PT aceita punição branda para o deputado Quaquá que deu um tapa em um colega, dentro do Plenário da Câmara
Mas quer punição severa para quem chamou Lula de ladrão
ATÉ QUE ENFIM
O presidente Lula da Silva (PT) vinha prometendo uma surpresa nas nomeações para cargos no Judiciário. No Supremo Tribunal Federal (STF) não houve novidades - a menos que algum militante considere que Cristiano Zanin e Flávio Dino não já estivessem escolhidos, mesmo antes da vitória apertada contra Jair Bolsonaro (PL).
A advogada Vera Lúcia Santana foi nomeada por Lula para ocupar uma vaga como ministra no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela vai substituir a ministra Maria Cláudia Bucchianeri.
OBA APLAUDIO
O presidente da OAB, Beto Simonett, considerou “importante escolha” dizendo que a nomeação de “Vera Lúcia para integrar o TSE é um reconhecimento de sua notável trajetória profissional, destacando-se por sua competência, ética e dedicação à advocacia. Acreditamos que sua atuação contribuirá de maneira significativa para a excelência e a eficiência da Justiça Eleitoral brasileira”.
QUEM É VERA?
Baiana de Livramento de Nossa Senhora, Vera Santana atuou no Governo do Distrito Federal, na gestão de Cristovam Buarque (PT), no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Partido dos Trabalhadores (PT).
Diferentes movimentos sociais fizeram chegar ao gabinete de Lula o nome de Vera Santana para ocupar uma vaga no STF. Seria a primeira advogada negra na mais alta corte de Justiça. Mas os interesses do governo e do próprio presidente falaram mais alto.
‘VAI SE FORMANDO UM CLIMA…’
…como dizia o narrador esportivo, o PT trabalha por uma punição branda para o deputado Washington Quaquá (PT-RJ) que deu um tapa na cara de Messias Donato (Republicanos-ES).
Pelas declarações do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), que chamou de “grave” o episódio dentro do Plenário, suspender Quaquá é “dos males o menor”, como avalia um petista estrelado.
PANOS QUENTES
O líder do PT, deputado Zeca Dirceu (PR), diz nos corredores da Câmara que “é preciso ir pro pau”. Radicalizar. Menos dado ao diálogo, o que significa dizer que nada aprendeu como o pai, José Dirceu, defensor ardoroso das negociações, Zeca justifica que “somente assim, a gente vai evitar ataques ao presidente como ocorreu”.
Quaquá justifica que deu um sopapo em Messias porque o deputado capixaba integrava um coro que gritava “Lula, ladrão! Teu lugar é na prisão!” Tudo isso, durante a promulgação da reforma tributária.
’TÔ CHOCADO’
O comentário é do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) que prepara representação junto ao Ministério Público contra o “influencer” Raphael Sousa, do portal “Choquei”. Nikolas Ferreira insinua que há uma ligação entre um post do perfil Choquei e a morte de uma jovem de Minas Gerais, Jéssica Canedo.
“Existem linhas de investigações que podem levar a uma responsabilidade penal e cível dos proprietários da Choquei. Iremos acionar o Ministério Público para que apurem os atos irresponsáveis que culminaram na morte dessa jovem mineira”, escreveu no seu perfil no X.
ATIROU NO QUE VIU
Mas deu errado. O sumiço do ministro da Previdência, que viajou à Arábia Saudita para assistir ao jogo do Fluminense contra o Manchester City, poderia ter sido compensado. Caso o time brasileiro fosse o campeão do mundo, Lupi traria uma delegação tricolor para mostrar a taça ao presidente Lula. Deu errado. O time inglês venceu os brasileiros por 4 x 0.
Terça-feira, Lula espera Lupi com uma boa desculpa para viajar sem falar com ele.
PENSE NISSO!
Ganhei um presente! “O Carteiro e o Poeta” do romancista Antonio Skármeta. O livro narra a história de Mario Jiménez, carteiro que encontra-se quase todo dia com o poeta Pablo Neruda (1904-1973).
Se você integra a legião dos que prefere ficar em casa na noite de Natal, recomendo o livro de Skármeta.
É de tirar o fôlego
Bom Natal!
Pense nisso!