Romoaldo de Souza

Presidente da Câmara defende punição para colega que deu um tabefe em outro deputado

Brasil ganha mais um feriado nacional. 20 de novembro, Dia da Consciência Negra

Imagem do autor
Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 21/12/2023 às 23:08 | Atualizado em 21/12/2023 às 23:17
Notícia
X

‘QUE NÃO HAJA ACORDO’
O sopapo que o deputado Washington Quaquá (PT-RJ) deu no colega Messias Donato (Republicanos-ES) deve, mesmo, ser levado para julgamento no Conselho de Ética.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que vai aguardar alguma representação contra Quaquá, mas declarou que “as imagens que ficam registradas, e que ganham o mundo, depreciam e desmoralizam o parlamento brasileiro.”

DANDO O TROCO
O líder do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR), está ameaçando levar ao Conselho de Ética, o assunto que gerou o descontrole de Quaquá.

“Já estamos com os vídeos dos ataques ao presidente Lula da Silva e à ministra Simone Tebet [Planejamento e Orçamento]. Cada deputado desqualificado que xingou e agrediu, será processado no Conselho de Ética”, disse o filho do ex-ministro José Dirceu. Vamos aguardar.

FERIADO NACIONAL
20 de novembro, a partir de 2024, passa a ser feriado nacional no Dia da Consciência Negra, em homenagem ao líder pernambucano Zumbi dos Palmares (1655-1695).

META FISCAL CORRE RISCO
A renúncia de 48 auditores da Receita Federal que ocupam vagas no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) deve dificultar a realização de sessões de julgamento de processos fiscais.

“Sem essas sessões, fica frustrada a estimativa de entrada de recursos nos cofres públicos”, como informou George Alex de Souza, diretor da Unafisco.

O motivo da renúncia foi um acordo celebrado com o governo federal em 2016 e não cumprido. Tinha sido celebrada a utilização de recursos do fundo especial da atividade de fiscalização para custeio de bônus por eficiência aos auditores.

O dinheiro não foi liberado, os auditores deixarão o Carf e a fiscalização fica comprometida. Sem fiscalização, a arrecadação do governo perde força.

JÁ FOI MELHOR
A mais importante comissão do Congresso Nacional, do Orçamento, não teve este ano, nenhum parlamentar titular, mesmo tendo uma bancada bastante atuante e numerosa.

São 25 deputados e três senadores da bancada pernambucana, apenas dois deles, Carlos Veras (PT) e Túlio Gadêlha (Rede), atuaram como suplentes.

PENSE NISSO!
O recado do centrão ao governo de Lula foi dado de maneira enviesada, mas objetiva.

Projetos do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), chamados de “emendas morais”, foram aprovados contra a vontade do governo, não tanto pelo valor, mas pela “qualidade moral duvidosa”, na avaliação do líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE).

Na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, ficou aprovado que o governo não pode gastar dinheiro para incentivar invasão de terras e o aborto, que “atenta contra a família brasileira”.

Ora, fácil. É só Lula vetar, mas o que está em jogo é que a oposição - leia-se o centrão - deixou claro que eles fazem qualquer mudança nas leis, sem precisar de um voto sequer dos governistas.

Enquanto isso, Lula encerra 2023 soltando foguetes comemorando vitórias que, na prática, não são do presidente.

São do centrão.

Pense nisso!

Tags

Autor