro e formação intelectual”.
MOVIMENTO DOS SEM GABINETE
O PSDB que vive a fase agoniza, mas não morre, acaba de sofrer humilhante derrota. A legenda que tem em seus quadros apenas dois senadores perdeu o direito de ter estrutura de liderança, teve de demitir mais de 15 assessores e foi desalojado de uma das mais cobiçadas salas do Senado.
Próxima à Secretaria-Geral da Mesa Direita, ao lado da entrada do plenário, a sala entra na disputa e na rota de interesse de todas as legendas com três ou mais senadores.
COMPANHEIRA ANA MOSER
Demitida do Ministério dos Esportes para acomodar Fufuca (PP-MA), proeminente figura política do centrão, a ex-atleta Ana Moser pode-se dizer que “caiu para cima”. Perdeu o ministério, mas não ficou desamparada.
A ex-ministra foi nomeada nesta terça-feira (31) integrante do conselho fiscal do Sesc (Serviço Social do Comércio), recebendo R$ 4.770 de jetom de cada reunião que participar. Como a organização faz até seis reuniões mensais, é só fazer as contas.
CONSCIÊNCIA NEGRA
Um grupo de parlamentares ligados aos movimentos sociais se mobiliza na Câmara dos Deputados para por em regime de urgência projeto de autoria do deputado Valmir Assunção (PT-BA) instituindo o Dia da Consciência Negra como feriado nacional.
A data de 20 de novembro relembra a morte do líder negro Zumbi dos Palmares (1655-1695). Vindo a ser aprovado, o país passará a ter três feriados nacionais em novembro - 2, Finados; 15, Proclamação da República. Um detalhe é que no Distrito Federal, 29 de novembro também é feriado local, para comemorar o Dia do Evangélico.
PENSE NISSO!
“O Direito à Preguiça” - O cubano Paul Lafargue (1842-1911) chegou certo dia para o editor do “L'Égalité,” com um calhamaço de folhas datilografadas na sua raríssima máquina de escrever dinamarquesa, Writing Ball, e logo foi admitido como principal colaborador.
Lafargue queria denunciar a “maldição do trabalho assalariado” e defender “a liberdade e o lazer da humanidade” como importantes conquistas. Nascia ali “O Direito à Preguiça.”
O genro de Karl Marx (1818-1883) tinha como princípio “Sejamos preguiçosos em tudo, exceto em amar e em beber, exceto em sermos preguiçosos.” Quem sabe não estamos precisando de uma contemporânea dose de preguiça!
Pense nisso!